Poema de Pablo Neruda Crepusculario
O amor perfeito nasce para viver eternamente. Jamais contempla a morte, esmorece ou perde suas chamas originais.
Um homem cego não é aquele que foi impedido de enxergar o mundo com os próprios olhos, mas sim aquele que podendo viver intensa e intrepidamente, decidiu se acovardar e passar toda a existência na escuridão.
A hipocrisia mantém as colunas do inferno inabaláveis. Todo sujeito que fala uma coisa e pensa outra faz parte do pestilento exército das trevas.
Eu queria privar as crianças da miséria da nossa era. Todavia, eu não posso me esquecer que elas são a nossa maior esperança.
O maior dever de um mentor é fazer seus pupilos formarem ideias originais, incitando-os a pensarem por si mesmos e, principalmente, a realizarem inéditas reflexões.
Para alcançar a maturidade, é necessário herdar uma tolerância transcendental e pontualmente utópica.
A passividade, a inércia, a adulação e a covardia fazem qualquer homem morrer espiritualmente. É como um coco que nasceu vazio e sem vida.
Nossos adversários são nossos maiores aliados: ativam nossas energias adormecidas, estimulam nossas habilidades e fortalecem o nosso equilíbrio. Sem eles, estaríamos perdidos e seríamos seres estáticos e cabalmente desocupados.
Os amigos servem para provar-me que estou errado. Para o contrário já tenho o meu ego, que nunca me contraria.
Nada é capaz de deter um homem que reverencia a si mesmo, isto é, que têm ciência do tamanho e da grandeza da própria alma.
O conjunto das nossas ações reflete o que somos categoricamente. Assim, tudo devemos realizar com determinação, primor, paixão e minudência.
As igrejas se tornaram verdadeiros comércios. Lamentavelmente, o deus dessas sinagogas materialistas não é outro senão o dinheiro e tudo aquilo que ele puder comprar.