Poema de Justiça
Dar a cada um o que lhes é devido e a nós, na mesmíssima medida, eis aí a tal da justiça em toda a sua grandeza e secura. Talvez, por essa razão, Nosso Senhor exortou a todos nós para cingirmos nosso coração não por esse caminho, mas sim, pela senda da misericórdia, pois, da mesma forma que tudo será medido e pesado na conta de nossos inimigos e desafetos com a balança que escolhemos para julgar tudo em suas vidas, o mesmo ocorrerá com nossos débitos, na mesma dose que clamamos pela referida virtude para todos os demais. Enfim, seja como for, o Verbo divino sabe o quão fraco somos, por isso, o Seu fardo é suave se assim o quisermos, se aceitarmos a misericórdia como par da clava da justiça.
É incrível esta nossa vida conturbada e alienada para uns e viciada para outros. Que justiça é essa? Que Leis são essas? Tão influenciáveis nas defesas dos chamados ricos, e mais punitivas para os pobres e desprovidos, num sistema falso e rico economicamente, prejudicando os proletários. O julgamento dos das pessoas de status e dinheiro são mais favoráveis, já o pobres são taxados de delinquentes, mesmo sendo inocente ou réu primário, sem quase defesa, jogados numa detenção e interdição de direitos, isso ocorrendo com muitos jovens, que deixam de ter um futuro promissor, pela falta de estudo e trabalho, formando a cada dia mais uma sociedade desigual.
A identificação das injustiças corrigíveis não é só o que nos anima a pensar em justiça, é também a mola propulsora para aqueles cujo caráter não repousa sobre o nocivo indouto do pensar que tudo está consumado.
A vida é um martírio para quem a observa, vem passando com beleza e andrajo, luz e trevas, justiça e injustiça,vida melancólica, desgraçada com suas cobranças,nostalgias e futilidades,mais tendenciosa ao Yin do que ao Yang. Já dizia o sábio, tudo é vaidade e correr atrás do vento. Disse também o boêmio que ela é traiçoeira, pouco verdadeira.
Não a observe somente,mas a agarre e lute com ela em prol de seus objetivos. E como diz o bom amigo, cavalo branco só passa uma vez.
A Justiça da mesma forma que a Saúde deveria ser garantida pelo Governo para todos, independentemente da renda de cada um. No atual quadro social, leva vantagem os pobres que podem fazer uso da assistência jurídica gratuita e o ricos que não têm receio de perder a causa e arcar com os custos da parte vitoriosa. Os cidadãos de renda intermediária, muitas vezes se excluem da proteção judicial porque não além dos honorários do próprio advogado têm, em caso de derrota, arcar com os honorários do advogado da outra parte. Justiça para todos e fim de honorários para advogados que passariam a ser funcionários públicos, a exemplo do ministro do Supremo Tribunal e outros.
Me envergonho da justiça, dos fatos, das pessoas, dos gestores, da grande cristandade imposta, dos direitos iguais, direitos humanos, constituição, infração, politização, do correio, do e-mail, do Instagram, do Facebook, do WhatsApp, do Twitter, da colonização, do D. Pedro I, II e III, da globo, record, SBT, do abc, do spc e de outras coisas mais que não me veio na cabeça.
A falta de ensino da educação na justiça nas escolas e nos lares, gera famílias problemáticas, cheias de preconceitos, contrárias à cultura cristã.
Quanto às finalidades da sabedoria humana, entendo abrirem-se quatro ramos: autopreservação, justiça, conforto e distração. Talvez por isso aquela manifestação imaterial (que genericamente chamamos de amor) nos seja tão intrigante: não podendo caber na sabedoria, pode ao contrário abarcá-la, e eventualmente prover seus quatro ramos.
A politica tem o dever de trabalhar na consagração do amor e da justiça, e não para a derrocada do Direito e da moral.
Hoje eu senti o desejo latente de morrer; queria arrancar a minha pele, aos gritos, cobrar a justiça por ter sido interrompida brutalmente enquanto lhe transmitia amor. Eu nunca tinha amado; tinha medo de amar e me transformar numa vilã frustrada, dolorida e triste.
As verdadeiras pessoas de bem são aquelas que desejam fazer justiça ao invés de praticar a vingança.
Atitudes como moral e bons costumes, não transforma homens em fazedores de justiça com as próprias mãos, tornam todos além de dignos em seres honrados.
O senso de justiça o diferencia dentre os demais. Onde estiver viva com o coração e colabore para a felicidade coletiva.
"Verdade e justiça, dois princípios universais, uma prova irrefutável de que o homem é divino... se não fosse não teria produzido este máximo compêndio de filosofia e lógica humana."
Justiça é um conjunto de normas lúcidas criadas para salvaguardar os direitos do “justo”, como seu beneficiário único; Já aquele monte de regras confusas fundamentadas com a ideia de que o lucro de uns tem de ser o prejuízo de outros, chama-se leis.
A verdadeira Justiça, aquela que emana da ações praticadas por pessoas éticas, íntegras, capacitadas e preparadas por Deus, sempre prevalecerá, independente do tempo. E tal qual o rio que segue rumo ao mar, serena se impõe, posto que jamais se submeterá às vontades ou manobras daqueles que se abrigam sob o roto traje da ilusória impunidade. Ana Stoppa.
Oxalá e Olivetto brigam na justiça divina pelo título de Deus da Criação. A favor de WO, os 30 leões de Cannes. A favor de Oxalá, Nizan.