Poema de Justiça
Os sábios têm mais condições e aptidões para a prática da justiça, pq entendem que é necessário que o indivíduo “muitas vezes” perca para que o todo ganhe.
"O sistema de Justiça é uma máquina de moer pobre: sistema seletivo, e estruturalmente seletivo, uma clientela que o sistema de justiça sempre busca. O sistema tem insensibilidade social. Você é chamado de doutor, excelência, fica em gabinetes com ar-condicionado, é tratado com deferência, mas não conhece a realidade da maioria da população brasileira, que não tem acesso a comida, a saúde. Falta sensibilidade."
O direito não é uma ideia lógica, porém ideia de força; é a razão porque a justiça, que sustenta em uma das mãos a balança em que pesa o direito, empunha na outra a espada que serve para fazê-lo valer. A espada sem a balança é a força bruta, a balança sem a espada é o direito impotente; completam-se mutuamente: e, na realidade, o direito só reina quando a força dispendida pela justiça para empunhar a espada corresponde à habilidade que emprega em manejar a balança.
Acredite na justiça, mas não precisa vingar com as próprias mãos, porquanto a lei da natureza se volta contra os que a destróem.
Ao cabo de muito refletir sobre a justiça das coisas, não chego a compreender como é que uns ainda no ventre da mãe estão destinados a serem felizes por toda a vida, ao passo que outros são atirados para a roda e só conhecem tribulações durante todo o tempo que se demoram por este mundo de Cristo! E, entretanto, a vida é isto, e às vezes até qualquer imbecil é protegido pela sorte.
Não pode haver tal coisa como "justiça na tributação". A tributação é nada além de roubo organizado, e o conceito de um "imposto justo" é, portanto, tão absurdo quanto o de "roubo justo".
Não devemos esquecer jamais dos preceitos básicos da Convenção Internacional da Justiça. Preservar as gerações vindouras do flagelo da guerra, que traz sofrimentos indizíveis à humanidade, e a reafirmar a fé nos direitos fundamentais do homem, na dignidade e no valor do ser humano, na igualdade de direito dos homens e das mulheres, estabelecer condições sob as quais a justiça e o respeito às obrigações decorrentes de tratados e de outras fontes do direito internacional possam ser mantidos, promover o progresso social e melhores condições de vida dentro de uma liberdade ampla; praticar a tolerância e viver em paz, uns com os outros, como bons vizinhos.
(Decreto 19.841, de 22 de outubro de 1945)
A imparcialidade, a verdade e a justiça, são virtudes das quais a imprensa atual está profundamente carente: imparcialidade, ao relatar os fatos como realmente são, sem pender para qualquer dos lados envolvidos; verdade, ao contar os fatos sem distorcê-los e/ou alterá-los e, por fim, justiça, não favorecendo a qualquer dos lados envolvidos e, quando necessário for, opinar com base na verdade dos fatos e não no conforto ou conveniência dos interesses ideológicos e econômicos seu e/ou de terceiros, para os quais se vendem ou se conluiam.
Verdadeiro Líder não admite colaborador socialista no campo de trabalho, ele mantém a justiça entre os profissionais onde todos os esforçados são iguais, não admitindo um cooperado trabalhar pelos outros na mesma função, com o mesmo tempo e recebendo por igual.
O mal que domina o país precisou driblar as leis, fingir justiça, dobrar a maçaneta do foro privilegiado, abrir mão do devido processo legal e ameaçar seus "antagonistas".
Muitos acreditam que ser justo é tratar todo mundo igual. Acredito que justiça tem mais a ver com equidade do que com igualdade.
Ainda que se tenha compaixão do ímpio, ele não aprenderá a justiça; na terra da retidão ele age perversamente, e não vê a majestade do Senhor.
justiça politizada é injustiça consagrada para o mal da sociedade, por mais que ela lute em favor do bem maior de todos.
Injustos clamando justiça, impuros clamando pureza , violentos clamando por paz , diabólicos clamando paraísos
A Justiça Eleitoral é garantida por lei: o eleitor vota em quem quiser e o candidato eleito que deixar de cumprir a Justiça de Deus ou oprimir os pobres, os aflitos e os órfãos, a maldição o alcançará.
Justiça humana é quando os seus eleitores elegem o seu candidato para agradar a si mesmos e atacar os seus opositores, e não para que a nação seja abençoada, próspera, feliz e bem-sucedida.
Quando o rei goverma com justiça e disciplina, o povo tem fartura e alegria, mas quando governa com mão de ferro, o povo sofre com dor e agonia