Poema Dedicado aos Alunos
Alguns mestres se esquecem que mesmo ensinando ,ainda tem muito o que aprender !
Com seus alunos, com que sabe menos e com a vida !
E entender também que precisam ser humildes e que são alunos na escola da vida,e que podem ser reprovados !
Escolas que não ensinam
Professores que não dão aulas
Alunos que não aprendem
País rico , mas sem água
“Os resultados do que somos se refletem nos nossos alunos.
Que belo aprendizado compartilhar afetos que contribuirão para
construir um ser humano saudável e uma educação de qualidade”.
Rita de Cássia Francelino Souza
A vida de fato é uma escola
com mestres e alunos se
revezando em ensinar ou
em aprender , todo ser
humano tem muito para ensinar
é aprender , essa escola não
tem teto nem murro , toda hora
é hora de ensinar ou aprender,
alguns são conhecedor de uma
determinada matéria, outros de
outras , todo ser humano tem muito
que ensinar é aprender na escola
divina ,o ensino acadêmico é de
pouca valia , se foi formado em
escola publica ou particular , não
importa! todo ser humano é preparado
antes de vir a terra , todos tem bagagem
suficiente , para ensinar é aprender ,
os mestres não são vaidosos por ser
mestres , sabem que também são alunos,
se sente feliz em ensinar é atento para
ouvir, o que temos para ensinar é infinito,
estamos a caminho do nosso criador.
''O que os educadores não sabem é que muitos dos alunos continuam querendo uma ultrapassagem cultural de seu mundo e não apenas uma pequena melhoria econômica. Fui um desses pardais que sonhavam com alturas e não com migalhas caídas no chão. E o lugar onde pude exercer esse projeto foi na biblioteca pública. Nela, não havia conteúdos predefinidos, nem o desejo de me moldar.
( ... ) Podia eleger o tipo de leitura, e fiz isso sem nenhum método, porque a biblioteca me permitia ser sujeito de minhas escolhas, mesmo que elas recaíssem sobre livros de autores errados. Nunca me senti tão independente como dentro de uma biblioteca pública, percorrendo ao acaso prateleiras e descobrindo livros sobre os quais não tinha nenhuma informação. Se o saber escolar chegava formatado (refletindo preconceitos didáticos), a biblioteca era o espaço livre e não solicitante. Muitas vezes, eu apenas caminhava entre os livros, vendo capas e deixando passar o tempo.''
Pedaços de madeira como filho,
Quintal como casa,
Família imaginária,
Professores e alunos de mentirinha,
Bonecas inertes como brinquedo,
Pano na cabeça como cabelo
Ou por que não chicletes como aparelho dentário?.
Interessante pensar como era
Meu olhar de criança, como podia ter tanta imaginação e ficar horas brincando de ser alguém ou até mesmo brincar q um pedaço de madeira poderia ser um bebê.
E bom lembrar de uma época, onde não existia maldade na mente pura de uma criança, nem mesmo respostas tão difíceis e muitas vezes inaceitáveis...
"Os professores são guerreiros anônimos que vivem do trabalho, onde muitos alunos só dão trabalho e não valorizam a joia que é ter um professor. O professor não é só um trabalhador, mas sim um herói da sociedade. O professor é o mestre entre os mestres. É o formador de profissões, também de caráter, pois são espelhos para aqueles alunos que estão em formação. É aquele que vive em uma sociedade que só sabe cobrar direitos e não querem cumprir os seus deveres. Governantes que querem calar os professores, os impedindo de exercerem o seu dever moral de nos contar a realidade e dar o seu ponto de vista para os alunos. Os fazê-lo pensar, e não uma coisa automatizada e empurrada de goela abaixo. Isso termina privando os alunos de conhecer as histórias do jeito que elas são. Esses profissionais ganham muito pouco para o que fazem, mas não deixam de exercer sua profissão por isso. Eles valorizam a educação em primeiro lugar e fazem da sala de aula o palco dos sonhos para aqueles meninos terem algo para acreditar e sonhar. ”
Texto: Lenilson Xavier (lexgrafia - 31/01/2017)
“Os professores são semeadores de sonhos em uma sociedade que perdeu a capacidade de sonhar..."
E na última aula, faltando uns 5 minutos pra acabar a aula com meus alunos pequeninos (8 anos), um me vem com uma pergunta: -tia Lilian, pq seu olho é diferente?
Eu:-Diferente como?
Ele: -Assim preto em baixo.
Eu disse: -ahhh, é que não sou totalmente humana, sou parente de ursos pandas.
Ele: -Sérioooo???!!!!
Para os alunos da vida, da escola e do trabalho. (Autor: Henrique Rodrigues de Oliveira)
“As pessoas gostam do fácil! Estudar do jeito que quer, trabalhar na intensidade que quer e etc. Mas são vontades da nossa imaginação que não se encaixam com a realidade da vida contemporânea, e por vermos que a vida real é diferente daquilo que queremos e pensamos, automaticamente vem as nossas resistências e as reclamações diante das cobranças no trabalho e na escola.
O fácil que você quer é difícil, mesmo depois de conquista-lo terá que mantê-lo. Os benefícios dessa facilidade conquistada é: uma boa casa, uma boa condição, um carro e etc. E pra mantê-los? Continuará se esforçando!!!! A boa vida para ser mantida é fruto do seu esforço e consequentemente o fácil só vai se permanecer com você se esforçando. O fácil depende do difícil pra ser mantido... Não tem pra onde você correr. A sua vida depende exclusivamente de você!
Mas divirta-se um pouco também. “E lembrem-se: saibam dividir onde um não interfira o outro”.
Dedicatória aos meus alunos
Eis o meu maior compromisso contigo:
Fazer com que sintas que muito para além de aluno/a, és também um ser humano e que, nestas duas dimensões, tens deveres aos quais deves respeitar, mas também tens direitos que nem eu nem ninguém poderá nunca, ignorar ou desrespeitar!
Fazer com que aprendas muito mais que a ler, a escrever e a contar…Essas aprendizagens não necessitam de grandes mestres!
Quero ensinar-te para além disso tudo, que tens dons especiais que fazem toda a diferença entre ti e os outros…por isso, és imprescindível na sociedade: ÚNICO/A e muito importante para todos.
Fazendo com que te reconheças como parte muito importante da sociedade em que vives, compreenderás que como cidadão da mesma, tens o direito a intervir, participar e escolher com confiança e conhecimento, o tipo de sociedade que te faz verdadeiramente feliz!
Para além do muito que desejo ajudar-te a SER um ser humano muito feliz, quero acima de tudo que sejas TU PRÓPRIO/A, com os teus sonhos e desejos…com o teu sorriso e as tuas lágrimas…as tuas alegrias e tristezas… os teus medos e esperanças…mas sempre uma criança sem medo de falar, de sentir, de SER exatamente como és!
Um certo dia em uma sala de aula, de uma determinada escola a professora indagou os alunos sobre se fosse para compará-la com uma das figuras do meio social, qual figura os alunos a comparariam.
Todos compararam, uma comparação mais interessante que a outra.
A professora ficou curiosa com uma das comparações de um aluno da classe. Esse aluno a comparou com um traficante; ele de imediato ficou espantada e era de se espantar, quem não agiria da mesma forma? traficante? como assim?
Daí o aluno respondera à professora: ora eu a vejo como uma traficante e todos aqui nesta classe uns viciados.Todos ficaram curiosos com o expressar do garoto.
Explicou-se melhor. Todos nos sentimos viciados e dependemos do que a professora tem para oferecer, como se fosse uma verdadeira traficante que tem a "droga" e nós alunos "viciados" que temos sede do conhecimento, sede de informação e a senhora a trafica para nós, e melhor ainda, não nos cobra um centavo.
Mari antes Ana
Era tempo de novos ares, a escola toda formava um imenso enchame de alunos abelhudos sedentos por curiosidade e imersos numa onda modista daquelas benditas canetas coloridas, com que a maioria das meninas carregavam milhares delas nos seus estojos esdruxulos de cores proeminentes das mais sutis e delicadas. Encontrava-se no final da fila mas não era a última, uma muleca sorridente e abusada com a cabeleira cheia de luzes mal feitas, tênis all star e unhas roídas. É verdade que tinha em si uma certa inteligência conhecia o Egito melhor que Tutacamon mas era um relaxo de menina em suma quando o assunto era o esporte. Mas em meio a tudo isso e por trás daquele corpo todo desajeitado havia um coração ingênuo e puro.
Deus é um professor que pede para que os alunos avaliem o seu trabalho. Ele acha isso de vital importância. A nota de aprovação para os alunos é no mínimo 7. Foi feita uma média com a avaliação de todos os alunos e a nota foi: 6,999999999999...
Você arredonda ou não?
Mais uma vez lhes afirmo e não vou me cansar de fazê-lo: o mundo é mental, meus alunos.
Podemos “virar” a sintonia das trevas para a luz, e vice-versa, em poucos segundos.
O importante é ter equilíbrio e serenidade, e principalmente saber que o Criador jamais nos desampara.
Nós é que nos esquecemos de Sua Sublime Presença em nosso coração.
Um professor fez uma pesquisa com seus alunos .
A pergunta foi : '' Errar , é humano , então é normal ? ''
Muitos responderam sim , mas todos estes erraram .
Pois se você for um engenheiro e cometer um erro , você coloca a vida de muitos em risco ! u_u
Tem gente que reclama da escola do filho, tem professor que reclama de alunos apáticos,tem escola (direção )que reclama da indisciplina dos alunos, bem,acho que chega uma hora que reclamar disso ou aquilo, não resolve.
Temos que fazer a nossa parte,temos que ser pais participativos na vida escolar de nossa prole,dando condições de estudos ,mostrando que o mundo é maior do que imaginam e que existem inúmeras maneiras de ser feliz ,mas também temos que exigir responsabilidade dos mesmos,somos omissos e condescendentes demais.
Os professores precisam se mostrar interessados em mostra ao aluno como é bom ter esse tempo para aprender,ensinar é um dom que deveria ser exercido somente porque realmente o possui,pois ,quando se ensina com paixão,o contágio é eminente e sem duvida faz com que nossos alunos se interessem pela sua aula.Ensinar o que se gosta é maravilhoso,para jovens interessados então é o máximo.
Com relação a escola,é um absurdo nos dias de hoje com tanta tecnologia e facilidades as escolas (independentemente do governo) não se envolvam com sua clientela,que queiram uma nota maior no tal Enade,mas não conseguem fazer com que os alunos se apaixonem pelo seu patrimônio.
Enfim, não podemos exigir de nossos filhos interesse se não nos interessamos,comprometimento,se não nos comprometemos,participação ,se não participamos .
Então,interesse-se ,comprometa-se,participe,aí então teremos uma população mais educada,civilizada,saudável ,interessante e feliz.
Sou fã dos professores, que dão sementes e instruem seus alunos.
Sou fã dos doutores, que exaltam a moral e o caráter do homem.
Sou fã dos psicólogos.
Sou fã dos médicos.
Sou fã dos escritores.
Sou fã dos poetas.
Sou fã dos que tentam a cada dia ser menos de si e buscar mais de Deus.
Sou fã dos que são verdadeiros.
Sou fã dos que não usam mascaras.
Sou fã dos que não mentem.
Sou fã daqueles que amam.
Sou fã daquele que vai a luta e peleja.
Sou fã daqueles que mesmos que não venceram uma luta, mas que não desistem de lutar nunca.
Sou fã dos que não dizem que: Sou o tal.
Sou fã da realidade.
Sou fã de quem sonha.
Sou fã de quem faz de Jesus Cristo o centro da sua vida, dos seus anseios e dos seus estados.
Sou fã do solidário.
Sou fã de quem fala coisas boas.
Sou fã de quem tropeça, cai e levanta.
Sou fã de quem conquista.
Sou fã de quem nunca desisti de si.
Sou fã dos que se valorizam.
Sou fã dos que valorizam as outras pessoas.
Sou fã de quem ajuda.
Sou fã de quem é amigo verdadeiro e fiel.
Sou fã de quem é meu fã.
Mundo Melhor
Passamos prum mundo melhor
nas aulas do Lyceo Pytanga
dod'os alunos estudam muito
e ninguém aprende nada