Poema de Pablo Neruda Crepusculario
Existem várias maneiras de saber se estamos no caminho certo. Uma delas é notando a aparição de um enxame de inimigos que inexistiam antes de nossa referida glória.
Não que o homem comum não possa entender e identificar as coisas ocultas do nosso mundo, mas o dom da interpretação foi entregue somente as pessoas de coração puro e alma generosa.
O esplendor supremo da excelência consiste em aprender a ouvir o som que vem de dentro do âmago dos pequeninos
A principal característica do homem moderno é deixar as pessoas pensarem por ele, ao invés de pensar por si mesmo.
Ser autêntico em um mundo onde ninguém valoriza a ética e a dignidade humana, é como receber uma estrela de xerife no velho oeste, bem no dia em que o bandido mais perigoso da região adentrou a cidade.
Uma das peculiaridades de um idiota é a de que ele vive para observar mais os outros do que a si mesmo.
Se sua mente é um poço de convicções e incontáveis evidências, fazendo com que as dúvidas insistam em não aparecer e, principalmente, a incomodá-lo, com absoluta certeza tu és um completo ignorante. Me arrisco ainda a dizer que nunca foi independente, e pior ainda do que isso: sequer decifrou o que é a liberdade e a confirmação disso é a de que não entenderá nada do que acabastes de ler.
Enquanto a bússola humana for agradar as almas alheias, não teremos evolução plena e a criatividade nos aparecerá na mesma frequência que um eclipse trevoso aparece no céu.
Quando externamos a virtude e à honra para alguém, este alguém é atingido diretamente em seu coração e suas ilusões são destruídas.
Ensinar um homem a obedecer outro homem, é subestimar a mente humana e transformar um leão rugidor em uma galinha cacarejante.
Se importar com julgamentos alheios é entregar o poder nas mãos daqueles que vivem para promover guerras e pelejar contra a paz.
Nesta era gélida em que vivemos, onde a neve cai sobre nossos rostos o dia inteiro, é uma utopia querer que o sol adentre, sem que retiremos nossos telhados negros de dentro de nossas casas.
Há uma grande diferença entre o que enxergamos e o que sentimos. Se usar apenas seus olhos, será enganado por sua própria mente que enxergará apenas as coisas óbvias, mas, se usar seus olhos e seu coração poderá ver claramente a aura alheia e o tamanho de seu cosmo flamejante, e então, perceberá que as coisas que não se veem são maiores que as que se veem, e que as aparências não passam de arquétipos superficiais criados para nos ludibriar e nos afastar da única e verdadeira verdade.
Um coração que ama incondicionalmente, tem o poder de unificar dois seres que tradicionalmente jamais ficariam juntos, haja vista, que o mesmo ostenta características ímpares que tornam universos utópicos em cenários perfeitamente reais.
Desconheço homens perfeitos, mas aqueles que estão próximos da perfeição buscam, em primeiro lugar, admitir sua ignorância, após isso, eles tentam melhorar um pouquinho todos os dias, buscando a excelência de suas almas e o consequente pedestal da perfeição. A estes, não só o meu respeito, mas toda a minha admiração.
Os bons momentos são eternos, bem aventurados são aqueles que gozam de tais preciosidades. Independentemente das marcas causadas por alguns deslizes que nos afetaram intuitivamente, com absoluta certeza, mais valem as cicatrizes na alma, do que um âmago intacto sem nada para admirar.