Poema Não Espere
Não espere reconhecimentos ou notabilidade por atitudes ou ações sábias, pois o popular, o óbvio, o simples, chama mais atenção da maioria, estas coisas dispensam análise prévia ou o uso de raciocínio mais culto.
Não espere aprovação ou opiniões alheias, suas qualidades ou defeitos, dores ou alegrias só dizem respeito a você, cada um que cuide da sua, então só VIVA!
Não espere que, ao alcançar o sucesso, muitos venham lhe parabenizar, serão bem menos que imagina, pois a grande maioria deles, adorariam estar em seu lugar.
Não espere que os outros validem, nem tão pouco entendam, a importância que você dá para as coisas.
Não espere grandes feitos de de um povo quando a 'politicagem' e a religião são formas comuns de alienação.
Não espere nenhuma colheita melhor para seu futuro se não lançares hoje as sementes de sua fé. Esqueça de vez os passos equivocados dados para traz, concentre-se somente naqueles que darás para frente a partir de hoje. Porém nada o impedira de testar aquela direção lateral interessante, pois, o que procuras poderá estar por ali, haja visto o leque de opções que você ignorou até hoje. Para ser derrotado, basta insistires num passado já conhecido que nunca te levou a lugar nenhum, pois o gosto amargo da derrota você já conhece, e só será sentido se insistires em toma-la novamente. O fracasso são se resume nos tombos sentidos, mas sim na recusa de se reerguer. E aproveitem para raciocinar sobre seus métodos aplicados. Vícios antigos terão que serem eliminados, como a mentira, por exemplo, pois esta, mesmo que sendo uma meia verdade, como entedias há pouco tempo, passa a ser uma mentira inteira. As críticas partidas de quem você é neste momento, serão todas sem fundamentos, por faltar á elas a veracidade de seus exemplos. É muito fácil ser um critico inconsequente, difícil será ser o alvo. Se quiser culpar outros pelos seus fracassos, comesse na origem, ou seja, frente ao seu próprio espelho.
Não espere mas tanto de min, minha meta de vida hoje em dia tá em superar minhas próprias expectativas, não as suas.
Não espere que as cortinas se fechem para sair de CENA, a vida é tão gostosa de viver... porém, enquanto estiver fazendo sucesso, não se permita estar em lugares que não seja desejado, nunca se ache incapaz de conquistar ambientes e pessoas novas, use a sua intuição, rejeite convites e, arrume uma boa desculpa sem que as pessoas percebam e saia de CENA à moda francesa...
Não espere reciprocidade... Ela nunca virá na proporção de sua ação. Mas não deixe de ser quem você é. A sua essência de identidade deve permanecer fiel a razão daquilo que te
traz felicidade.
Não espere um lugar ou uma pessoa para se sentir feliz. Seja feliz aí dentro onde e com quem estiver.
Seja a primeira pessoa a orgulhar-se de você, de suas conquistas e seus progressos. Não espere que alguém faça isso por você!
Não espere que empenhar-se ao máximo para oferecer apenas o melhor agradará a todos. Haverá sempre aquele para o qual a excelência irá produzir muito incômodo por ter ciência que a comparação deixar-lhe-á exposta a própria mediocridade.
Não espere uma data especial para dizer o quanto gosta de alguém, apenas goste ao ponto de tornar todos os dias especiais. Demonstrar todos os dias o quanto gostamos de alguém é abraçar a alma sem ao menos tocar o corpo, dizendo: Eu estou aqui, conte comigo!