Poema Envelhecer
Sucesso não é você ter um carrão, mansão, títulos, sucesso, é você envelhecer e ser alguém admirável, querido, sábio, respeitado, com paz e alegria no viver.
As pessoas vivem como se tivessem a certeza de que vão envelhecer, viver por anos e anos, construí e conquistar. Mal sabemos ou esquecemos que podemos nem acordar vivos amanhã e assim deixamos de viver o hoje, temos medo e adiamos, planejamos amar amanhã e não hoje, viver em um futuro incerto, imprevisível que talvez não chegue. Enquanto isso perdemos nosso hoje, que já é ontem, pensando num possível amanhã.
"A pior coisa ao envelhecer é ter medo do amanhã. É ser radical nas atitudes e opiniões. É irritar-se com tudo. É pensar negativamente. É ser mesquinho. É se entregar ao cansaço. É não ter fé. É se preocupar gratuitamente. É perder o interesse pela vida".
Não tenho medo de envelhecer. Teria medo de envelhecer sem sabedoria para aceitar as limitações da idade, as marcas do tempo, o corpo curvado que um dia terei...Teria medo se meu espírito não evoluísse para compreender a finitude da vida terrena.
*Não pretendo envelhecer... tenho certeza que ainda não é o momento,o meu menino interior anda engatinhando,o tempo é o que menos me interessa,sem pressa pra despertar a adolescência,viver um dia após o outro é o que de fato importa.*
Envelhecer é uma dádiva. Cuidar do corpo é ótimo, mas não dá para evitar o tempo. Os sinais vão aparecer, se cuidando ou não, passaremos por esse processo natural. Os anos nos trazem maturidade e experiência. Vivamos com a luz da fé iluminando cada um desses nossos dias.
O privilégio de envelhecer é poder olhar para trás e ver o longo caminho que já percorreu rico de experiências vividas,privilégio de viver cada fase que a vida tem e continuar seguindo até Deus permitir.
Envelhecer é um privilégio, uma arte, um presente. Somar cabelos brancos, arrancar folhas na agenda e fazer aniversário deveria ser sempre um motivo de alegria. Mas é deprimente.Era pra ser de alegria pela vida e pelo que estar aqui representa. Todas as nossas mudanças físicas são reflexo da vida, algo do que nos podemos sentir muito orgulhosos. Mas com certa nostalgia, vemos que começamos a nos destruir, a deteriorar desde que nascemos. Somos frágeis, ficamos moles, doloridos, enrugados a cada dia que passa, e foge de nós o vigor. Nada somos além de criaturas passageiras, que duram menos que uma arvore, vivemos menos que uma tartaruga, e muitos de nós se acham, mas nada somos alem de pó. Tudo o que resta de nós são as nossas ações, a nossa melhora, nosso crescimento, e compreensão, e o bem e o mal que fazemos a nossos semelhantes. Tanto o bem como o mal que fizermos nos será cobrado, quer morramos jovens ou mais velhos, a colheita do que plantarmos será inevitavel.
"Envelhecer, é ir se despedindo aos poucos. Portanto, é melhor envelhecer deixando saudades do que deixando alívio."
O espelho é o sinônimo da verdade. Te mostra, a cada dia, o seu envelhecer. Desde as rugas até os cabelos brancos, e cicatrizes e marcas que venham a aparecer. Ele não mostra o futuro, mas qualquer passado nele pode rever. Ao se olhar, poderá ver quem foi e as marcas do tempo lhe ajudarão nas lembranças e farão com que seu coração balance, pois o passado não volta.
Se eu tiver a graça de viver enquanto envelhecer, oro para que seja com alguém que me ame, mas me ame de perto.
Quando nasci não enxergava. Ao crescer continuei cego. Ao envelhecer sinto que nada me faltou. O tempo me ensinou que quando você tem alguém que nasceu para te amar, o único medo que não pode ser superado, é o silencio daquela que te manteve na estrada tempo suficiente para te fazer compreender que a única luz que precisava estava conectada a sua voz doce ao me guiar.