Poema de Incerteza
Perceber o futuro é essencial, mas com cautela, para não nos perdermos em incertezas e deixarmos de aproveitar o melhor do presente.
Mesmo diante das incertezas do futuro, valorize os momentos de felicidade que você experimenta no presente.
Mentes frágeis precisam de dogmas; mentes fortes suportam o peso da incerteza. O pensamento livre não teme o vazio, pois sabe que é nele que nasce o novo
Que Deus esteja ao nosso lado nas escolhas, decisões, dúvidas e incertezas, nas quedas, vitórias e aprovações.
Dentre todas as incertezas, surgem algumas certezas também. Dentre essas, há a de que o que outrora não merecia minha atenção, a partir de agora vou me tornar importante o suficiente para me integrar ao meu do a dia.
A realidade não muda e as coisas não se resolvem por contemplação das incertezas, pelo cultivo do medo ou prolongamento das angústias e sofrimentos.
Se pensarmos na fragilidade humana e dermos mais ênfase na insegurança e incertezas, vamos ver as estações passando uma após a outra, como frutos do tempo que não espera, das cores que antes vivas, agora desbotam, dos cabelos claros ou negros que embranquecem, da força que não media distâncias e um dia também se enfraquece.
Quando atravessamos incertezas ou dificuldades, uma palavra de estímulo pode nos lembrar de que nada nos define ou limita e somos capazes de alcançar os nossos sonhos ou superar os desafios, com coragem e determinação.
Por mais que a incerteza possa nos tornar resilientes, viver uma incerteza que não é nossa acaba se tornando um dos maiores desafios da vida.
A fragilidade e as incertezas de gostar de alguém sempre me fazem entender por que devemos ser mais "reservados". A segurança e a previsibilidade da própria companhia continuam sendo a melhor escolha para evitar possíveis frustrações.
Me deixa me embrenhar de incertezas enquanto houver dúvidas sobre a mesa, sou grato por cada acontecimento, de tudo extrai o tesouro da sabedoria do ser que vive sem buscando um porque.
A perda é a inacessibilidade absoluta. Momentos são fragmentos de incertezas. Rejeições são possibilidades. Erros são professores. O passado é um mercado: entre marcas, escolho o que é necessário, controlo o desejo do que me controla. De tudo que já tive, o que mais me falta é o amor, atenção - irão chamar de carência, talvez seja, melhor dizer o que sinto do que entregar minha vida de bandeja.
A incerteza nunca foi o verdadeiro obstáculo. O que nos paralisa é o medo de descobrir que poderíamos ter vencido, mas escolhemos não tentar.
Essa velha alma cada vez mais entusiasta, que ao se alimentar das incertezas deste constante imprevisível, está cada vez mais deslocada e incoerente com a inércia a qual a vida lhe atribui...
"Medo é o nome que damos a nossa incerteza: nossa ignorância da ameaça e do que deve ser feito". Uma questão importante sobre o medo: aquilo que te apavora te domina. Se você tem medo forte, será vítima de alguma forma de controle para compensar. Pessoas assustadas cedem sua liberdade ao Estado, ao trabalho ou ao casamento. Temer é obedecer. Primeiro passo de conhecimento: o que te assusta hoje?
Entre a dúvida e a incerteza, mais seguro trabalhar com a incerteza. A primeira, depende de conhecimento, nem sempre disponível, a segunda de probabilidades. A escolha, entretanto, é de cada um.
Na caminhada cristã, há momentos que nos deixam em dúvida, mas essa incerteza, por si só, já é uma resposta. Não precisamos de confirmação adicional.
Um pesquisador científico é um curioso, cheio de incertezas, que nunca estará satisfeito com o que sabe; e sabe que tudo está por construir. Já o "especialista" se julga sabedor de tudo, inclusive, do que nem a Ciência tem convicção de onde vem, onde está e para onde vai, como o autismo, por exemplo.