Poema Fanatismo
A ideologia de extrema direita parece estar se intensificando, enquanto isso, o fanatismo desgasta a racionalidade."
" Espiritismo vem precisamente combater o fanatismo e o maravilhoso que o acusam de querer fazer reviver; daqueles que são possíveis, ele dá uma explicação racional, e dos que seriam uma derrogação das leis da Natureza ele demonstra a impossibilidade. "
Allan Kardec.
Assim como toda forma de poder é uma forma de morrer por nada, o fanatismo político arrasta para miséria da liberdade e do respeito aquele que pensa que está lutando por dias melhores! Não é o político que fará desse país uma grande nação e sim o seu povo.
Talvez a resposta seja que é necessário desacelerar, desistindo finalmente do fanatismo econômico e repensando coletivamente o verdadeiro significado da palavra "riqueza". "Riqueza" não significa que uma pessoa possui muito, mas se refere a alguém que tem tempo suficiente para apreciar o que a natureza e a colaboração humana colocam ao alcance de todos.
Fanatismo é algo grave. Seja no futebol, na política ou na religião. Te cega, te faz criar ódio, rancor, intrigas e perder amizades. Te faz exalar hipocrisias e te prende em amuletos criados pela sua própria imaginação. Tenha menos fanatismo e mais fé em Deus. Tenha mais amor e menos ódio. E acima de tudo, aprenda a reconhecer a derrota, independente da circunstância. Você pensa de uma maneira, mas as outras pessoas também possuem o direito de pensar de outra. Você não é o dono da verdade, mais ou menos inteligente, você é apenas um ser humano como todos.
Em época de eleições o aumento do fanatismo sempre tem o acompanhamento da imprensa é outro fenômeno a crítica do fanatismo dos outros mas não as delas. É uma paradoxal é definição que tenho sobre a imprensa Brasileira.
O fanatismo deveria ser visto como distúrbio psicológico; e o fanático ser encaminhado para tratamento intensivo.
Sobre fanatismo e idolatrias, percebo que a grande massa(ou a maioria), estão literalmente acorrentados a vícios e em diversas correntes ideológicas (religiosas, políticas, clubes esportivos e etc.). São fundamentalistas, compulsivos e potencialmente violentos, mas o que desconfio é que existe algo ou alguém (entidade?) por trás desses mecanismos, fazendo do homem adormecidos seus fantoches ou suas peças de xadrez, segundo seus caprichos para o seu bel prazer... Quem está por trás disso tudo?
Quando o fanatismo fala mais alto do que a sensatez não adianta ter conhecimento, pois a única opinião que vão ouvir é a própria versão.
A religiosidade, o fanatismo e a ignorância são as cadeias que mantém parte da humanidade afundadas e presas em seu abismo interior.
O ser humano só identifica o fanatismo religioso no outro, especialmente quando este outro não segue a mesma religião que a sua.
Há que regressar à vida natural, sem cair no fanatismo de tornarmos uns naturalistas rígidos, não, porém sim viver uma Vida Natural que nos permita ter saúde.
Quando alguem tem lado por ideologia semelhante e/ou fanatismo intolerante, nunca vai enxergar o outro.
Santidade não é fanatismo, modismo ou dogmatismo, mas separação e renúncia do que é mau, impuro, profano e injusto, com base na doutrina teológica das Escrituras e por meio de uma vida aplicada à devoção e consagrada a Deus.
Cuidado com o fanatismo, ele te torna faccioso, te cega, te faz ser contribuinte á um sistema carnal e faz com que sua dedicação seja excessiva a alguém ou algo promovendo assim a morte espiritual.
Seja qual for o fanatismo, ele o levará a cegueira, a perca do bom senso, e a adoração a irracionalidade!!!!
O fanatismo religioso e a intolerância ateísta possuem a mesma base, o ódio pela diversidade de pensamento