Poema Família e Adolescente
Isso é uma reação muito comum. Não fazer nada, só ficar parada. Chama paralisação pelo medo. (...) A vítima fica completamente paralisada. É nossa resposta fisiológica à violência. É um mecanismo de sobrevivência instintivo.
Vale a pena. Vale a pena fazer boas amizades, construir novos relacionamentos; vale a pena lutar pra ser feliz e ajudar alguém a sorrir: vale a pena confiar em Deus, autor da nossa vida e superar as dificuldades, pois Ele é nossa guarida; vale a pena sonhar, dormir, acordar e contemplar o sol, curtir as flores em suas andanças e colher o perfume que delas emana; tudo isso é mais que poesia, é sinônimo de alegria em ser uma simples alma humana.
Se tem uma coisa que eu aprendi é que a família nem sempre é definida pelo sangue.
Você não precisa desistir de tudo da sua antiga vida. Acho que eu só queria te mostrar isso.
É legal ter alguém que se importa tanto com você. Eu não desistiria disso tão fácil.
Olhei o outro por dentro e percebi o grandiosidade de sua alma;
olhei o outro através de sua aparência externa e vi a superficialidade do seu ser; e assim caminha a humanidade.
O cinismo em que vivemos perpetua o amor escasso e opaco em nossos relacionamentos; precisamos criar coragem e amar de verdade, aceitando o outro como ele é, sem olhar a cor, sem olhar a fé, do gênero homem, mulher ou outro qualquer; às vezes, o amor reinante é apenas um simulacro, um arremedo do verdadeiro Amor.
A reputação depende da notoriedade e da fama. E é sempre atribuída por aqueles que não são amigos de infância, nem da família.
Eu era aquela adolescente que ansiava ter logo dezoito anos pra assistir o filme ''Romeu e Julieta'', e poder constatar mais de perto o amor que eu só lia nos livros que tanto apreciava; o romantismo dentro de mim brotava como um rama de girassóis sempre irradiando para o alto, querendo alcançar o céu e ser aquecida pelo sol; aquela adolescente risonha, alegre e faceira que saía de mãos dadas com o meu pai, com o maior orgulho, como se ninguém, na face da terra, tivesse um pai mais maravilhoso do que o meu, nunca me sentir tão amada como naqueles momentos, que íamos passear, assistir os filmes que ele nem me dizia os títulos deles, só pra me ocasionar expectativas, surpresas e alegrias, como por exemplo ''E o Vento Levou'' ...Ou então ir com ele pra aprender a jogar Boliche, mas as bolas eram tão pesadas e eu conseguia só derrubar um obstáculo; mesmo assim meu pai batia palmas e me incentivava a tentar mais uma vez; ou quando ele me levava ao Iate Clube, desde a tenra idade, pra me ensinar a nadar, a cada dia perder o medo e a pular num trampolim mais alto, e ele sempre estava de braços abertos me esperando lá embaixo na piscina; e ele também me ensinava e me deixava pescar e mesmo quando eu só pescava um peixinho e me sentia toda orgulhosa por tal façanha e realização, ele me aplaudia e ainda ganhava de prêmio o seu sorriso tão maravilhoso!
Meu suor transpira e seu corpo atiça... minha boca trás os beijos que sua criança adolescente homem deseja e sacia... meu sangue quente se mistura e trás as loucuras que junto ao seu corpo... ascende sacia tranquiliza... minha cor minha história... te afasta deixandobaoenas a memória que te arrepia...
Aquela 'velha maluca' é simplesmente a adolescente física e mentalmente diferente que se manteve fiel a ela mesma!
"O adolescente chega na escola e os adultos querem convencê-los de estudar o passado para ter um futuro melhor; mas no dia a dia, o adolescente quer viver o presente. Onde está a saída para o que parece paradoxal?
O aluno precisa encontrar na escola um sentido hoje para o que ele estuda, fazer conexões do passado com o presente, e de forma tão singular, estará construindo um futuro melhor, pois deixará de ser mero repetidor de conteúdo e será construtor de ideias, da sua própria história."
E sei que menina de joelho ralado, a adolescente de cheia de amigos e a moça cheia de sonhos... Estamos todas aqui, deitadas no chão do barco, olhando o céu e dando grandes risadas, porque elas se orgulham de mim e eu me orgulho delas, porque elas fizeram a mulher que sou hoje...
Assim, feliz..."
Dizem, que a vida de um adolescente é um mar de Rosas e sem preocupações, porém para mim é um momento de descoberta, onde estamos tomando decisões em relação ao futuro e ao que vem a ser relacionado a ele, o estresse, talvez, não seja uma conta para pagar, mas se tem uma coisa, que você sabe ao passar dos anos é que os problemas tendem a aumentar gerando preocupações por menor, que seja, e não são superficiais e nem tão pouco um mar de Rosas. A mente tende a ser o seu próprio engano e quando não nos esquecemos a essência de uma fase é consequência de injúrias desnecessárias do passado. Adolescente é ser muito mais, que um come e dorme ou pior um rebelde sem rumo, é um viver moderadamente ou não moderadamente, para se descobrir. São apenas, princípios se formando para dar início a uma nova personalidade e a um novo adulto.
Adolescente n se cansa de fazer besteira entra numa vida de asneiras ,mas porque uma vida de asneiras n resolveria a situação,só mostraria o contrario do muito acredita ser vão o que é vão mesmo é viver um local onde ninguém te entende
Não sou criança para atitudes, sou adolescente de ambição, sou jovem de decisão, sou adulto de palavras.
Nunca percamos de vista a criança irrequieta e travessa... o adolescente sonhador e apaixonado que um dia fomos e que, no fundo, inconfessada e secretamente ainda somos, porque enquanto tivermos jovialidade, enquanto soubermos transigir e compreender, amar e perdoar; aquela criança, aquele adolescente continuarão iluminando nossa alma de fé e de esperança; continuarão vivendo, continuarão vibrando dentro de nossos corações
Se ensino uma criança ou um adolescente, é parte do meu “ser educador” saber se aquela criança ou aquele adolescente se alimentou pela manhã, se teve uma boa noite de sono etc. Faz parte do “ser educador”, do meu ser ético, medir esse aluno com a mesma medida que lhe foi oferecida a vida.