Poema de Generosidade
"No campo dos meus registros memoráveis e admiráveis, permaneceu em alta conta as personalidades menos competitivas e ainda menos, polêmicas. Raridades? Por isso mesmo, valiosas. Polemizar e comparar como sinônimo de se impor, se sobrepor ou tão somente, aparecer mais, é no mínimo, de um tremendo mal gosto. A maior grandeza da personalidade, é diretamente proporcional ao respeito e generosidade praticados, e à felicidade partilhada. O destacar-se é consequência, é fluidez. Naturalidade é tudo! Espontaneidade complementa. Simplicidade encanta. Do que faz sentido... transpira coerência. Transmite confiança."
Muitas das vezes pequenos gestos se tornam grandes ações, a vida pode ser mudada num simples cair de uma folha
O que é verdadeiro, sempre vem ou vai de graça, motivando-se unicamente pela intenção, seja ela afetiva ou obsequiosa.
"A ciência é a inteligência do mundo; a arte, o seu coração" (Máximo Gorki) "e a generosidade o seu espírito" (Fred Vilar)
Querer efetivamente que o próximo alcance o sucesso e o ápice de sua felicidade é um ato de grandeza, sabedoria e generosidade. Mas isso, meu caro, é privilégio de pouquíssimos.
Na face da verdade, sê adorno; coroa, na fronte da fidelidade; coluna no templo da retidão; sopro de vida, no corpo da humanidade; emblema dos que buscam a justiça; estrela sobre o horizonte da virtude; orvalho no solo do coração; arca no oceano do conhecimento; sol no céu da generosidade; jóia no diadema da sabedoria; luz radiante no firmamento de tua geração; fruto na árvore da humanidade.
Devemos ser como uma fonte que está constantemente se esvaziando de tudo o que possui, e sendo permanentemente suprida por uma fonte invisível. Dar continuamente para o bem de nossos semelhantes, sem temer a pobreza e confiantes na infalível generosidade da Fonte de toda riqueza e todo bem eis o segredo do bem viver.”
Quem é generoso trata o dinheiro apenas como papel. Pois tem a certeza que quando a sua vida chegar ao fim é exatamente isso que o dinheiro será. Apenas um papel.
Quando compartilhamos algo, pela simples satisfação de proporcionar boas sensações para outras pessoas, agimos com generosidade.
Vamos retribuir com generosidade as bênçãos que recebemos?
Tudo na vida é uma questão de valores, valorizam-se coisas e pessoas, no entanto, nem sempre a importância que damos a alguém é o que realmente ela merece ter, ame-se acima de tudo e saiba retribuir a generosidade das pessoas sinceras.
Para quem traz uma natureza generosa pode ser extremamente doloroso mostrar-se duro e impessoal, mas a generosidade passa pela promoção do crescimento alheio, e muitas vezes esse crescimento pede um comportamento oposto ao que se possui, e do quão doído se mostre, para que o outro possa perceber o sofrimento que produz. Relevá-lo não apenas se mostraria ineficaz quanto injusto em relação aos que exercem sua generosidade como recíproca natural.
Convidei um senhor de rua para almoçar. Após o almoço, em razão de um aperto de mão, contraí uma uma irritação braba na pele da mão e do punho. Precisei tratar com um remédio forte. No final da consulta, o médico pediu para que eu não fizesse mais isso: "Aprendeu agora, né? Vê se não faz mais isso! Parece maluco..." Apertei a mão dele e disse que, no lugar do conselho, poderia me dar luvas.
O trabalho do futuro demandará profissionais com altíssima adaptabilidade, que combinem profundidade de especialistas e amplitude de generalistas, que não tenham medo de correr riscos calculados e que naveguem bem em um ambiente multicultural. No entanto, carisma, generosidade e capacidade de gerir pessoas são habilidades fundamentais em qualquer momento da história humana.
De que vale todo um conhecimento adquirido por uma vida inteira se não pode ser dividido generosamente por um minuto.
A Verdade é o lema dos justos; O temor é o lema dos obedientes; A Prudência é o lema dos Sábios; Agora não dá é O Lema dos preguiçosos; Ousadia é o lema dos corajosos; e Igualdade e Generosidade é o lema dos bons de coração.
Ter empatia é compreender o desconforto alheio. Ser generoso não é apenas dar esmolas. Na verdade, em algumas ocasiões, pequenos gestos representam mais do que enfiar a mão no bolso. Por outro lado, se valorizar as conquistas do próximo é também generosidade, não sorrir com a alegria do outro também é avareza.
O amor se aprende: quanto mais se conhece, mais se ama. O amor se desenvolve: quanto mais se desfruta, mais cresce. O amor se vive: com acolhimento, carinho e generosidade.
Diálogo são olhos que sinalizam atenção, silêncio que pronuncia respeito. Acolhimento, conforto, generosidade. É dar como alimento o carinho.
A rotina fermenta o açúcar das relações. E transforma iniciativa em apatia, companheirismo em desprezo, generosidade em mesquinhez.