Poema de Pablo Neruda Crepusculario
Desconheço homens perfeitos, mas aqueles que estão próximos da perfeição buscam, em primeiro lugar, admitir sua ignorância, após isso, eles tentam melhorar um pouquinho todos os dias, buscando a excelência de suas almas e o consequente pedestal da perfeição. A estes, não só o meu respeito, mas toda a minha admiração.
Os bons momentos são eternos, bem aventurados são aqueles que gozam de tais preciosidades. Independentemente das marcas causadas por alguns deslizes que nos afetaram intuitivamente, com absoluta certeza, mais valem as cicatrizes na alma, do que um âmago intacto sem nada para admirar.
Para chegar ao topo, devemos estar preparados. De nada adianta o júbilo da vitória momentânea se o amanhã é incerto e pode nos trazer de volta a nossa medíocre realidade, nos colocando no lugar que merecidamente deveríamos estar. Destarte, que possamos assumir sim, nosso posto de líder, todavia, somente quando tivermos totais competências para tal posição, evitando possíveis quedas prematuras por conta de nossa arrogância em querer ostentar cargos nos quais não estamos nem de longe capacitados para coordenar.
Se o homem fosse ensinado desde cedo a não adiantar seus problemas, ele seria mais vitorioso, equilibrado e feliz, porquanto, ele não perderia seu precioso tempo consumindo energia com um comportamento autodestrutivo e que somente serve para atrair desgraças.
Os poetas escrevem com o coração e desenham com a alma, criando o amor através da sublimidade de seus pensamentos e sentimentos, que somente seriam superados por seres angelicais, no auge de suas respectivas jovialidades.
No Brasil, o conhecimento é visto como uma forma de humilhar o próximo, destarte, vivemos em uma sociedade onde a busca e a explanação da intelectualidade são tidas como algo ofensivo. Desta forma, para agradar os seres emburrecidos, temos que ter aversão ao saber e total regozijo nas futilidades, pois assim, estaremos mantendo a autoestima deles nos pimpas, porquanto, nos fizemos tão ignorantes quanto eles.
Sinceridade é algo raro hoje em dia. É complexo e enigmático se aproximar de alguém e ter uma genuína convicção de que essa pessoa não possui nenhum interesse em obter algum tipo de vantagem sobre nós. Assim, devemos confiar em Deus e seguir sempre o caminho da verdade e da justiça, pois, essa é a única forma de sermos espiritualmente perfeitos, confiando em algo superior a nós, que transcende o que entendemos e que nos honrará de acordo com nossas ações benignas ou malignas, sem divagar, titubear e, principalmente, errar.
O paraíso celestial será um privilégio não pela imortalidade do corpo, mas porque todos os seres viventes serão poderosos pela sua essência e não por coisas exteriores, haja vista, que todas as ilusões serão quebradas e dilaceradas para que o amor reine soberanamente.
Deitar-se ao lado de quem nos ama, é como caminhar descalço no jardim da esperança, catando flores que nunca murcharão e plantando alegrias que jamais se acabarão.
O homem começa a escurecer sua alma quando seu coração é tomado por um desejo incontrolável de querer controlar os outros.
Assim como a história de Orfeu e Eurídice, nossa vida também é repleta de inimigos travestidos de amigos, que tentam nos seduzir com propostas tentadoras e aparentemente irrecusáveis, que prometem resultados excepcionais à curto prazo, como uma espécie de atalho para o sucesso. Quando isso passar por nossos olhos, devemos nos acautelar, haja vista, que quando as coisas estão sendo oferecidas com muita veemência e ao mesmo tempo, recheadas de facilidades utópicas para os padrões já estabelecidos, certamente não é uma grande oportunidade, e sim uma grande armadinha.
Seríamos muito mais felizes se pensássemos mais e executássemos menos. Essa coisa fétida de que a atitude é mais importante que a sensatez é injustificável e totalmente imbecil. Ora, se podemos nos antecipar, porque preferimos errar o alvo primeiro?
Caiu do céu, como um maná divino, uma pedra preciosíssima em minhas mãos. Voltei meus olhos para ela e a admirei, como se pudesse ver todo o paraíso celeste reluzido em suas cores e como se a supremacia absoluta da beleza tivesse parado do meu lado, gostando da minha companhia.
Está dedicando toda a sua alma, intelecto e entendimento na busca pela virtude? Se não, desconhece a verdade, se sim, tu és a própria verdade.
A autenticidade é algo extremamente valioso para qualquer líder, de modo que, criar suas próprias convicções, sem se deixar influenciar pelos outros, é a única e melhor forma de ter seu próprio terreno. Vale lembrar que, ninguém tem o direito de causar interferência em seu núcleo, nem mesmo, o seu próprio mestre, haja vista, que você é o único ser capaz de identificar, criar e evoluir sua própria realidade, sendo assim, não cometa o erro de alguns de seus antepassados, que pensavam, burramente, que poderiam edificar suas vidas, embasados em experiências alheias de sucesso que seus olhos podiam, naquele breve momento, contemplar e admirar.
O segredo para a restruturação do nosso deteriorado mundo está na restauração da família, no sentido das pessoas serem formadas para serem alguém (valores, caráter, etc.), em meio a esse mundo frio no qual estamos inseridos. Apesar de ser uma coisa bem simples, a minha esperança com relação a essa variável é pequena, haja vista, que as pessoas estão cada vez mais preocupadas em ter itens, negligenciando as coisas mais importantes do universo, como se quisessem cometer o mesmo erro dos faraós, que acreditavam, burramente, que os tesouros aqui criados eram eternos e, principalmente, mais importantes do que as suas próprias almas.
O homem invejoso não consegue chegar ao topo, não pelo fato de não ter competência para tal, ou, por não ter as ferramentas necessárias, mas porque não entendeu que a humildade não pode ser alcançada por alguém que não sabe apreciar as habilidades alheias.
O Diabo criou o medo, a dúvida e a timidez, Deus criou a coragem, a certeza e a persistência. Cabe a nós, servirmos a luz, ou, as trevas.
Quando criança eu costumava descansar em baixo de uma árvore antiga que existia perto da casa de um amigo meu, era o meu momento de paz interior e total serenidade. Certa vez, fui cumprir esse meu “ritual” e para a minha tristeza, a árvore não estava mais lá. Me senti como se alguém tivesse tirado um pedaço de mim, sem que eu tivesse notado, ou, pudesse fazer algo para impedir. Seguindo o raciocínio, comparo esse fato verídico, as pessoas que são especiais em minha vida, pois, assim como a árvore que não teve substituto, essas pessoas também não podem ser substituídas por outras, pois, são únicas e dotadas de atributos que ninguém mais ostenta no universo a não ser elas mesmas.
Quando estamos acertando demais na vida, devemos mudar nossas atitudes, pois, é apenas através de nossos erros que podemos evoluir. De fato, nossos equívocos são desgastantes e nos fazem perder um pouco de nossa confiança, todavia, se aprendermos a suportá-los e ao mesmo tempo, aprender com eles, seremos muito mais que seres evoluídos, seremos seres que buscam incessantemente a perfeição, fazendo de nossos defeitos, nossas maiores oportunidades de crescimento.