Poema para um Filho
AOS MEUS FILHOS
O tempo passou, vocês cresceram.
A ilusão de pais heróis ficou pra trás.
E o que restou foi a dura realidade que a vida,
com a pressa do tempo, insiste em mostrar.
Nós, seus pais, envelhecemos.
Já não podemos correr com vocês.
Nossa senilidade avança a passos largos.
Nossa compreensão da vida moderna
nos faz querer voltar ao passado e lá ficar.
Nossos passos já não são rápidos.
Nossos ouvidos não tão aguçados.
Nossa mente já cansada, retarda o entendimento daquilo que vocês têm por certo nos tempos modernos
Nossos olhos já cansados, não enxergam as minúcias daquilo que escrevem ou demoram perceber as coisas que vocês querem que vejamos.
Nosso cérebro já fatigado de tanto absorver diferentes inconstâncias já vividas,
Demora um pouco mais para entender as vicissitudes da vida e do mundo de vocês.
Por isso, pedimos sua compreensão.
Pedimos que tentem trazer à memória, os tempos em que, ainda crianças, explicávamos pra vocês a mesma coisa várias vezes e seguidamente, com paciência e amor.
Recordem as noites, que já jovens, assavem fora e que ficávamos acordados esperando vocês chegaram. Rezando para que nada de ruim acontecesse e voltassem pra nós.
Nos desgastávamos, felizes, ensinando, orando, amando ao extremo, chorando com vocês quando choravam.
Pedimos, filhos, que tenham paciência conosco, seus pais.
Pois o tempo passou, vocês cresceram, têm suas próprias vodas, formqaram suas próprias famílias, mas...
Para nós, serão sempre nosso pequeno e infinito mundo.
Onde ainda estaremos orando por vocês, passando noites acordadas quando não soubermos onde estão ou se estão com algum problema.
AINDA OS AMAREMOS POIS, PARA NÓS,
VOCÊS SÃO NOSSAS ETERNAS CRIANÇAS.
Escondendo-se em plena vista
Conceberás no teu ventre, e darás à luz um filho, e chamarás o seu nome Jesus. - Lucas 1:31
Uma congregação de Baltimore encontrou a resposta para seus problemas financeiros em uma parede da igreja. E estava “escondido” por mais de 25 anos! Alguém finalmente reconheceu uma obra de arte pendurada na capela como uma valiosa gravura em xilogravura de Albrecht Dürer, datada de 1493. A obra mostra o anjo dizendo a Maria que ela daria à luz o Filho de Deus.
Alguns membros simplesmente não acreditavam que haviam subestimado o valor da velha obra-prima, dizendo de fato: "Se fosse real, por que estaria aqui?"
E nós? Estamos subestimando o valor do evento representado na impressão em xilogravura?
Jesus não está se escondendo. A verdade que Deus veio à Terra em forma humana é claramente anunciada em Sua Palavra. Isso se reflete em nossa arte e em nossos hinários. Mas o significado do nascimento de Cristo ainda é negligenciado. Ficamos tão envolvidos em atividades e programas que sentimos falta do valor imensurável de saber quem era esse bebê.
O que falta é nossa adoração. Pense no significado do seu nascimento. Jesus é Deus! Ele veio para salvar Seu povo dos seus pecados (Mateus 1:21) e dar-lhes a vida eterna (João 3: 14-18).
Neste Natal, junte-se aos sábios e pastores e dê louvor a Jesus - Deus que se tornou homem.
Ele deixou o trono de Seu Pai acima,
Tão livre, tão infinita Sua graça!
Esvaziou-se de tudo menos amor
E sangrava pela corrida impotente de Adão. - Wesley
O nascimento de Cristo trouxe o Deus infinito ao homem finito.
Mart DeHaan
Paz na Terra
Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito. - João 3:16
Talvez você se lembre da fotografia do jornal em dezembro de 1991 que mostrava oito membros de uma equipe da SWAT da polícia à procura de um franco-atirador em uma pequena cidade do Missouri. Estendia-se através da estrada por cima de suas cabeças havia uma faixa de Natal que dizia "Paz na Terra". A manchete acima da foto dizia: Quatro Mortos, Um Ferido em Ataques.
Eventos que quase não nos perturbam no resto do ano parecem trágicos e fora de lugar quando nos aproximamos do Natal. A mensagem dos anjos é ridicularizada por gritos de raiva e violência sem fim.
Todo Natal eu me lembro de que o mundo em que Jesus nasceu não foi coberto com galhos de pinheiro e luzes brilhantes suaves. Famílias estavam se reunindo para assinar os registros fiscais de um governo romano tirânico, não para cantar canções de Natal e trocar presentes.
João 3:16 declara: “Deus amou o mundo” - os doadores e tomadores, os que agitam, os franco-atiradores e as equipes da SWAT - ”que Ele deu Seu Filho unigênito, para quem quer que” - os que têm e os que não têm, crianças amedrontadas e pais ansiosos - "crê nEle não deve perecer, mas ter a vida eterna".
A oferta ainda permanece. As pessoas em todos os lugares podem ter paz na terra se procurarem em Jesus.
Os anjos disseram no nascimento de Jesus
que Ele estava trazendo paz à terra;
A paz interior de Deus nós podemos receber
Se em Seu Filho nós crermos. —Sesper
Nenhum deus, nenhuma paz; conhece a Deus, conhece a paz. David C. McCasland
Um pai olha para trás
Ouça, meus filhos, a instrução de um pai. - Provérbios 4: 1
Para onde foram duas décadas? Como eles poderiam ter se infiltrado tão rápido? Como minha garotinha com o cabelo de argola e o sorriso querubico já tinha 20 anos?
Não foi há pouco tempo que ela aprendeu a escrever seu nome? Agora ela está escrevendo trabalhos e e-mail. Não foi ontem que ela sentou em seu triciclo e pediu a Jesus para ser seu Salvador? Agora ela está trabalhando com crianças adotivas para contar-lhes sobre Cristo.
Já se foram os anos pré-escolares, os anos elementares e agora a adolescência. Com a perda, vem a lembrança de tantos grandes momentos - tantas oportunidades para revelar a bondade de Deus, Suas diretrizes, Seu amor e Sua salvação a Lisa.
Quando penso nas oportunidades que tive durante seus anos de formação, concluí que o aspecto mais importante da parentalidade é o relacionamento. Somente quando mantemos comunhão íntima com nossos filhos podemos instruí-los adequadamente. Quando pais e filhos compartilham um relacionamento de respeito mútuo, novos momentos de ensino se constroem em uma vida inteira de amor e valores fortes.
Mamãe e papai, facilite para os seus filhos ouvirem seus ensinamentos alimentando o relacionamento. Isso ajudará a fazer uma grande experiência.
Deus nos dá filhos por um tempo
para treiná-los em seu caminho,
amá-los e ensiná-los
a seguir e obedecer. —Sesper
As crianças não podem herdar os talentos de seus pais, mas elas absorverão seus valores. Dave Branon
The Ultimate Giver
Não confie nos príncipes, nem no filho do homem, em quem não há ajuda. - Salmo 146: 3
Se depositamos nossa confiança em nosso bem-estar em uma pessoa, qualquer pessoa, estamos colocando-a no lugar errado. Por fim, nossa fé deve estar em Deus. Transferir essa confiança para um cônjuge, pastor ou filho é colocá-la onde ficaremos desapontados.
Em seu livro The Business of Heaven, CS Lewis escreveu: “No início, é natural que um bebê tome o leite de sua mãe sem conhecê-la. É igualmente natural para nós ver o homem que nos ajuda sem ver Cristo atrás dele. Mas não devemos permanecer bebês. Nós devemos continuar a reconhecer o verdadeiro Doador. É loucura não. Porque, se não o fizermos, confiaremos nos seres humanos. E isso vai nos decepcionar. Os melhores deles cometerão erros; todos eles vão morrer. Devemos agradecer a todas as pessoas que nos ajudaram. Devemos honrá-los e amá-los. Mas nunca, nunca coloque toda a sua fé em qualquer ser humano.
O autor do Salmo 146 disse para não confiar em homens mortais - até mesmo em príncipes (v.3). Em vez disso, ele escreveu: “Feliz é aquele que tem o Deus de Jacó por sua ajuda, cuja esperança está no Senhor seu Deus” (v.5).
Deus pode ser confiável, porque Ele sempre fornece o que promete. Ele é o Doador definitivo.
Eu pertenço ao rei, e ele me ama, eu sei,
por sua misericórdia e bondade, tão livres,
são incessantemente minhas aonde quer que eu vá,
e meu refúgio infalível é ele. - Smith
Meu Deus suprirá todas as suas necessidades. Filipenses 4:19 David C. Egner
A medida do amor
Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito. - João 3:16
O amor se deleita em dar. Diga-me quanto você dá e eu vou te dizer o quanto você ama. Dar é o teste ácido do amor.
A grandeza do amor de Deus por nós é demonstrada por Seu inestimável presente para nós. Quanto Deus amava um mundo perdido? Tanto que Ele deu o Seu único Filho (João 3:16). Em Efésios 5:25 lemos: “Cristo também amou a igreja e se entregou por ela”. Paulo escreveu em Gálatas 2:20: “A vida que agora vivo na carne eu vivo pela fé no Filho de Deus, que me amou e se entregou por mim ”.
Assim como o amor e o dar de Deus são inseparáveis, também a nossa doação é uma expressão do nosso amor. Isso é muito mais profundo do que simplesmente colocar algo no prato de oferta no domingo. Começa dando-se ao Senhor todos os dias da semana.
Em 2 Coríntios 8, Paulo elogiou as igrejas da Macedônia por suas generosas doações (vv.1-4). Sua liberalidade foi o resultado de sua dedicação a Cristo, pois Paulo disse que “eles primeiro se entregaram ao Senhor” (v.5). Quando fazemos isso, Ele então tem todos nós, incluindo nossas posses.
Quanto voce ama A resposta pode ser vista em quanto você ama dar.
Concede-nos, então, a graça de dar
Com um espírito grande e livre,
Que nossa vida e toda a nossa vida
Nós podemos consagrar a Ti. —Murray
Você pode dar sem amar, mas não pode amar sem dar. MR DeHaan
Você está pronto?
Esteja pronto, pois o Filho do Homem está chegando a uma hora que você não espera. - Mateus 24:44
Um professor disse à sua turma que ele iria embora por várias semanas, e se ofereceu para dar um prêmio ao aluno cuja mesa ele encontrou na melhor ordem quando ele voltou. Mas ele não lhes disse em que dia ele retornaria.
Como o prêmio era grande, cada criança estava decidida a consegui-lo, inclusive uma menininha cuja mesa normalmente era bastante confusa. Seus colegas zombavam: “Mary, você nunca vai ganhar. Sua mesa nunca é legal.
"Ah, eu planejo limpá-lo a cada semana a partir de agora."
"Mas", alguém disse, "suponha que ele venha no final da semana?"
"Então eu vou limpá-lo todas as manhãs."
"Mas", outro colega de classe insistiu: "Ele pode vir no final do dia."
Por um momento a criança ficou em silêncio em pensamento. Então ela disse decididamente: “Eu sei o que vou fazer. Vou apenas mantê-lo limpo!
Se quisermos receber a aprovação de nosso Senhor em Seu retorno, devemos estar sempre prontos. Jesus não nos disse para “nos prepararmos”, mas sim para “estar prontos” (Mateus 24:44). Devemos viver constantemente em estado de preparação espiritual, antecipando o momento em que Ele aparecerá e nos pedir para prestar contas de nossa mordomia.
Você está pronto para o seu retorno?
Se você pudesse saber que Jesus apareceria
Antes que outra manhã lhe desse sua luz,
Oh, seu coração estaria cheio de alegria ou medo
Se você pudesse saber que Ele viria esta noite? —Howard
Jesus poderia vir a qualquer hora - então esteja pronto o tempo todo! Henry G. Bosch
Conectado
O que a lei não poderia fazer. . . Deus fez enviando Seu próprio Filho. - Romanos 8: 3
Um famoso relojoeiro visitou sua loja e apontou duas maneiras de regular o horário dos instrumentos. Em um método, um relógio mestre soou uma nota em intervalos definidos. Se os outros relógios estivessem errados, o sinal revelaria seu erro, mas não os ajustou corretamente.
No outro método, um cronômetro foi conectado eletricamente a vários outros relógios. Cada batida desses relógios era controlada pelo relógio principal.
A primeira maneira de regular o tempo é uma figura da lei de Deus. Ele ataca o sinal, apontando-nos para os padrões perfeitos do Senhor, mas não pode corrigir o erro. O segundo método é uma figura da graça de Deus. O que a lei não poderia fazer, a graça pode fazer.
A lei de Deus revela o pecado, mas é impotente para nos salvar do pecado. Pode nos mostrar nossa fraqueza, mas não pode fornecer força. Pode condenar, mas não pode justificar. A lei comanda, mas não habilita. A lei mata, mas a graça dá vida. A lei é exterior; a graça é interior.
Você não pode vencer o pecado e obedecer ao Senhor a menos que tenha colocado sua fé Nele e tenha o Espírito de Deus vivendo em você. Então permaneça em íntima comunhão com Cristo (Jo 15: 4-5). Fique ligado ao mestre.
Passo a passo, andarei com Jesus,
apenas um momento de cada vez;
Alturas Eu não tenho asas para subir,
Passo a passo pela fé eu subo. - Simpson
Deus sempre nos dá o que ele exige de nós. MR DeHaan
Fique esperto
Em vão castigo seus filhos; eles não receberam correção. - Jeremias 2:30
Os israelitas ignoraram repetidamente a disciplina de Deus (Jr 2:30). O Senhor ficou triste por eles não estarem dispostos a admitir seus erros e mudar seus caminhos.
Encontrei pais de coração partido com sentimentos semelhantes em relação aos filhos. Por isso, foi revigorante ouvir um jovem ministro no funeral de seu pai falar com gratidão das medidas corretivas de seus pais.
Ele disse que quando era garoto, foi pego por um policial por atirar pedras em um lugar onde ele poderia ter causado grandes danos. O policial disse ao pai que, se ele disciplinasse o filho, não seria necessário entregá-lo às autoridades juvenis. O ministro lembrou que o olhar no rosto de seu pai o fez desejar ter escolhido as autoridades juvenis. No entanto, ele sabia que seu pai realmente o amava. Quando ele cresceu, ele continuou a precisar de disciplina, mas, porque respeitava o pai e rapidamente admitiu o mal, ele se tornou um adulto responsável.
Se a correção vem de Deus, um bom pai ou outra autoridade, sua eficácia será determinada pela nossa resposta. Lembre-se: “Quem despreza a instrução despreza a sua própria alma, mas quem presta atenção à repreensão obtém entendimento” (Pv 15:32).
Para reflexão pessoal
Pense na última vez que alguém o corrigiu.
Como você respondeu?
Como essa correção ajudou você?
Aceite a correção e precisará de menos. Herbert Vander Lugt
Leva tempo!
A quem conheceu, também predestinou a ser conformado à imagem de Seu Filho. - Romanos 8:29
A história é contada por um artista talentoso que estava aplicando os retoques finais em uma escultura de bronze. Ele continuou arquivando, raspando e polindo cada pequena superfície de sua obra-prima. "Quando isso será feito?", Perguntou um observador. "Nunca", veio a resposta. "Eu continuo trabalhando e trabalhando até que eles venham e o levem embora."
O mesmo poderia ser dito dos filhos de Deus. Somos salvos pela graça e declarados justos em Cristo. No entanto, quando se trata da semelhança com Cristo em nossa vida cotidiana, devemos continuar trabalhando até Jesus chegar e nos levar embora.
Alguém observou: “A bolota não se torna carvalho em um dia. . . . Não é um toque do pincel do artista que produz uma pintura finalizada. Sempre há meses entre a época das sementes e a colheita. ”
Se você é um novo crente ou conhece o Senhor há muitos anos, "cresça em todas as coisas para ele" (Ef 4:15). Não deixe que contratempos e falhas o desanimam. Fique em contato com Deus através da oração. Então, ao se alimentar da Palavra de Deus e obedecer aos Seus mandamentos, você também se tornará mais parecido com Cristo pelo poder do Espírito Santo que habita em nós. Lembre-se, isso leva tempo!
Ó para ser como Ti, abençoado Redentor,
Este é o meu constante desejo e oração;
De bom grado perderei todos os tesouros da terra,
Jesus, Tua semelhança perfeita para vestir. - Chisholm
A salvação é o milagre de um momento; crescimento é o trabalho de uma vida. Richard DeHaan
O mundo de uma criança
As palavras que testifico entre vocês hoje. . . ordene que seus filhos sejam cuidadosos em observar. - Deuteronômio 32:46
Um restaurante de pizzas popular que atende a crianças se anuncia como "um lugar onde uma criança pode ser criança". Na verdade, uma criança deve ser capaz de ser criança em qualquer lugar.
Mas criar o mundo de uma criança vai além de deixar uma criança ser criança. Os pais devem entender suas responsabilidades ao orientar essa criança. E para isso precisamos olhar para o que a Bíblia diz sobre pais:
• Os pais devem ensinar a verdade de Deus (Dt. 4: 9; 32:46).
• Os pais devem disciplinar amorosamente os filhos porque são imaturos e precisam de orientação (Pv 22:15; 29:15).
• Os pais não devem exasperar seus filhos (Ef. 6: 4).
• As decisões sábias dos pais trazem bênção para os filhos (Dt. 30: 19-20).
• Os pais que são piedosos ensinam seus filhos a obedecer (Ef. 6: 1; 1 Tim. 3: 4).
• Os pais que treinam fielmente os filhos podem ter certeza de que seus esforços não são em vão (Pv 22: 6).
Acima de tudo, para criar o mundo de uma criança, seu lar precisa ser um lugar onde vocês se servem através do amor de Deus (Gálatas 5:13). E não dói ter uma pizza de vez em quando também!
Diga a verdade a esses seus preciosos - Para orientação, diga a suas filhas e a seus filhos
Daquele que os ama ainda mais que você,
que deseja ser o guia deles por toda a vida. —Anon.
A maior responsabilidade dos pais é apontar o caminho para Deus.
Dave Branon
O Espírito de Dar
Eis que a virgem conceberá e dará à luz um Filho, e chamará Seu nome Emanuel. - Isaías 7:14
Sim, existem pessoas que acreditam no Papai Noel. De acordo com uma pesquisa realizada pela KRC Research em 1996 e citada no USNews & World Report, nove por cento dos adultos americanos dizem que realmente acreditam no alegre e velho morador do Pólo Norte.
Talvez isso não seja surpreendente quando percebemos que em nenhuma outra época do ano concentramos tanta atenção em um único tema quanto na época do Natal. O personagem fictício do Papai Noel se tornou parte integrante da celebração em nossa cultura, porque ele simboliza o presente, a peça central da maioria das reuniões de férias. O que muitas pessoas acreditam no Natal é o espírito de doação.
Por mais admirável que esse espírito possa ser, há algo mais grandioso e transformador em que acreditar. No Natal, precisamos nos concentrar em verdades como estas:
• As profecias do nascimento de Jesus (Isaías 7:14; 9: 1-7).
• O milagre da concepção de Jesus (Mt. 1:18).
• A perfeição do santo filho de Cristo (Lc 1:35).
• A missão daquele menino (Mt. 1:21).
O Criador do mundo milagrosamente se tornou homem naquela primeira manhã de Natal para que Ele pudesse nos dar o presente da vida eterna. Agora, isso é algo em que acreditar no Natal!
O maior presente da história:
Deus Todo - Poderoso se tornando homem;
Ele deixou Seu trono e dormiu em palha, de
acordo com o plano da salvação. —Sesper
O melhor presente do mundo foi embrulhado em uma manjedoura. Dave Branon
Nenhuma necessidade é muito trivial
Como um pai tem pena de seus filhos, o Senhor tem pena daqueles que O temem. - Salmo 103: 13
Várias mães de crianças pequenas estavam compartilhando respostas encorajadoras à oração. Uma mulher admitiu que se sentia egoísta quando incomodava a Deus com suas necessidades pessoais. "Comparada com as enormes necessidades globais que Deus enfrenta", explicou ela, "minhas circunstâncias devem parecer triviais para Ele".
Momentos depois, o filho pequeno apertou os dedos na porta e correu gritando para a mãe. Ela não disse: “Que egoísta da sua parte me incomodar com seus dedos latejantes quando estou ocupado!” Não, ela mostrou grande compaixão e ternura.
Como o Salmo 103: 13 nos lembra, esta é a resposta do amor, humano e divino. Em Isaías 49, Deus disse que, embora uma mãe se esqueça de ter compaixão de seu filho, o Senhor nunca esquece! (v.15). Em linguagem pitoresca, Deus assegurou ao Seu povo que Ele os havia inscrito nas palmas das Suas mãos (v.16).
Essa intimidade com Deus pertence àqueles que o temem e confiam nele, e não em si mesmos. Como aquela criança com dedos latejantes correu livremente para sua mãe, também podemos correr para Deus com nossos problemas diários.
O Deus Todo-Poderoso nunca tem que negligenciar os outros para responder às suas preocupações. Ele tem tempo e amor ilimitados para cada um de Seus filhos. Nenhuma necessidade é trivial demais para ele.
Sem coração pequeno demais, sem mundo amplo demais
Para sentir o toque do Mestre;
Querido Senhor de todos, nós te damos graças
por teres enviado tanto. -Michael
Deus carrega o peso do mundo em Seu ombro, mas segura Seus filhos na palma da Sua mão. Joanie Yoder
Uma Salvação Know-So
Escrevi para você que acredita. . . o Filho de Deus, para que você saiba que tem vida eterna. - 1 João 5:13
Muitos cristãos não têm a alegria e a segurança de sua salvação porque não aceitarão a Deus em Sua palavra. Eles não aceitam pelo que parece o que Ele diz, mas confiam em seus sentimentos pessoais em vez de nas Escrituras.
O professor de Bíblia HA Ironside relatou uma experiência pessoal que nos ajuda a entender a importância de crer na Palavra de Deus. Depois que ele leu para uma mulher algumas passagens sobre confiar em Cristo, ela disse: "Bem, estou tentando acreditar".
“Tentando acreditar em quem?” Perguntou Ironside. “Foi Deus quem falou em Sua Palavra. Você está dizendo que está tentando acreditar nele?
Imediatamente ela viu a luz e exclamou: “Oh, eu não percebi o que estava dizendo. Sim, acredito no que Deus declarou. Por fim, seu coração encontrou descanso.
Se você confiou no Senhor Jesus, pare de se preocupar com sua salvação. Deus fez a sua parte. Acredite no que a Bíblia diz e reivindique como sua a nova vida que lhe foi dada pela fé em Cristo. João 1:12 promete: “A todos que O receberam, deu a eles o direito de se tornarem filhos de Deus, para aqueles que crêem em Seu nome.” Aceite a Deus em Sua palavra. Então você também terá uma salvação do tipo "saber mais".
Segurança abençoada, Jesus é meu!
Oh, que antecipação da glória divina!
Herdeiro da salvação, compra de Deus,
nascido de seu espírito, lavado em seu sangue. —Crosby
O sangue de Cristo nos torna seguros; a Palavra de Deus nos assegura. Richard DeHaan
Liberdade que escraviza
Se o Filho te libertar, você será realmente livre. - João 8:36
As pessoas hoje fizeram um deus fora da liberdade. Para eles, a liberdade é de suma importância em tudo - seja a liberdade de abortar um bebê ou simplesmente andar de moto sem capacete.
Algumas liberdades são boas, enquanto outras não produzem nada além de danos. Por exemplo, a rejeição da sociedade aos padrões tradicionais de moralidade levou a numerosos problemas sociais, incluindo gravidez desenfreada na adolescência, casamentos desfeitos e altos índices de criminalidade.
O apóstolo Paulo sabia muito bem que liberdade é um saco misto. Ele sabia que cada escolha que fazemos tem consequências - boas ou más. E ele sabia que existe apenas uma liberdade que não tem desvantagens - a liberdade que obtemos ao nos tornar escravos de Jesus Cristo (Rm 6: 16-18).
A escravidão a Cristo nos liberta do fardo de tentar obter a salvação por meio de boas obras (v.23). Ela nos liberta da nossa antiga escravidão para o pecado e nos coloca no caminho que leva ao céu. Agora somos escravos de algo que trabalha em nós para produzir santidade (v.22).
Você tem a liberdade de escolher. É uma escolha entre dois mestres. Você pode apreciar a verdadeira liberdade somente quando escolhe Cristo como seu Mestre.
Que liberdade existe para todos os que escolhem
Viver para Deus todos os dias!
Mas cadeias de escravidão prendem aqueles
que escolhem outro caminho. —DJD
Você pode adorar sua liberdade de escolha ou pode escolher a verdade. Herbert Vander Lugt
Qual é a sua palavra?
O Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir. - Marcos 10:45
Certa vez, ouvi um pregador dizer: “O oposto do amor não é o ódio - é o próprio!” Essa declaração surpreendente me lembrou 2 Timóteo 3: 1-4, onde Paulo listou os sinais dos tempos do fim. Um desses sinais são pessoas que são "amantes de si mesmas" (v.2). Em nítido contraste com essas pessoas auto-saturadas, estão aquelas cujas vidas estão saturadas com a atitude servil de Cristo.
Quando Jesus lavou os pés de Seus discípulos, Ele nos deu um exemplo a seguir (João 13: 15-17). Nós também devemos servir os outros desinteressadamente.
Esse foi o coração do que o general William Booth, fundador do Exército de Salvação, disse pouco antes de morrer. Sua pequena missão para os pobres de Londres se espalhou pelo mundo. Seus "soldados" foram reunidos em uma convenção internacional. O general Booth pretendia estar lá para entregar o endereço principal, mas, como ficou doente, não pôde comparecer. Os participantes da convenção desejavam receber uma mensagem de seu amado líder. Assim, em seu leito doente, Booth ditou um telegrama de uma palavra que seria seu último sermão. Sua mensagem final foi a seguinte: "Outros!"
Se tivéssemos que dar nossa última palavra hoje, o que seria - uma palavra própria ou uma palavra serva? A hora de decidir é agora, enquanto ainda podemos mudar.
Quando Jesus lavou os pés de Seus seguidores,
inclinou-se para suprir a necessidade deles;
Ele nos mostrou como servir humildemente,
Amar em palavras e ações. —Sper
A alegria vem colocando Jesus em primeiro lugar, os outros em segundo, e você por último. Joanie Yoder
Cuidado com os avisos
Como meus amados filhos, eu os aviso. - 1 Coríntios 4:14
Os americanos estão sendo avisados até a morte. Os fabricantes estão cada vez mais cautelosos em serem processados quando seus produtos são mal utilizados, e estão anexando etiquetas de aviso a centenas de itens.
Por exemplo, uma roupa de Batman tem essa ressalva: “Pais, por favor, tenham cuidado - apenas para brincar. A máscara e a capa não são protetoras; cape não permite que o usuário voe. "
Existem tantos avisos nos itens vendidos em nossas lojas, dizem os especialistas, que eles perderam sua eficácia.
Embora esses tipos de advertências possam parecer surdos, a Bíblia destaca a importância de atender às advertências de Deus. As palavras de Ezequiel no capítulo 3 deixam claro que um aviso é vital não apenas para a pessoa que o recebe, mas também para a pessoa que o envia (vv.16-21).
As palavras de Deus devem ser levadas a sério. "Não entristeces o Espírito Santo", nos dizem (Ef. 4:30). "Abstenha-se de toda forma de maldade", somos lembrados (1 Ts. 5:22). Jesus alertou contra o adultério e a luxúria (Mt. 5: 27-28) e contra julgar os outros com retidão (Mt 7: 1-5).
O Senhor que nos criou sabe como devemos viver. Ele deseja nos proteger do perigo. Vamos garantir que levemos a sério todas as suas advertências.
O diabo é sutil, enganoso e astuto;
Ele habilmente nos engana a engolir sua mentira,
mas certamente sabemos discernir seus métodos astutos,
fazendo das advertências de Deus nossa preocupação diária. —DJD
As advertências de Deus são para nos proteger, não para nos punir.
Dave Branon
Não viva preocupado com
sua autoridade e regras,
mas com a saúde mental
de seu filho.
Não o perca pela sua tolice!
Segredos
O sangue de Jesus Cristo, Seu Filho, nos purifica de todo pecado. - 1 João 1: 7
Deus é luz ”, lembrou-nos o apóstolo,“ e Nele não há trevas ”(1 João 1: 5). Mas se isso é verdade, como um Deus santo pode ter algo a ver com pessoas como nós?
Fyodor Dostoevsky, em Notes from the Underground, escreve o que todos sabemos: “Há certas coisas no passado de um homem que ele não divulga a todos, mas talvez apenas a amigos. Novamente, há certas coisas que ele não divulgará nem para seus amigos; ele os divulgará talvez apenas para si mesmo, e isso também como um segredo. Mas, finalmente, há coisas que ele tem medo de divulgar até para si mesmo, e todo homem decente tem um acúmulo de tais coisas em sua mente. ”
Se temos tantos segredos sombrios, como podemos esperar ter comunhão com Deus? Uma ilustração da vida de Martin Luther nos mostra. Lutero teve um sonho em que esteve diante de Deus. Satanás estava lá para acusar Lutero, e quando os livros foram abertos, o acusador apontou para o pecado após o pecado em sua vida. Lutero se desesperou. Depois, lembrou-se da cruz e, voltando-se para o diabo, citou 1 João 1: 7: "O sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos limpa de todo pecado".
Por causa de Jesus, os pecadores podem ser perdoados e permanecer diante de um Deus santo. Como você está hoje?
Pensando bem
"Deus é luz" (1 João 1: 5). O que isso significa?
O que cria distância entre nós e Deus? (vv.6,8,10).
Qual é a solução para o problema? (vv.7,9).
Nenhum pecado é tão secreto que está além do perdão de Deus.
Haddon W. Robinson
Não esqueça seus filhos
Pais, não provoquem a ira de seus filhos, mas os educem no treinamento e na advertência do Senhor. - Efésios 6: 4
É uma das histórias mais tristes que já ouvi. Um pai deixaria seu bebê na creche a caminho do trabalho, mas sua mente estava preocupada e ele se esqueceu. Deixada sozinha no carro, a menina morreu devido ao calor excessivo. O pai guardará essa lembrança dolorosa pelo resto da vida.
Enquanto esse pai inadvertidamente esqueceu seu filho, muitos outros pais estão esquecendo seus filhos deliberadamente - abandonando-os para perseguir seus próprios desejos egoístas. Esquecem os filhos quando se envolvem em um caso extraconjugal. Esquecem os filhos enquanto desfrutam de prazeres ou ficam preocupados com trabalho, dinheiro, esportes ou qualquer número de distrações. Assim, seus filhos ficam sem a orientação que apenas um pai pode dar.
A importância de um pai na vida de uma criança é monumental. Ele deve nutrir seus filhos, dando-lhes instruções, proteção, sustento, companheirismo, assistência, amor, disciplina e exemplo.
Um bom pai fornece um amplo leque de conselhos e sabedoria piedosos ao guiar seus filhos (Pv 3: 1-12). Mas um pai não pode fazer isso se ignorar os filhos porque está ocupado com atividades que servem a si próprio.
Pai, não esqueça seus filhos. Eles precisam de você.
Nossos filhos precisam de um lar onde o amor
proporcione segurança,
onde o que é ensinado não se confunda com
o que ouvem e veem. —Sper
O maior presente que um pai pode dar aos filhos é ele próprio. Dave Branon