Poema de Justiça
Eu quisera, nos meus antagonistas, se não justiça para comigo, ao menos lógica na ligação entre as suas premissas e as suas conclusões.
A justiça de Deus quebranta o exaltado e exalta o quebrantado. Quem se humilha Deus exalta, mas quem se exalta humilhado será. Portanto, reconheceis a soberania de Deus em todos os seus caminhos e a sua dependência dEle e a sua vida será como o sol do meio-dia.
- O que o espera? (Bruce Wayne)
- Justiça. Os criminosos se beneficiam da tolerância da sociedade compreensiva. (Ducard)
A justiça não se estabelece sob o discurso falacioso de que todos são iguais perante a lei, mas sim na comprovação de que a lei venha a ser igual perante todos!
Por que superestimamos o amor em detrimento da justiça e dizemos dele as coisas mais belas, como se fosse algo muito superior a ela? Não será ele visivelmente mais estúpido? Sem dúvida, mas justamente por isso mais agradável para todos.
Pensamento do dia: A prosperidade dos pecadores faz duvidar da justiça de Deus, mas o fim deles a mostra. A Bíblia diz: "Aquietai-vos, e sabei que eu sou Deus" (Salmos 46:10).
A justiça é injusta quão injusta a injustiça. Chamam justiça à vingança e injustiça ao perdão. Onde está a razão?
Seria realmente interessante para a justiça erradicar o crime do meio social, quando na verdade ela é sustentada por ele?
A justiça existe enquanto existir o crime.
Precisamos de um senso de justiça, mas precisamos também de senso comum, de imaginação, de uma capacidade profunda de imaginar o outro, às vezes de nos colocarmos na pele do outro. Precisamos da capacidade racional de nos comprometer e, às vezes, de fazer sacrifícios e concessões.
Sob a justiça revolucionária, você é julgado, no final, não pelo que você faz, mas pelo que você é: emigrante ou kulak, judeu ou anti-socialista, inimigo do povo ou cachorro do capitalismo – em cada caso, o crime não é uma ação, mas um estado de ser.
"...A justiça é a primeira virtude das instituições sociais, como a verdade o é dos sistemas de pensamento...!"
Como cansa "certos" cristãos cheios de justiça própria, fofoqueiros e invejosos, vivem falando mal dos irmãos, criticam as suas atitudes mas a verdade é que o que desejam, no fundo, é ter a vida que eles têm.
A caridade supera a justiça, porque amar é dar, oferecer ao outro do que é «meu»; mas nunca existe sem a justiça, que induz a dar ao outro o que é «dele».