Poema de Pablo Neruda Crepusculario
A escrita é uma arte que permite o ser humano desenhar sua alma em forma de letras e alguns rabiscos.
Uma mulher rara é tão delicadamente especial que a sua beleza material é a última coisa a ser notada pelos homens.
O ser humano é um espírito de luz que mora em uma casca temporária. Todos que nasceram já são cidadãos da eternidade, a única dúvida que resta é para onde cada um será direcionado no épico juízo final.
Eu aprendi com os eruditos que quem tem talento e esconde, comete pecado contra os outros e contra si mesmo.
Eu tinha um par de folhas douradas que se perderam secretamente na imensidão infinita do firmamento. Se elas voltassem milagrosamente para mim, eu as engoliria para que nunca mais fossem embora.
Ainda que minha consciência seja aniquilada e meu cosmo seja extirpado para além das profundezas da escuridão, os resquícios de minha reles aura ainda assim sorrirão ao lembrar de sua linda e desanuviada presença. Encantado, eu passearei alegremente pelos bosques floridos, pintando seu semblante nas paredes eternas do meu coração e desenhando seus belos olhos na cripta sagrada do amanhã, sonhando que um dia inexplicavelmente sua alma me venerará, amará e reverenciará.
Nunca hesite diante da esperança, pois um homem sem expectativas no porvir é semelhante a uma besta que se materializa na fétida imagem de um legitimo gafanhoto.
Minha maior alegria é poder passear livremente de bolsos vazios por milimétricas vinte e quatro horas diárias.
Se quiser ser um genuíno escultor, ouça atentamente as pessoas a sua volta e execute com cem vezes mais perfeição e detalhes tudo o que elas lhe disseram.
Como eu poderia encontrar a felicidade em um reino onde a essência é infinitamente menor que as ilusões?
O líder deve ser um homem honrado: nunca quebrar promessas, jamais negligenciar ideias e, em hipótese alguma, permitir que injustiças aconteçam a sua volta.
Se quiser ter uma visão verdadeira, esqueça o mundo exterior e olhe apenas para dentro do seu próprio coração.
Princípios são como sonhos: é necessariamente impreterível torna-los reais no subconsciente mais lídimo do coração.
Algumas pessoas são mimadas por excelência: ninguém pode contrariá-las, instigá-las e questioná-las, sendo suas almas pertencentes a uma bolha imune a qualquer tipo de contrariedade. A estas faltou, dentre outras coisas, a palmada da mãe, o grito violento do pai e a fúria desenfreada do irmão.
A alegoria de um homem generoso pode ser observada claramente em suas ações cotidianas: uma alma poderosa pratica integralmente aquilo que prega.
Pessoas desalmadas precisam ser deixadas para trás até que estejam prontas para recuperarem suas genuínas naturalidades e suas peculiares originalidades.
o ser moderno é vastamente enganado por reflexos que ele mesmo criou, dado que passeia por um oásis fantasiosamente real que fora materializado por seus cristalizados e cauterizados olhos.