Poema Maturidade
Quando a maturidade se faz presente, a mente entende, o coração entra em harmonia, em equilíbrio, em paz, e o comportamento se faz único e incomparável!
E tenho dito, maturidade é aprender a ter respeito ao próximo, aprender que a vida é feita de diversidade e nem sempre estará ao seu gosto, nem sempre elas irão lhe beneficiar, mais você terá que aprender lhe dar com todas as situações, precisará saber a hora de entrar e a hora de sair sem machucar ninguém!
A maturidade é atingida negativamente quando nossos semelhantes usam as falsas modéstias, pressupondo que são melhores, mas, no fundo, são crianças com idade de senhores.
O nível de maturidade das pessoas no mundo desceu, porque tudo o que é fácil é popular ou sem nenhum valor.
Não corra contra o tempo, corra contra si mesmo. A maturidade diante da vida evita que envelheçamos antes do tempo.
É da maturidade compreender que, às vezes, a esperança e o seu objeto estão em lugares diversos. É da lucidez entender que somente a plena confiança em si mesmo(a) pode tornar isto palatável.
Idade não é sinal de maturidade. E sim um mix de experiência com paciência, tendo a sabedoria como alicerce e o discernimento como Porto-seguro.
A maldade existe até nas melhores pessoas, mas é preciso maturidade pra entender que as vezes um mal praticado pode ser inconsciente ou desapercebido por quem o pratica, isso não justifica maldade cometida, mas é um dos melhores caminhos para se dar o perdão desde que quem tenha praticado o mau reconheça o erro.
A maturidade tem muitas vantagens, entre elas a de deixarmos de ser tão sentimentais com nosso passado e promovermos um arrastão em tudo o que é excessivo. Não há mais tempo para delongas: uma vez conhecendo melhor a nós mesmos, hora de priorizar a essência – a nossa e a de tudo...
A sensibilidade humana é uma capacidade muito rara e deve se partir com a evolução da maturidade. Sua ausência em momento crítico causa dor e em momento acrítico causa paz. Sua permanência em momento crítico causa paz e em momento acrítico causa dor. Notou quanta dialética? Isso pondera que as coisas do humano não são universais, são diferentes! Por isso não podemos julgá-las, devemos apenas convergir.
Uma pessoa que mente, não tem maturidade para enfrentar a vida cara a cara. Sempre irá esconder e por medo sera sempre uma pessoa vazia!
Os problemas sempre vão existir para todos nós, você só precisa ter maturidade para saber que mais cedo ou mais tarde eles vão se resolver e provavelmente surgirão outros. Mas não devemos ficar esperando a ausência de problemas para sermos felizes, a felicidade está aí para todos. Afinal o que não te mata, te torna mais forte.