Poema de Pablo Neruda Crepusculario
Não existem frustrações no amor: as dores são infinitamente compensadas pelas indescritíveis maravilhas.
Aceitar que nada sabe, mas que tudo pode saber. É nisso que uma mentalidade grandiosa deve acreditar.
Se dois homens se encontrarem e concordarem com tudo, isto significará apenas uma coisa: ambos possuem uma mente vazia.
A ira destrona as faculdades intelectuais do homem e envenena mortalmente seu engenhoso senso de interpretação.
Seus pensamentos produzirão milimetricamente o seu destino. Logo, que estes sejam entusiasmadamente ousados e incontrolavelmente impetuosos.
O melhor administrador não é o que mais experiências vivenciou, nem o que mais títulos acumulou e tampouco o que mais riquezas abundou, mas sim o que melhor se adaptou as volatilidades e turbulências do cenário.
Impossível é apenas uma palavra, atitude é uma ação. A primeira espera por um milagre, já a segunda, busca cria-lo.
Deixo as elfas partirem, sem nunca as tirar do meu coração. No entardecer do crepúsculo, elas se tornam meu tesouro moral: minha sereníssima senda de imaculadas e incontroláveis recordações.
O amor perfeito é inexpugnável. Ainda que surja um eminente sucessor, a sombra original sempre prevalecerá.
A estrada correta é a que materializa caminhos tipicamente incongruentes seguidos de trajetos perigosamente obscuros.
Por um olhar, eu seria capaz de atravessar o flúmen mais acentuado do tártaro e nadar perigosamente na torre mais elevada da escuridão.
Melancólico é o coração do poeta que, conhecendo a doçura e a surrealidade dos pássaros, resolve reverenciar propositalmente a brutalidade lídima dos elefantes.
Uma mulher ignorante existe para expor seus desejos frívolos e suas vulgaridades corporais, como um fétido animal imundo que vive tão somente para entreter e manipular incautos. Diferente da sábia, que seduz com pureza, inocência, verdade, naturalidade e ternura, como um raríssimo rubi a reluzir-se singelamente no seio da imaculada e transcendental correnteza do amor.
Quando pequenino, eu desconhecia as ações do homem dissimulado, cínico e articulador. Hoje, vejo claramente que tal entidade não passa de um embasbacado ator que vive para maquiar involuntariamente a própria existência.
Destronar as teatralidades, alavancar a erudição, impulsionar a paz e extirpar a escuridão são alguns dos objetivos áureos daqueles que não perderam a esperança.
Uma grande mulher é tão imperceptível quanto um relâmpago (solitário) que eclode em plena luz solar.