Poema de Despedida de Professor Amigo
a vida é uma escola, o destino é o professor e suas escolhas são consequências. ele mostra que ninguém aprende sem sofrer por algo ou alguém.
EM TEMPO DE PANDEMIA, todo mundo tem a bula da educação, todos querem ensinar o professor a ensinar. Mas, ninguém sabe ensinar o aluno a aprender. E o aluno repreende o mestre, dizendo que ele não pode dizer isso ou aquilo. Se não sabe o que é ser aluno, vai saber o que é ser professor?
Estou dando as tais aulas virtuais, pensei que ia interagir com os alunos, mas as mães arrogantemente mandam mensagens dizendo que seu filho não entendeu a tarefa nem me dão a chance de perguntar a ele em qual ponto não entendeu, pois elas explicarão do jeito delas, e a dúvida que nunca existiu continuará. Sim... porque as tarefas são simples demais para exatamente evitar dúvida, devido a dificuldade de comunicação. CiFA
Uma das funções do bom professor é orientar seus alunos sobre como eles devem organizar seus estudos!
Ser professor é despir de todo e qualquer preconceito, para que a aprendizagem seja alcançada. Sua origem, cor, credo, condição social, orientação sexual, não são barreiras para a educação.
Um bom professor não ensina ao seu aluno o que sabe, ensina-o a duvidar do que ele sabe. (Edna Frigato)
Bom professor não merece cobrança externa sobre seu trabalho, pois já basta a que ele faz a si mesmo mediante a frustração que é não conseguir desempenhar seu papel como gostaria, inclusive devido a fatores externos.
Deus é o maior e melhor pai e professor. Ele ensina e orienta a cada um de multiplás maneiras, de acordo com os modos viventes de cada ser. E no momento de provar cada um o que aprendeu, ele fica aguardando cada criatura a passar no seu teste, sempre permanecendo em silêncio durante o mesmo.
Professar a profissão de professor pressupõe principalmente pregar, pautado em premissas positivas. Pois, permanentemente o poder das palavras pode potencializar a perseverança. Portanto, persisto plenamente na práxis, publicando projetos, planos e pautas, no propósito pacífico de prestigiar pessoas plenas, pelas perícias peculiares e pertinentes ao processo profissional.
O que a criança vivencia é o que ela mais capta. Não é somente o que o professor diz a ela, mas o que ela ver principalmente pai e mãe fazendo. A educação pelo exemplo é a mais importante de todas. A criança vai captar muito bem o comportamento dos pais e há uma grande possibilidade de reproduzi-lo. A educação é feita a todo o tempo, não somente quando se fala, mas principalmente por suas ações. Uma criança deve aprender essencialmente que o mundo é feito de diversidades e que o respeito pelo outro é essencial para uma vida harmônica.
O papel do professor é oferecer ferramentas adequadas para que os estudantes se tornem plenos protagonistas de seus pontos de vista a respeito do mundo e de si mesmos.
No Brasil está tudo invertido. O salário do político tinha que ser do professor e o do professor ser a do político.
Você vai para a escola, e escuta a explicação do professor. Você chega em casa, e lê o livro da matéria estudada... Mas e aí? Você aprendeu alguma coisa? Você sabe, sabe se é assim? É o que você lê ou o que te dizem?
Ser professor, é estar acordado quando todos estão dormindo, é chorar quando ninguém vê, é construir pontes para os alunos se tornarem: reis, presidentes, grandes líderes... não serem bem remunerados e morrerem pobres e cheios de títulos.
Um bom professor é como uma vela, que se consome para iluminar o caminho para os outros.
O silêncio é meu professor mais novo, um velho cheio de rugas fundas duro e confuso, não responde perguntas, olha dentro de mim como se tudo que já tivesse uma resposta.
O profissional mais perigoso existente no mundo é o professor. Ele pode transformar pessoas em grandes vencedoras, entretanto também pode ser um destruidor de sonhos.