Poema de Justiça

Cerca de 3886 poema de Justiça

⁠A compaixão, sozinha, é a base efetiva de toda a justiça livre e de toda a caridade genuína.
A compaixão é a base da moralidade.

Há no fundo das almas um princípio inato de justiça e de virtude, com o qual nós julgávamos as nossas ações e as dos outros como boas ou más; e é a este princípio que dou o nome de consciência.

Não se faz justiça tirando a vida de um pecador, mas sim dando-lhe a chance de andar na direção da Luz.

⁠Tenho medo de uma justiça funcional. Se todos os bandidos forem presos, quem nós governará?

⁠A autoridade da justiça é moral, e sustenta-se pela moralidade das suas decisões.

Rui Barbosa
RODRIGUES, Leda B. História do Supremo Tribunal Federal: 1891-1898: defesa das liberdades civis. 2. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1991. v. 1.
...Mais

Nunca tente ferir seu próximo injustamente, porque a justiça de Deus rebate qualquer cilada do inimigo.

A Justiça continuou e continua a morrer todos os dias. Agora mesmo, neste instante em que vos falo, longe ou aqui ao lado, à porta da nossa casa, alguém a está matando. De cada vez que morre, é como se afinal nunca tivesse existido para aqueles que nela tinham confiado, para aqueles que dela esperavam o que da Justiça todos temos o direito de esperar: justiça, simplesmente justiça. Não a que se envolve em túnicas de teatro e nos confunde com flores de vã retórica judicialista, não a que permitiu que lhe vendassem os olhos e viciassem os pesos da balança, não a da espada que sempre corta mais para um lado que para o outro, mas uma justiça pedestre, uma justiça companheira quotidiana dos homens, uma justiça para quem o justo seria o mais exato e rigoroso sinônimo do ético, uma justiça que chegasse a ser tão indispensável à felicidade do espírito como indispensável à vida é o alimento do corpo.

Juristas legítimos são aqueles poucos que resolveram abraçar a Justiça e fazer do sua labuta, independente de togas, diplomas e vaidades, instrumento efetivo de semeadura da legalidade, equidade e misericórdia. Os demais apenas barganham com o Direito.

Louvado seja a verdade! Pois, ainda que a justiça não seja praticada integralmente, ninguém consegue deturpa-la. A verdade prevalece, a Vida é potencializada. Este Caminho é propício!

Não pode haver justiça e igualdade numa sociedade onde predominam a hipocrisia, o cinismo e a corrupção. Sem educação de qualidade, como criar uma geração de cidadãos cientes e conscientes? Sem educação, sem saber. E sem saber, o homem é escravo da tirania.

Por mais que tenha ou pense em me oferecer alguma coisa: amor, amizade, atitude, justiça, dinheiro, fé, paz, paciência, esperança, fama. É simples... me ofereça primeiro a verdade.

⁠ Hoje ela bebeu do seu próprio veneno, justiça é a sede de vingança. Então, brindamos!

A segurança pública e a justiça criminal garantem a ORDEM, a EDUCAÇÃO o PROGRESSO e a FAMÍLIA a ética e a moral , que são os sustentáculos de uma NAÇÃO forte, justa, solidária e próspera.

"Somente pela Lei da Reencarnação é que a justiça divina se faz presente, afinal, como nos ensinou o mestre da Galileia, a cada um segundo suas obras".

⁠"A justiça nem sempre implica ao ímpio (lei do homem); mas com certeza sempre alcançara ao justo!(lei de Deus)" (Victor de Oliveira Antunes Neto)

⁠„Justiça é um hábito (habitus), pelo qual um homem presta a cada um o que lhe é devido com constante e perpétua vontade.”

⁠⁠O verdadeiro Juiz é aquele que julga e faz justiça não somente com base na lei, mas na moralidade e na sensibilidade em relação à parte que não dispõe de meios necessários à sua defesa!

"[...] não pode haver silêncios quando há muito a regurgitar. Pouco importa justiça ou dignidade. Mais tarde, se for o caso, que venha o remorso"
(trecho de "Parece Dezembro: romance inspirado nos versos de Chico Buarque")

⁠A única justiça que respeito,és a de Deus que pode tocar o meu Espírito, me elevar , transformar e me julgar; a do homem nada faz além da carne da matéria que se dissipa !

⁠Quando a justiça passa pano, é assim mesmo. Se tivesse lei de verdade nesse país, tudo seria diferente. Mas quando a polícia, o juiz e o promotor agem com veemência, a sociedade do “mimimi” vai pra rua protestar à favor dos bandidos. E a mídia, com toda a sua hipocrisia, faz dos vagabundos,a vítima da sociedade. As leis deviam ser ainda mais duras para os políticos. São eles os principais responsáveis pela desigualdade social, porque roubam e desviam recursos para diminuir a violência, a fome, a miséria, o analfabetismo. É rombo na previdência, estatais, hospitais, mensalão, petrolão, rachadinhas... O Brasil não vai sobreviver por muito tempo. A verdade mesmo é que o culpado disso tudo é o próprio povo. Eles sente mais a necessidade de adotar políticos de estimação, por isso o país pegou um caminho sem volta e está descendo a ribanceira rumo ao seu fim. Uma nação CUJO POLÍTICO É O SENHOR jamais dará certo.