Poema Medicina
Assim como em medicina não se questiona os valores do paciente angustiante, e nem se comporta como juiz de suas ações, mas se assume o papel de lhe reconstituir sua saúde, assim devemos nós, sobre qualquer ser vivente neste planeta que esteja sofrendo, nos oferecer como apoio e ponte para que restauremos a sua dignidade humana.
E nas minhas buscas aventureiras, no curso de medicina, busquei entender o coração pela ciência, já que o entendia apenas pela poesia, até aprendi o ciclo cardíaco, mas, as minhas anotações revelavam apenas poesias, e poesias sem fim...
A Medicina Veterinária é uma das ciências mais belas que existem, ela tem como missão cuidar da humanidade.
Justiça, medicina e religião são os três pilares da civilização. Todos são formas de lidar com a raiva, ou com suas consequências
Acredito que a medicina vai muito além de tratar doenças, a medicina é a arte de cuidar de pessoas.
“A medicina evolui para se tornar cada vez mais baseada em valores humanos e personalização aplicada de acordo com as necessidades de cada paciente.”
"Não seria tão ruim que os homens chamados a exercer a medicina fossem os menos inteligentes, pensassem com menos sutilezas e deduzissem as coisas de modo mais infantil. Com isso se estaria fazendo melhor do que construindo sanatórios e hospitais."
Estudar medicina e entender a complexidade e profundidade do nosso corpo realmente da muito medo, fazendo com que às vezes contestemos até a nossa fé.
Hoje é dia do instrumentador cirúrgico. Uma profissão que é essencial na medicina aonde estes profissionais estão ali para auxiliar o médico na hora da operação. E pasme que ainda não foram devidamente reconhecidos em suas profissões. E vejo um monte de sanguessugas querendo aprovar 3 bilhões para Cultura e patrocinar shows de campanha como aconteceu no dia 1°. Será que os que dizem se importar e lutar povo e os seguidores destes mesmos que apoiam um corrupto e ladrão não querem enxergar.
Ricardo Baeta.
"Qual são se dá por louco; E qual louco se dá por são? O julgamento próprio e medicina dirá; E respeito devido terá de qual lado for."
A medicina, para mim, também pode ser cura da alma. Quem aprenderia a valorizar a vida mais que um paciente em cuidado paliativo, ou um paciente psiquiátrico que aprendeu a lidar com seus monstros interiores? Muitas vezes, podemos ser o mais puro aprendizado de amor na vida dessas pessoas, se escolhermos isso, claro. Mas muitas vezes, eles podem ser aprendizado de amor em nossas vidas também.
“Existem doenças não diagnosticáveis pela medicina, abalando nosso sistema neurológico e cardiológico, simplesmente pela
FALTA DE PERDÃO.”
Há quem diga que a Medicina é uma escolha, mas na verdade é uma grande renúncia. Um sacerdócio. Ninguém avisa, na cerimônia do jaleco, que os seus pais envelhecem, os anos voam e algumas paixões da sua vida se ressignificam constantemente. Eu aceito, é a benção da gratidão, o céu amenizando ausências. Mas não há poeta que explique ou doutor que cure a saudade que tenho dos meus pais. É triste não acompanhar o crepúsculo da vida dos meus avós. Prefiro não falar, porque aqueles que compartilham os meus genes estão além das minhas palavras. Saudade, sal da distância.
Nada vale a medicina sem a sabedoria das mãos, em culturas de comunhão, oras já regidas, por nossos ancestros irmãos, em caminhos ânsiados, já formados pelas necessárias combustões, a paciência é o lenço de nossa libertação, pela saúde de nossa manifestação.
O estudo da vida e da medicina são ciências de conhecimento inexatas. A cada caso e movimento a natureza autônoma interfere a seu jeito. A logica não faz parte do entendimento.
Existem dois tipos de médico: os que são especializados em uma área específica da medicina e os que são especializados em humanidade. Esses são os meus preferidos.