Poema de Envelhecimento
No budismo perdi o medo do envelhecimento. No kardecismo perdi o medo da morte. No taoísmo descobrir que o melhor caminho é o meio.
O que mais eu tenho a oferecer? Nada de novo me acontece. Essa é a realidade do envelhecimento, e acho que essa é a questão essencial. Ainda não estou preparado para ser velho.
Há dois sinais de envelhecimento. O primeiro é desprezar os jovens. O outro é quando a gente começa a adulá-los.
O envelhecimento é perceptível com as marcas do corpo. Mas o coração fá-las desperceber, se alimentado com muito amor!
No amor não importa o tempo, porque não existe envelhecimento quando dois corações batem no mesmo compasso
Aquele que não se nega ao envelhecimento, é o que mais conhecimentos adquiriu para enfrentar o máximo de percalços da vida.
Se envelhecimento é sinal de decadência profissional, o que falar daqueles que, ainda jovens se deixaram vencer e se perderam na caminhada da vida, abandonando os seus sonhos? O que falar?
O envelhecimento é uma dádiva. Nele reunimos o nosso presente, passado e futuro de tal modo que passamos a não nos importar com mais nenhum dos três, mas tão somente em sugar toda a misteriosa essência da vida.
Amadurecer não é entregar-se passivamente ao processo de envelhecimento. É experimentar aquilo que vai ganhando certo gosto, ao sabor do tempo.
"Uma infância cíclica, que se renova com o passar do tempo ou a ideia de que o envelhecimento e a fadiga não são frutos de um processo gradual, mas acontecem de repente, são conceitos de difícil defesa. Mas não deixa de ser interessante brincar com eles por uns momentos."
O estresse crônico libera altas taxas de cortisol, sendo uma das causas do envelhecimento precoce, inclusive prejudicando o processo de emagrecimento. Além disto, o cortisol em excesso provocado pelo estresse é a causa do famoso “branco” em alguns alunos no momento de exames escolares. Saiba aqui o que é o estresse, como ele age, o que provoca no organismo e quais estratégias de enfrentamento devem ser utilizados para uma melhor qualidade de vida.
Não podemos frear nossa idade cronológica, mas possuímos a opção de retardar o envelhecimento do corpo através de uma vida regada de muito exercício físico.
O problema do suposto déficit da previdência social no Brasil não está no envelhecimento da população, mas sim na ineficiência dos governantes que administram o sistema e no desvio das importâncias para outras finalidades.
O envelhecimento do corpo é natural e inevitável. Contudo, o envelhecimento da alma necessita do consentimento de quem a possui.
Que sejamos sempre veementes, de alma esperançosa e sonhadora, feito eternas crianças!
Não deve ser novidade que o exercício físico dá mais energia, ajuda a retardar o envelhecimento e renova os músculos. EXERCITAR-SE previne a degeneração física. É como se prolongar-se a juventude. Faz bem para a pele, aumentando o fluxo sanguíneo nela, provendo-a de nutrientes e retirando as toxinas. Pessoas ativas são menos sujeitas a ter problemas cardíacos. Percebemos no próprio corpo o resultado da falta ou prática dos exercícios físicos.
Quero, porém, falar de outro tipo de exercício: o intelectual. Ele é tão necessário quanto o outro. Por quê? Simplesmente pelo fato do homem não ser só corpo. O escritor espanhol Baltasar Gracián, dizia que fazer um sábio no presente exige mais do que se exigiu para fazer sete no passado. O fato é que ninguém nasce perfeito, mas deve aperfeiçoar-se dia a dia, até se realizar por completo, repleto de dotes e de qualidades, será então reconhecido pelo requintado gosto, inteligência aguda, intenção madura. É aceito, e até desejado para privar dos seletos do “high society”.
Cada passo para o envelhecimento é um passo para o desespero, morrer e te deixar sozinha, sem deixar um alguém para dividir suas dores, alegrias e seu amor, espero que você parta antes de mim, e se você partir “que se vá sonhando comigo”.
Envelhecimento seria perder tempo em aprender coisas que não me interessa. Isso iria me privar em descobrir coisas interessantes. Por ex "ser jovem para sempre" ainda tenho em mim, sonhos, mesmo sabendo que esses jamais serão para o sempre, infinito e o além... Tudo ao meu redor sempre irá me surpreender para assim recomeçar.