Poema de Irmãos
O veneno da suspeita
O Senhor odeia. . . aquele que semeia discórdia entre irmãos. - Provérbios 6: 16,19
Por 30 anos ele trabalhou como espião soviético, traindo segredos britânicos para a KGB. Para isso, HAR (Kim) Philby foi chamado de “o Napoleão do engano, o maior toupeira de todos”. Um editorial do New York Times dizia sobre Philby e seus colegas agentes duplos: “Além da informação, seu maior serviço a Moscou foi para espalhar o veneno da suspeita, colocando aliado contra o aliado.
O veneno da suspeita - poderia ser também uma descrição de fofocas súbitas e calculistas entre cristãos? Eu não estou me referindo a transmitir descaradamente falsos insucessos a outros crentes. Estou pensando em farpas divisivas que lançam dúvidas sobre a reputação ou integridade de uma pessoa por meio de uma sobrancelha levantada e um tom de voz questionador.
Uma das listas mais sérias da Bíblia é a descrição de Deus das sete coisas que Ele odeia, começando com “um olhar orgulhoso” e concluindo com “aquele que semeia discórdia entre irmãos” (Provérbios 6: 16-19). Entre esses dois são cinco outros atos de traição, cada um representado por partes do corpo: língua, mãos, coração, pés e lábios.
Senhor, ajude-nos a evitar espalhar o veneno da suspeita. Em vez disso, faça de nós Seus fiéis agentes de encorajamento e amor.
A língua pode espalhar suspeitas,
E as reputações roubam;
Mas quando o Senhor controla nossa língua,
Suas palavras vão acalmar e curar. —Sesper
O boato é uma coisa que fica mais espessa à medida que você a espalha.
David C. McCasland
OS IRMÃOS TENTADOS
E, soltos eles, foram para os seus, e contaram tudo o que lhes disseram os principais dos sacerdotes e os anciãos.
Atos 4:23
Dois irmãos — ambos distantes de casa — enfrentavam tentações semelhantes. Um, que trabalhava longe da família caiu na armadilha de uma mulher mais jovem. O seu pecado causou constrangimento e abalou a família. O outro, que estava afastado dos entes queridos devido a uma crise familiar, resistiu às investidas de uma mulher com mais idade. Sua fidelidade resgatou e restaurou a família.
Quem são estes irmãos? Judá, que caiu na armadilha desesperada da sua nora Tamar, que era negligenciada (Gênesis 38). E José que fugiu dos braços da mulher de Potifar (Gênesis 39). Num capítulo a terrível história de irresponsabilidade e desonestidade; noutro, um belo capítulo sobre fidelidade.
As histórias de Judá e José quando confrontadas em meio à “história de Jacó” (Gênesis 37:2), nos mostram que a tentação em si não é um problema. Todos enfrentam tentações, até mesmo Jesus (Mateus 4:1-11). Mas como enfrentamos a tentação? Será que demonstramos que a fé em Deus pode nos proteger e evitar que caiamos em pecado?
José nos deu uma dica sobre como escapar do pecado: reconhecê-lo como afronta a Deus e fugir dele. Jesus nos deu outra opção: responder a tentação com verdades da Palavra de Deus.
Você está enfrentando tentações? Esta é uma oportunidade de tornar Deus e Sua Palavra reais, em sua vida. Fuja delas! —JDB
Caímos em tentação
quando não nos posicionamos contra ela. Dave Branon
VIAGENS
Quero ainda, irmãos, cientificar-vos de que as coisas que me aconteceram têm, antes, contribuído para o progresso do evangelho. —Filipenses 1:12
Nas páginas finais da minha Bíblia, as viagens missionárias de Paulo são mostradas em mapas por uma linha colorida, com setas indicando a direção de suas viagens. Nas primeiras três, as setas o levam para longe do seu lugar de partida e de volta a um ponto de retorno. Na quarta viagem, entretanto, Paulo viajava como um prisioneiro, sendo levado para ser julgado diante de César, e as setas apontam somente uma direção, terminando em Roma.
Poderia imaginar que nesta ocasião Paulo era um desafortunado, não fosse por sua visão de que Deus o estava guiando e usando-o tanto nesta viagem, quanto nas três anteriores.
Ele escreveu: “Quero ainda, irmãos, cientificar-vos de que as coisas que me aconteceram têm, antes, contribuído para o progresso do evangelho; de maneira que as minhas cadeias, em Cristo, se tornaram conhecidas de toda a guarda pretoriana e de todos os demais; e a maioria dos irmãos, estimulados no Senhor por minhas algemas, ousam falar com mais desassombro a palavra de Deus” (Filipenses 1:12-14).
Mesmo quando nossa jornada na vida é marcada por confinamento e limitações, podemos ter certeza que o Senhor encorajará outros através de nós, à medida que declaramos Sua Palavra e confiamos nele. —DCM
Para o cristão, o que parece um desvio pode, na verdade ser um novo caminho de bênçãos. David C. McCasland
DISFARCE QUASE PERFEITO
[…] foi expulso o acusador de nossos irmãos, o mesmo que os acusa de dia e de noite, diante do nosso Deus. —Apocalipse 12:10
Radovan Karadzic, antigo líder dos sérvios na Bósnia e acusado de genocídio, foi um dos homens mais procurados do mundo. Deixou crescer uma longa barba branca, portou documentos falsos e praticou a medicina alternativa, e assim enganou a todos — por algum tempo. Após 13 anos escondido, ele finalmente foi preso.
A Bíblia diz que Satanás também usa seus disfarces para enganar as pessoas. Desde o começo da história da humanidade, ele fingiu ser um sábio conselheiro, dizendo a Eva que Deus não tinha sido honesto com ela (Gênesis 3:4). Ele se “transforma em anjo de luz” (2 Coríntios 11:14), mas o Senhor Jesus Cristo o desmascarou como um “mentiroso e pai da mentira” (João 8:44).
As pessoas geralmente erram nos dois extremos de sua visão de Satanás. Alguns o ignoram, enquanto outros atribuem a ele mais poder do que merece. Que não sejamos enganados. Satanás é poderoso como o “deus deste século” (2 Coríntios 4:4). Mas os cristãos não precisam se acovardar diante dele, temerosos, “porque maior é aquele que está em vós do que aquele que está no mundo” (1 João 4:4). Aproxima-se o dia em que Satanás será lançado no lago de fogo (Apocalipse 20:10).
Até esse dia chegar, não sejamos enganados, pelo contrário, vivamos vidas santas que reflitam a imagem de Cristo, pois Ele é “verdadeiro, e nele não há injustiça” (João 7:18). —CPH
Satanás só oferece truques e enganos. C. P. Hia
Unidade em Cristo
Rogo-vos, irmãos, pelo nome de nosso Senhor Jesus Cristo, que faleis todos a mesma coisa, e que não haja […] divisões. —1 Coríntios 1:10
A coruja pintada está desaparecendo dos Estados Unidos. Pensou-se originalmente que o crescimento do desmatamento fosse sua grande ameaça. As pesquisas mostram, no entanto, que um dos parentes da coruja pode ser o problema. Durante os últimos 15 anos, a coruja listrada migra em número cada vez maior em direção ao oeste. Corujas listradas, que costumavam viver exclusivamente ao leste do Mississipi, competem pelo mesmo alimento que as corujas pintadas, mas são mais agressivas e adaptáveis.
De modo semelhante, nossos maiores conflitos espirituais vêm, não de fora da igreja, mas de outros cristãos. O mesmo acontecia na igreja de Corinto, e Paulo parou para dar atenção a esse espírito divisor que havia crescido nessa congregação. Esse espírito ameaçava a unidade da igreja. Paulo, com um empurrãozinho pastoral, encorajou-os a concordar quanto aos elementos essenciais e a não se dividirem quanto aos não essenciais. As pessoas estavam discutindo por que estavam se alinhando a diferentes líderes cristãos — Paulo, Apolo, Pedro, e até Cristo. Ao criar tais divisões, eles passavam a valorizar seu líder favorito acima da unidade em Cristo.
Paulo disse que o elemento essencial que deveria unificar a igreja é a pregação das boas-novas. Esse deveria ser o nosso alvo também.
Uma igreja unida é uma igreja forte. Marvin Williams
Intrigas de favela, de irmãos que nasceram juntos nela, lembra daquela velha lei, que sempre nos espera, tudo o que vai volta, ou aqui se faz aqui se paga, desse mundo não levamos nada, voltamos a ser poeira e a poeira o vento levará, e para o universo se juntará, daí vem os cara querer se acha, sendo que todos somos charas.
Intrigas de favela, daqueles que morrem e morreram por ela, chega desse papo levanta a mão pro alto.
Intrigas de favela, vamos levantar, fazer que ela seja nosso orgulho, e não um monte de entulho.
Intrigas de favela, fazemos da nossa vida o melhor e não igual uma novela.
Não é este o filho do carpinteiro? O nome de sua mãe não é Maria, e não são seus irmãos Tiago, José, Simão e Judas?
Mateus 13:55
"Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento."
Filipenses 4:8
Reflexao
Valores morais
Senhor Jesus, eu regresso a Ti assim como Pedro fez, pois só Tu tens as palavras de vida eterna, que estabelecem a minha quando sinto-me decepcionado. Como filhos de Deus, se pensarmos naquilo que é honesto, genuíno, autêntico, sincero, fiel, certamente não diremos nada indevido, falso, errado, enganoso ou incerto.
Compartilhe esta reflexão
FIEL GAIO
Amado, [Gaio]
procedes fielmente naquilo que praticas para com os
irmãos, e isto fazes mesmo quando
são estrangeiros.
—3 João 1:5
A 3.ª Epístola de João apresenta um
duro contraste entre as formas que dois membros da igreja recebiam os crentes que os visitavam. A carta era endereçada ao amado Gaio, a quem João amava de verdade (v.1). A verdade estava nele à medida que ele andava com Deus (v.3). Tudo o que fazia pelos seus irmãos — missionários itinerantes e mestres tais como Paulo — fazia fielmente e com amor (vv.5-6).
Diótrefes era outra história. Ele era orgulhoso e autoritário (v.9) e falava contra aqueles que vinham em nome de Cristo (v.10), provavelmente até mesmo contra Paulo. Além disso, ele expulsava da igreja qualquer pessoa que desejasse aceitá-los. Sem dúvida, fez isto para proteger a sua posição e os próprios interesses, e, para concentrar a atenção sobre si.
Minha esposa, eu e nossa neta recentemente visitamos um país que uma vez fora fechado ao evangelho.
A hospitalidade daqueles que amam a Cristo é demonstrada no coração e no lar — receptivo e acolhedor. Apesar de terem pouco, a generosidade deles era impressionante. Que encorajamento para nós! Eles verdadeiramente seguiram o exemplo do fiel Gaio.
Que Deus nos dê um espírito amoroso e fiel, que nos capacite a tratar nossos irmãos cristãos de “modo digno de Deus” (v.6). —DCE
Um coração e um lar dispostos a servir refletem
a hospitalidade que agrada a Cristo. David C. Egner
Porque, só este TÃO POUCO resta, para tod@s felizes/bons primos/IRMÃOS podermos ser, que é em UM, realmente nos tornarmos; com carinho e esperança, aqui deixo este pensar:
Facebook...
Um… Um… UM!...
Nesta rede social, já passamos;
Um terço, do todo, que a nós completa;
Por dado a ser só numa, em UM juntamos;
Milhões, mesmo da forma mais discreta!
Aqui não guerreamos, nem matamos;
Compreendemos que de UM, não passamos;
Que bom seria o resto elucidarmos;
Pra se dar, como nós aqui nos damos!
Por isso vamos chamar até nós;
Os outros dois terços, que cá faltam;
Chamando a nós todos quantos pudermos!...
Para formarmos UM, mas UM com vós;
Que cante, como os pássaros cantam;
P'ra COM TAL; todos MUI FELIZES SERMOS!
Com esperança;
Um instrumento é o que somos,
Mas precisamos nos deixar usar
Para o bem e evolução dos irmãos menos esclarecidos
Precisamos ser fonte, onde espíritos com sede de amor encontre em nós um pouco do balsamo do alívio através de nossas energias emanadas mesmo através de simples conselhos e um pouco de atenção.
Vou embora para o sertão,
lá lutamos contra a seca e não contra nossos irmãos;
no sertão tem seca, luta e muita tribulação,
mas, sequidão por sequidão, acho que não perco a razão,
porque aqui a seca é no coração.
No sertão enfrentamos fome, desprezo e dificuldade,
aqui encaramos a hipocrisia que é um grande enfermidade,
tem matado a muitos que são amigos pela metade,
e antes que este mal me aflija, já que não quero esta enfermidade,
Vou embora pro sertão enquanto me resta sanidade.
Aqui temos transportes,
água e comida, e vivemos com comodidade,
já o povo sertanejo, sempre contando com a sorte,
nunca nega guarida, a aquele que necessita,
supera suas dificuldades e com muita humildade,
sempre nos felicita.
É comum pelo sertão, os mais velhos nos saudar,
dizendo: Deus te abençoe! para nos encorajar,
Aqui as pessoas vivem sem se importar,
E, se o sucesso você alcança,
vão tentar de derrubar.
A labuta do sertanejo, para trazer para casa o pão,
a espera pela chuva para fazer a plantação,
a resistência na seca sem de sua terra se ausentar,
a fidelidade pela cultura e o amor pelo lugar,
me tocam profundamente ..... e aqui quero esboçar,
que desejo ardentemente par o sertão me mudar.
Superando a inveja
Tenha uma mente, tendo compaixão um pelo outro; amor como irmãos. - 1 Pedro 3: 8
Escritura de hoje : 1 Pedro 3: 8-12
Com a língua na bochecha, alguém definiu a felicidade como "uma sensação agradável decorrente da contemplação da miséria do outro".
Poucos de nós concordariam com essa definição, mas receio que todos possamos ver a verdade suficiente para nos fazer recuar. É compreensível querer ser um sucesso como um vizinho. Mas é errado ter uma atitude que diz: "Se não posso, também não quero que mais ninguém o tenha".
Eu tinha cerca de 13 anos quando comecei a perceber que as habilidades atléticas do meu irmão de 10 anos, Len, eram maiores que as minhas. No começo, um tom de ressentimento surgiu dentro de mim, mas não teve a chance de se transformar em um forte sentimento de inveja. Por quê? Porque eu amei Len. Logo comecei a me orgulhar de suas realizações atléticas e senti com ele a alegria da vitória e a agonia da derrota.
Essa experiência me ensinou que amor e inveja não podem coexistir no coração humano. Agora, sempre que a inveja eleva sua cabeça feia, lembro-me de como meu amor por Len o expulsou de mim. Também me lembro da advertência de 1 Pedro 3: 8, “Amor como irmãos”. Isso me permite “me alegrar com os que se alegram e chorar com os que choram” (Romanos 12:15).
Estar comprometido em amar os outros é o segredo para superar a inveja.
Refletir e orar
Das sementes da inveja no coração,
brotam as ervas daninhas do ódio;
Então, ajude-me, Senhor, a amar aquele a
quem acho difícil de tolerar. -D. De Haan
Uma dose diária de amor semelhante a Cristo curará a doença cardíaca da inveja. Herbert Vander Lugt
Quem é Jabez?
Jabez foi mais honrado que seus irmãos. -
1 Crônicas 4: 9
Escritura de hoje : 1 Crônicas 4: 9-10
As celebrações do Ano Novo Chinês são divertidas para as crianças. Quando parentes e amigos se reúnem, é costume que os adultos entreguem às crianças pequenos envelopes vermelhos contendo somas de dinheiro. As crianças costumam abrir seus pacotes apenas para receber o dinheiro, e seus pais precisam lembrá-los de que o doador é mais importante que o presente.
Da mesma forma, quando estudamos a oração de Jabez em 1 Crônicas 4: 9-10, é importante lembrar que o Doador, o Senhor, é mais importante que o presente. Se nos concentrarmos apenas no pedido de Jabez, pode ser fácil cometer o erro de transformá-lo em uma fórmula para obter o que queremos de Deus.
Não sabemos muito sobre Jabez, exceto que sua mãe deu a ele um nome que soa como a palavra hebraica para "angústia" ou "dor". Também nos dizem que quando ele cresceu, "Jabez era mais honroso que o seu". irmãos. "
O que tornou Jabez "mais honrado"? Com base em sua oração, podemos assumir que ele levou a sério seu relacionamento com Deus. Não havia mágica nas palavras de sua oração. Antes, ele sabia que Deus é o doador de todas as coisas. Jabez foi honrado, creio, porque ele honrou o Senhor.
Nossa oração hoje deve ser imitar o caráter de Jabez, que viveu para agradar a Deus.
Refletir e orar
Não podemos presumir saber o que é melhor
Quando começamos a orar;
Portanto, devemos perguntar: "O que honra a Deus?"
E busque Sua vontade e caminho. —Sper
O propósito da oração não é conseguir o que queremos, mas tornar-se o que Deus quer. Albert Lee
Inveja: como reagir?
“Certa vez José teve um sonho e o contou aos seus irmãos. Aí é que ficaram com mais raiva dele” (Gn 37:5).
José contou seu sonho para as pessoas erradas. Mas quem sonda o coração de Deus?! Por isso, é preciso saber que quem está com Deus, Deus está em tudo.
Apesar da nossa imprudência, Deus cuida de nós, e garante o melhor para os seus escolhidos. Só Deus sabe aproveitar as circunstâncias para o alcance dos seus propósitos. Ninguém mais tem essa sabedoria. Ninguém! Como transformar o mal em bem sem machucar ninguém?!
Contar um sonho para todo mundo, contar aos outros algo bom que é certo de acontecer, leva a pessoa a ser odiada por muitos. Porém, nenhum ódio humano tem poder para destruir o amor de Deus por seus escolhidos. E o amor de Deus destrói qualquer forma de mal, transformando tudo num bem maior e inimaginável.
Não se deve contar nada para aqueles que já demonstraram algum comportamento estranho para consigo — aquelas reações que causam desconforto seguido de insegurança em uma conversa, no contato etc. Tua própria família e também na igreja há pessoas invejosas. Não se engane!
Saul invejou David e os irmãos de José o invejaram. José não se vingou de seus irmãos, assim como David não se vingou de Saul, quando, na verdade, se os dois quisessem, poderiam e tinham condições plenas para efetuar vingança, mas pagaram mal com bem. Por isso mesmo, ambos foram tremendamente galardoados por Deus.

Amados irmãos busque mais de Deus.
Eles podem acabar com nossos cultos,
Podem tirar nossas bíblias, mas a intimidade com Deus e um relacionamento verdadeiro com o Espírito Santo não podem ser aniquilados.
EU NÃO CONHEÇO VOCÊ,
não sei
o seu sobrenome,
se você tem
irmãos
ou irmãs
ou pais
ou primos
que são tipo
irmãos
e irmãs
e tias
e tios
que são tipo
mães
e pais,
mas se o sangue
dentro de você corre dentro
de outra pessoa,
você nunca vai querer
ver esse sangue correr
fora deles.
Humano como nós
Em todas as coisas Ele teve que ser feito como Seus irmãos. - Hebreus 2:17
Alguma vez você já se perguntou como seria ser outra pessoa? Quase 40 anos atrás, John Howard Griffin escureceu sua cor de pele e experimentou a vida em uma sociedade predominantemente branca. Em seu fascinante livro Black Like Me, Griffin descreve suas viagens nos Estados Unidos e fala sobre a triste discriminação e preconceito que enfrentou.
O Filho de Deus fez muito mais do que mudar sua aparência. Ele colocou de lado a Sua glória e assumiu a nossa humanidade. Ele viveu nesta terra como um homem que foi desprezado e rejeitado (Is 53; Fp 2: 5-8). Por causa de Seu amor por nós, Ele entrou em nossa tristeza e passou a conhecer por experiência pessoal os sentimentos que nós humanos temos.
O escritor aos Hebreus disse que, porque Jesus viveu como homem e morreu por nossos pecados, Ele é nosso Sumo Sacerdote misericordioso e fiel (Hb 2: 14,17). Porque Ele se tornou um de nós e sabe o que é ser tentado, Ele é capaz de nos ajudar quando somos tentados (v.18). Podemos orar em Seu nome com ousadia (4: 15-16), dizendo a Ele com total honestidade nossas lutas, medos, derrotas, necessidades - até mesmo nossos questionamentos e dúvidas. É por isso que, quando nos lembramos de tudo o que Ele suportou para nós como o Filho de Deus da glória, nós O amamos e nos esforçamos para agradá-Lo.
Uma vez dos reinos da infinita glória,
até as profundezas da nossa ruína e perda,
Jesus veio, buscando - oh, a doce história do amor -
Chegou à manjedoura, à vergonha e à cruz. - Strickland
O Filho de Deus tornou-se um de nós para nos tornarmos um com Ele.
Vernon Grounds
. . . E seus irmãos
Todos eles continuaram de comum acordo. . . , com as mulheres e Maria, mãe de Jesus, e com seus irmãos. - Atos 1:14
Para todos os que têm um familiar próximo que não é seguidor de Cristo, o Dr. Lucas incluiu uma maravilhosa surpresa no primeiro capítulo de Atos. Entre os que se reuniram para orar nos dias após a ascensão de Jesus ao céu, Lucas mencionou Maria, a mãe de Jesus, e Seus irmãos (At 1:14).
Esses mesmos irmãos cresceram com Jesus em Nazaré (Mt 13: 54-55). Eles vieram se encarregar de Jesus durante o Seu ministério inicial, porque erroneamente pensaram que Ele estava fora de si (Mc 3: 21,31-32). E eles sarcasticamente pediram que Jesus lançasse Sua “carreira” em Jerusalém, mesmo que eles se recusassem a crer Nele (João 7: 1-5).
Como muitas famílias hoje, a própria família de Jesus foi dividida pela questão da crença nEle. Nosso Senhor experimentou o sofrimento, o mal-entendido e até o conflito que pode resultar quando as famílias são divididas por questões de fé. Mas em algum momento, embora não nos digam quando, os irmãos de Jesus creram Nele como seu Senhor e Messias.
Não podemos obrigar nossa família a receber nosso Salvador, mas podemos continuar a amar e orar por eles. E podemos permanecer confiantes de que na providência de Deus maravilhosas surpresas ainda acontecem.
Pensando bem É
alguém que você ama resistir ao Salvador?
Como Deus se sente sobre essa pessoa? (2 Ped. 3: 9).
Ore por sua amada agora.
Deus ama nossos entes queridos perdidos ainda mais do que nós. David C. McCasland
Ame os irmãos
Amados, amemo-nos, pois o amor é de Deus. - 1 João 4: 7
Em seu livro Oração: Encontrando o Verdadeiro Lar do Coração, Richard Foster fala de um velho sábio que perguntou a seus discípulos: “Como podemos saber quando a escuridão está saindo e o amanhecer está chegando?” “Quando podemos ver uma árvore à distância e saiba que é um olmo e não um zimbro ”, respondeu um aluno. "Quando podemos ver um animal e saber que é uma raposa e não um lobo", respondeu outro.
"Não", disse o professor.
Intrigados, os alunos pediram a resposta. O sábio respondeu calmamente: “Sabemos que a escuridão está saindo e o amanhecer está chegando quando podemos ver outra pessoa e sabemos que é nosso irmão ou irmã; caso contrário, não importa que horas sejam, ainda está escuro. ”
Levamos a sério as palavras de João: “Sabemos que passamos da morte para a vida, porque amamos os irmãos”? (1 João 3:14). Ou sabemos de cristãos de quem não gostamos intensamente? Desprezamos aqueles que freqüentam uma igreja diferente e não concordam conosco em todas as questões? E os cristãos de outra raça? Gostamos deles não apenas à distância, mas também quando são íntimos e pessoais?
Se o amor é a marca de um crente, as pessoas reconhecem que pertencemos a Cristo?
Toda bondade feita a outros
é bondade feita a Ti;
Amor cristão por todos os meus irmãos
Que o mundo observe em mim. —Brandt
Pessoas com um coração para Deus têm um coração para as pessoas. Haddon W. Robinson