Poema de Juventude
Mas, a marcha inexorável do tempo foi nos tornando velhos, e o meu amigo, de tanto fazer o bem, cansou. Seu coração parou.
“O que caracteriza a velhice não é a quantidade de anos vividos, nem é o estado das artérias, nem a anormalidade endócrina. O que caracteriza a velhice é a perda dos ideais da juventude, é a desintonização com a mentalidade de seu tempo, é o desinteresse pelo cotidiano nacional e internacional, é o humor irritadiço, é a desconfiança no futuro, o desamor ao trabalho.”
Todo mundo diz: no meu tempo, os jovens não eram assim.
Ninguém diz: eu não consegui educar os jovens, como me educaram. Ninguém se sente responsável, por isso que não muda.
Ser novo é não ser velho. Ser velho é ter opiniões. Ser novo é não querer saber de opiniões para nada. Ser novo é deixar os outros ir em paz para o Diabo com as opiniões que têm, boas ou más — boas ou más, que a gente nunca sabe com quais é que vai para o Diabo.
Ser velho é uma experiência que os novos não tiveram e deveriam abster-se de tentar analisá-la.
Só os velhos podem escrever com propriedade sobre certos aspectos da velhice, pois olhar para o precipício não é a mesma coisa que mergulhar no precipício.
Quem viu daquela pedra o luar... Quem escutou aquele acorde... Se não voltar para ficar, marca encontro com a saudade. Do dividendo alegia, do divisor mocidade, resultou melancolia, que reduzida, também é saudade. Pode o sol nascer ao poente e haver mulher sem vaidade? O que não há certamente, é passar por lá e não levar saudade. As parcelas de paixão sentidas naquelas calçadas ou resultam decepção, ou mais uma vez somam saudade. E quem nega sentir saudade, fingindo ser diferente, ou nunca curtiu a vida de verdade, ou não diz bem o que sente. Constante nesta existência, eu vejo só em verdade a inevitável sequência: o moço, o velho e a saudade. Suplício do meu fadário, que me mata e me dá vida.
Você nunca será tão jovem sem ter que pagar por isso com o preço da idade.
Acumule experiências significativas pelo caminho e desfrute no final as riquezas das lembranças do que passou.
As vezes é preciso metermos a nossa mao no fogo por pessoas que nem na água poriam suas maos por nós -.-"
Construa condomínios e prédios sobre um mar horizontal, que vagueia e se alastra perfumando e contagiando por esse MAR DE ALEGRIA E JUVENTUDE.
Gosto quando me atribuem idade menor a que tenho. Mas não me iludo, pois a contradição se revela na pele, que não exibe o frescor da juventude...
Fala a Loucura: “Quanto a mim, é o homem em pessoa que eu reconduzo à idade mais bela e mais feliz. Se os mortais se abstivessem totalmente da sabedoria e só quisessem viver submetidos às minhas leis, é certo que não conheceriam a velhice e gozariam, felizes, de uma perpétua juventude”. (Elogio da Loucura)
Em nossa sociedade, a cultura é elemento integrador das gerações, propõe lazer e reflexão e muitas vezes avança em relação à tradição, contribuindo com nova visão de mundo. Portanto, é dever também da cultura inserir as minorias em seu universo mágico de arte e criação lúdica.
Paramos horas a fio com o pensamento naqueles que se foram, em tudo que foi antes e acabou, no balanço do que nos resta de vida. Rápido, bem mais rápido do que supúnhamos, Melhor fora se o tempo que vivemos fosse gasto em amor. Mas, ai de nós, quando essa ideia nos chega já não resta em nós calor que alimente um amor. Deixamo-nos viver, muitas vezes com entusiasmo, para começar algo de novo. Mornos, não soubemos aproveitar a chama da juventude, ou então a desperdiçamos.
Quando me envolvo em algo ou com alguém é de cabeça, corpo e coração. Me dedico, ao que quero, ao que busco, e espero. Por mim podem demorar, dias, meses podem passar 100 anos, que continuo a espera do que acho pra mim ser ideal. Não deixo que a distância, os amigos, a família, não deixo que nada tire de mim, o que quero e o que acredito. E no hoje na minha memória, nada apaga essa coisa boa, essa história que estamos a viver. Eu não vou a lugar algum, vou permanecer aqui e a espera de ti. Pode até demorar pra estar juntos, mas vai acontecer e vamos Estar, se vamos Permanecer só Deus e o tempo vão dizer. Não pretendo morrer sem ter sido sua. E no fundo da alma tenho a esperança de concretizar isso que começamos, e estamos fazendo crescer. e enquanto houver em mim vida, enquanto as estrelas tiverem luz, enquanto o sol nascer, nesse presente você é, e tem sido meu ideal, e meus pensamentos estão em ti. Eu não quero viver mais sem a ideia de você comigo, não pra me sustentar, ser um peso, não pra me carregar nas costas. Mas pra andar a seu lado, até eu estar velhinha porque você é jovem, e se me dá essa juventude, eu sou grata e vou retribuir.
Enquanto insistimos em lotar o nosso dia de coisas, fazer julgamentos mil e eleger coisas para se irritar, deixamos tudo aquilo que poderia melhorar a nossa qualidade de vida de lado. Talvez hoje sejamos jovens e nem faça tanta diferença, mas, perceberemos e testificaremos logo adiante de nossas vidas que o que determina uma boa velhice é o como como vivemos a nossa juventude.
O jovem que curte as drogas não curte a vida, mas a morte!
O jovem que curte Jesus curte a vida verdadeira, plena e eterna.
O meu verdadeiro eu, o meu verdadeiro meu sempre esteve e estará muito acima de todas as possíveis e diferentes aparências que só existem para nos confundir e camuflar. Eu sei exatamente o que quero e sei bem onde está.
A prática da vida humana em uma manhã de domingo meio santo na forma nostálgica da oração do louvor e da adoração não é condizente com a lógica de uma juventude que almeja dormir até ao meio dia.
traz a paixão do mar no olhar....e no riso a pureza do amanhecer...o pensamento na quietude do sonho...e no coração o amor se aprofunda... quanto não vale ser-se jovem!