Poema Jardim
Vivemos em um mundo que é "como pode ser", e não em um mundo "que deveria ser." Este cenário não comporta mais respostas dogmáticas, mas sim práticas.
Se a depressão nos lança ao passado, o stress ao presente e a ansiedade ao futuro. Eu diria que a Fé transcende o espaço/tempo e nos lança à eternidade. Nela reside a cura para os nossos males.
O que mais me surpreende na Graça de Deus é que ela consegue ser: atraente sem chamar atenção; escandalosa sem ser espalhafatosa e irresistível sem ser forçosa.
Deus nos presenteia com uns espinhos na carne a fim de furar nosso ego inflável. É um dos meios Dele para nos esvaziar de nós mesmos.
Mesmo sabendo que Deus exalta os humildes, não se deve buscar a humildade com o intuito de um dia ser exaltado. Humildade é fruto do Amor e como tal, tem que ser incondicional.
A Fé é o movimento que nos coloca em constante preparação. Fazendo com que descansemos na certeza da criatividade de Deus. Nos conduzindo por um caminho reto, até a manifestação do que já nos foi preparado.
Existe algo em comum entre fé e ansiedade, a saber, o amanhã. Ambas se relacionam com ele e o tratam como certo, mesmo que ainda não exista. Só que as similaridades param por aqui. Enquanto uma é amiga do amanhã, a outra é inimiga.
Amar ao próximo não se resume apenas a quem está no mesmo tempo e espaço que o nosso, mas também a quem virá depois de nós, tem a ver com as futuras gerações.
Amar é viver de forma sustentável, garantindo que o próximo (de hoje e de amanhã) também tenha condição de desfrutar dos recursos desta terra.
Ser um "portador" da esperança, implica em "portar a dor" dentro de si, senti na pele, para então ter o que passar adiante.
A vontade Dele é feita assim na terra como no céu. Se fosse vontade Dele destruir a terra, assim também seria no céu.
A Palavra é a nossa provisão do hoje e do por vir, dos meios e do fim. É lâmpada para os pés e luz para o caminho.
A Graça nos coloca na esfera de ação do Amor de Deus. Sem ela tudo sairia de órbita e a vida entraria num colapso. Seu poder atrativo mantém tudo em órbita pois ela é irresistível.
Nossas tripulações são os meios de Deus para trazer esperança ao outro. O que vivemos agora só fará sentido quando fizer sentido para o outro.
Quando encaramos a tribulação com perseverança ela nos lapida, nos dá experiência e nos prepara para o por vir. Para que então sejamos portadores de esperança para quem está em confusão.
Nossa relação com Deus é baseada no que Ele é, independente do que Ele faz.
É uma relação pessoal, por isso que Ele se apresentou como o "Eu sou". Ele interage com o Ser e não com o Ter.
Deus nos entrega a Graça de maneira superabundante, subvertendo a referência que temos de valor! Mesmo sendo abundante, não temos o direito de desvaloriza-la.
É melhor atribuir valor na abundância do que na escassez. Isto vale para Graça e para os recursos naturais. O valor sempre é seguido de cuidados e responsabilidades.
A Palavra só é verdade se servir de caminho para a vida. Isto só é possível tendo Cristo como chave hermenêutica, pois Ele reuni em Si: o caminho, a verdade e a vida.