Poema Religião
Deixar um vício através de uma religião, é trocar uma escravidão por outra , a verdadeira libertação é a capacidade de mudança nas profundezas do seu ser com coragem e determinação e nunca com a troca de uma cela por outra
Do mesmo modo é impossível impedirmos que a nossa religião seja vista, a menos que nós a atiremos fora; é vão o pensamento sobre ocultar-se a luz, a menos que a extingamos. Certamente uma religião secreta, que os outros não veem, não pode ser a religião de Jesus Cristo. Toda religião que possa manter-se oculta não é cristianismo. Se um cristão pudesse ocultar-se, ele não poderia ser comparado a uma cidade sobre o monte, à luz do mundo, ao sol que brilha no céu e é visto por todo o mundo embaixo. Portanto, nunca entre no coração daquele que foi renovado por Deus no espírito da sua mente o ocultar aquela luz, o conservar a sua religião para si mesmo, considerando-se especialmente que não somente é impossível esconder-se o verdadeiro cristianismo, como também é absolutamente contrário aos desígnios do seu grande autor. John Wesley - Sermões: "Sobre o sermão do monte: IV", 11,2, 4 (S,I, 388-89).
Religião é tudo que o homem faz para chegar até Deus.
Evangelho é tudo que Deus fez para chegar até o homem.
Não importa a religião que seguimos desde que, usemos desses fundamentos para fazer o bem. É somente isso que importa!
A Religião quer salvar as pessoas das coisas do mundo e a Ciência quer salvar o mundo das ações das pessoas.
Minha religião é a arte. Mas assim como temo pelas atrocidades que a religião faz em nome de "Deus", receio também pelo que certos artistas fazem em nome da arte.
A religião não é a verdade que dita o que é verídico ou correto no mundo real, só possui seus efeitos nas páginas mágicas de sua história mitológica, a realidade é dura e cruel, onde não existe resolução de problemas através de liturgias focadas em pensamento forte e convicção fantasiosa. Esse tipo de paradigma já deveria ter sido superado a muito tempo, mas como sempre a religião seja qual for, atrasa o progresso da humanidade com suas falácias e regras toscas, vazias e sem sentido significativo.
Entre a ciência e a religião só a arte pode ser a ponte – poesia, música , escultura. Uma vez que nós trouxemos este novo homem à existência, a Terra pode se tornar pela primeira vez o que é destinado a se tornar. Ela pode se tornar um paraíso: esse mesmo corpo do Buddha, esta própria terra será o paraíso!
Osho, em: ” Zorba o Buda “
Para infelicidade da religião e dos religiosos, o Evangelho da Graça não se adapta aos nossos desejos e costumes.
Consciente de sua existência passageira, o espírito livre não precisa de religião, não precisa de um livro sagrado para dar as diretrizes de sua conduta moral, não precisa de pastores ou até mesmo frequentar uma igreja pra ser uma boa pessoa.
Para ele,todo o universo é um templo.
Cada religião cristã procura inserir no bojo doutrinário aquilo que é mais viável e possível. O difícil fica no litúrgico. Exemplo; “amar a Deus sobre todas as coisas e o próximo como a si mesmo” - é difícil, mas pode ser possível. Apesar disso, penso eu, o fato de o ser humano fazer esforço para colocar esses dois mandamentos em prática, já deve haver algum efeito positivo e recompensas…
Há muito tempo, em minha ignorância, eu disse algo sobre como as pessoas se prendem a religião para evitar a simplicidade e a monotonia da vida. Estava enganado. A vida jamais será simples.
A realidade é que as pessoas se prendem a religião, pois precisam das respostas para as suas incontáveis perguntas.
A religião pode até fazer uma espécie de reparação superficial na vida do pecador, mas só a conversão pode efetuar uma radical transformação na vida desse pecador.
Agora, o Jainismo é na verdade uma religião de paz. O princípio fundamental do Jainismo é a não violência.
Deus não tem religião, ele pode serencontrado no templo, que é toda a matéria existente no universo.