Poema de Justiça
Que valores morais e que formação recebem os juízes deste país?
A justiça não mais nos parece cega, mas sim amoral e ignorante.
A busca da justiça não é simples e a complexidade dos valores destacadas por Edgar Morin , já era apresentada pelos antigos em formas geométricas.
A classe dominante é induzida a ter superioridade, anestesiando o senso de justiça, não anestesiando a consciência, se eu considerar o meu empregado um ser humano igual a mim, vou me sentir injusto em pagá-lo um valor que jamais aceitaria para viver. A injustiça num lugar qualquer, é uma ameaça à justiça em todo o lugar.
Em Cristo, que é plenamente Deus e plenamente homem, a justiça de Deus e a Sua misericórdia se encontram de forma perfeita e redentora.
Se a justiça não for plural ela não é justa, portanto não há justiça quando os os homens se diferenciando, se fazem sem humildade e compaixão, com o dinheiro arrogância mostram-se maiores, querendo serem melhores que os outros.
Toda sua vida muda, quando as vezes tem que fazer justiça com as próprias mãos, não se sabe os tipos de retaliação ou vingança virá.
"Fazer justiça é quando você dá o seu máximo, em prol de alguém que está com o seu direito jogado no chão".
"Tzedaká é mais do que doar; é transformar nosso coração em um rio de justiça que nutre aqueles que estão ao nosso redor."
"A Tzedaká é a justiça em ação; ela equilibra o mundo e planta sementes de paz na terra do amanhã."
"A alma de quem pratica Tzedaká brilha com a luz da justiça; cada ato é uma centelha de bondade eterna."
"Tzedaká é a justiça divina refletida na ação humana; cada vez que damos, aproximamo-nos do divino."
A forma como funciona a justiça humana e a forma como funciona a justiça divina, talvez seja um dos maiores — se não o maior — conflitos entre humanos e deuses.
Não há como negar que ao solicitar a justiça de Deus estejamos reivindicando o castigo dele, como meio de sustentar o egoísmo humano provocando á desumanização na proporção que satisfaça o desejo de vingança. Os desejos: vingança, castigo e morte estarão presente no ser humano toda vez que a consciência de injustiçado se manifestar.