Poema Sobre Escuridão

Cerca de 4937 poema Sobre Escuridão

A luz, afirmam, é ausência de trevas, mas na pura luz se vê tão pouco quanto na pura escuridão.

Universo é espaço livre, um buraco de escuridão.
Meu pés em terra firme e a mente em outra dimensão.

Não tenhas medo, a escuridão em que estás metido aqui não é maior do que a que existe dentro do teu corpo; são duas escuridões separadas por uma pele, aposto que nunca tinhas pensado nisto. Transportas todo o tempo de um lado para outro uma escuridão, e isso não te assusta...

José Saramago
Todos os Nomes

Amélie vai ao cinema de vez em quando, às sextas. "Gosto de observar na escuridão as caras dos outros espectadores. E de notar o pequeno pormenor que mais ninquém verá. Mas odeio nos antigos filmes americanos que os condutores não olhem para a estrada." Amélie não tem nenhum homem; Experimentou uma ou duas vezes mas o resultado ficou aquém da expectativa. Em vez disso cultiva um gosto especial pelos pequenos prazeres. Mergulhar a mão em sacas de grão, partir o queimado do leite-creme com a ponta da colher...Fazer ricochetes na água do Canal St.Martin

"Profundamente nesse espreitar da escuridão, tempo fiquei ali, perguntando, temendo, duvidando, sonhando sonhos que nenhum mortal jamais se atreveu a sonhar antes "

Aqueles encontrados na escuridão dominados pelo comodismo e mentiras, a ignorância os cegam. Aqueles em que os raios do Sol os atingem, a sabedoria e a realidade prevalece.

Pois sob a escuridão tem uma luz tentando fortemente aparecer, e eu sei disso porque eu vi um pouco brilhando entre as emendas.

⁠Quando se está na escuridão, você apenas afunda ainda mais nela. Mantenha a luz brilhando.

"A escuridão me pegou e vaguei fora do pensamento e do tempo, as estrelas giravam acima e cada dia era tão longo quanto à idade da terra. Mas não era o fim, senti vida em mim novamente, havia sido enviado de volta até cumprir minha tarefa."

Não se decepcione. Até o amigo que acreditamos ser inseparável pode nos abandonar na escuridão. Minha sombra é que não me deixa mentir.

Sou meio Assim... estou sempre onde a claridade e escuridão se encontram, sou eu quem faz fundir o clarão, e as sombras... Éh... sou meio assim.... como a lua.... um lado é iluminado, Mas tenho meu lado de sombras.

"Tudo tem suas maravilhas, até a escuridão e o silêncio... e eu aprendi que, seja qual for o estado em que eu me encontre, nele estarei contente".

⁠_ Prometeu ao médico que só beberá quando escurecer.
_ Eu já estou na escuridão.

Aprendi em que tempos de escuridão, pode nos dominar a qualquer momento. Mas também descobri que posso agüentar. Dominá-los. E, no processo, ficar mais forte. Mais esperto, melhor.

A verdade é algo peculiar. Você pode tentar escondê-la, mas ela sempre acaba voltando à tona. Fazemos de uma mentira a nossa verdade, para sobreviver. Tentamos esquecer. Até não ser mais possível. Não conhecemos nem metade dos mistérios do mundo. Somos andarilhos na escuridão.

"As almas mais escuras não são aquelas que escolhem existir no inferno do abismo, mas aquelas que decidem se libertar do abismo e circular silenciosamente entre nós."

O amanhã virá novamente! Porque nenhuma escuridão, nenhuma estação, pode durar para sempre.

Você não se torna iluminado imaginando figuras de luz, mas sim ao tornar a escuridão consciente. Porém, esse procedimento é desagradável, portanto, não popular.

Carl Jung
Alchemical Studies, Collected Works of C.G. Jung, Volume 13, Princeton: Princeton University Press, 1968.

Nota: Trecho de "The Philosophical Tree" (A árvore filosófica, em tradução literal).

...Mais

Ninguém se torna iluminado por imaginar figuras de luz, mas sim por tornar consciente a escuridão.

Carl Jung
Alchemical Studies, Collected Works of C.G. Jung, Volume 13, Princeton: Princeton University Press, 1968.

Nota: Trecho de "The Philosophical Tree" (A árvore filosófica, em tradução literal).

...Mais

A gradual escuridão me amedronta um pouco, bicho que sou e que toma cautela. Escuridão? medo e espanto. O dia morrendo em noite é um grande mistério da Natureza. (...)
Em mim ela brota de meu âmago qual semente que rompe a terra.

Clarice Lispector
Todas as crônicas. Rio de Janeiro: Rocco, 2018.

Nota: Trechos da crônica Conversa descontraída: 1972.

...Mais