Poema Metade
Aceitar que tudo tem seu tempo e que cada fase possui sua duração necessária é metade do caminho andado.
A vida é um barato que por vezes sai caro, mas que sempre compensa. Quando optamos por deixar o drama de lado e descomplicamos chega a ser assustador como tudo se torna claro, simples e óbvio. Quando nos livramos das amarras e cadeias em que nós mesmos nos colocamos e então passamos a simplesmente fluir com o rio, não há outro mar para desembocar senão no da paz.
Sim. Me recuso a viver pela metade. Sonhar pela metade, acreditar pela metade. Quero o inteiro, o todo, o completo. Quero a luz ou a escuridão. O quente ou o gelado. O muito ou o nada.
Que a morte de tudo em que acredito não me tape os ouvidos e a boca
Porque metade de mim é o que eu grito, a outra metade é silêncio.
Nota: A autoria do texto tem vindo a ser erroneamente atribuída a Ferreira Gullar. Trecho do poema "Metade".
...MaisEu sou uma metade do universo que é tão pequena, mas tão desprezível. Por isso que sou livre pra voar. Mas preciso saber voar pra não tombar no desespero.
Eu posso ser feliz pela metade. Posso ser feliz um terço e até mesmo um quarto. Aprendi a dividir o que tenho.
Bem, ele é volúvel, imprudente, egoísta e histérico (...). Metade do tempo eu acho que ele não se importa com o que acontece com ninguém, contanto que ele esteja bem… mas então, descubro como ele foi generoso com alguém… e aí percebo que ele cobra menos dos pobres. Eu não sei, Sua Majestade. Ele é uma confusão.
Se a marca da primeira metade da vida é o anseio insatisfeito pela felicidade, o da segunda é o receio da desgraça, pois, a essa altura, reconhece-se mais ou menos nitidamente que toda felicidade é quimérica, enquanto o sofrimento ao contrário é real.
Deslizei para dentro dessa metade do mundo, para a qual a outra metade não passava de decoração.
Eu ainda espero que ela entre pela porta toda animada com um livro que ela passou metade da noite lendo.
O destino me disse: Moleque, fudeu!
Você não sabia que você seria metade do que 'cê pensava, entendeu?
Eu não sei ser metade, só sei ser inteira, ser mais do que os limites impõem, eu só sei transbordar, a racionalidade não se aplica à mim, pq eu quero poder ser eu, eu não consigo voar com os pés no chão... pra quem não entendeu, acabei de conceituar solidão!
Não precisamos de uma metade. Precisamos nos encontrar para nos sentirmos completos. Não podemos perder tempo procurando essa tal metade que as pessoas tanto falam. Quando nos sentimos completos, é quando realmente achamos a nossa metade.