Poema de Pablo Neruda Crepusculario
Um intelectual não é regido por livros, pensamentos e emoções, mas sim de todas essas coisas juntas.
Quando duas pessoas tem um alvo em comum, formam uma genuína e inabalável amizade, mesmo que morem em planetas diferentes e habitem em continentes vastamente desconectados.
Muitas pessoas realizam críticas sobre as outras manifestando aquilo que no íntimo elas pensam delas mesmas.
Não se preocupe com as ofensas e os ataques alheios, pois essas criaturas nefastas colherão exatamente aquilo que plantaram, tal qual um obtuso agricultor que semeou sementes estranhas em um solo rico e fértil.
Os fofoqueiros só tem poder porque as criaturas de temperamento estúpido e apedeuta os fortalecem e os municiam constantemente.
Status, dinheiro e fama não poderão tornar feliz um homem de caráter duvidoso. A realização está nas coisas invisíveis e tipicamente simples, livres completamente das amarras do poder.
O que mais me intriga nos ignorantes é que eles exigem humildade dos outros sem ao menos saber o que isso significa.
Orar por um inimigo não só o deixa completamente desarmado, como também prova, em um grau absolutamente elevado, que somos infinitamente melhores do que ele.
O Brasil é uma nação intelectual atrasada que vive de esperanças sem fundamentos e de regras genuinamente irracionais.
A Bíblia é o livro mais assustador que existe: nele, encontramos coisas que todos os seres humanos da história juntos jamais seriam capazes de externar.
O poder inebria e paralisa a mente. Ao apalpá-lo, o homem herda a miragem das cordas que o faz confundir meras impressões com verdades eternas.