Poema de Despedida de Professor
O êxito de um professor de matemática deve ser medido pela quantidade de alunos que, ao longo da vida, ele ensinou a pensar por si mesmos e não pelo volume de fórmulas que os fez memorizar.
Ser professor é inventar, é reinventar, é ser criativo, é ser palhaço, é ser mágico, é ser artista, pois a cada aula ministrada é um peça teatral apresentada, a qual será lembrada pelos alunos, pois será a base, o alicerce para construírem o caminho do sucesso.
Iniciei como professor de história mostrando o quanto sabia escrever, identificar realidades em mapas, datas, fatos e etc. Percebi em poucos meses o quanto me distanciei da realidade vivida pelos meus alunos. Penso que mais interessante que falar da Revolução Francesa, seria começar a mostrar para os alunos a realidade que eles vivem, se questionando sobre o que é a escola, o que é a politica, para depois tomarem consciência do quanto a Revolução Francesa teve impacto na organização social e politica em que vivemos. Assim, mostraremos o que é a liberdade, igualdade e fraternidade tão disseminada.
O professor de sociologia do Ensino Médio deve estar em constante ATUALIZAÇÃO dos conteúdos. O livro didático traz muito conhecimento teórico, se colocarmos essas teorias com a realidade de Geminiano isso pode causar dois impactos: POSITIVO, onde os alunos agora podem exercer a capacidade de relacionar o conteúdo estudado com a realidade vivida. NÃO POSITIVO, MAS INTERESSANTE: causar provocações na mentalidade politica da cidade.
O interessante em uma aula não é quando apenas o professor domina o conteúdo, mas quando este percebe que está aprendendo cada vez mais, em cada situação nova por ele enfrentada.
...agora me visto e saio, vou visitar o professor e troco com ele algumas frases amáveis, mais ou menos falsas, tudo isso contra a minha vontade, assim procede a maioria dos homens que vivem e negociam todos os dias, todas as horas, forçadamente e sem na realidade querê-lo; fazem visitas, mantêm conversações, sentam-se durante horas inteiras em seus escritórios e fábricas, tudo à força, mecanicamente, sem vontade; tudo poderia ser realizado com a mesma perfeição por máquinas ou não se realizar; e essa mecânica eternamente continuada é o que lhes impede, assim como a mim, de exercer a crítica à sua própria visa, reconhecer e sentir sua estupidez e superficialidade, sua desesperada tristeza e solidão. E têm razão, muitíssima razão, os homens que assim vivem, que se divertem com seus brinquedinhos, que correm atrás de seus assuntos, em vez de se oporem à mecânica aflitiva e olharem desesperados o vazio, como faço eu, homem marginalizado que sou.
(O Lobo da Estepe)
Professor NÃO é Educador, da mesma forma que Aluno NÃO é Estudante! Uma coisa é antagônica à outra; uma exclui a outra. Professor instrui; Educador, por excelência é pai/mãe/responsável.
Aluno assiste aula; é uma atividade coletiva e passiva. Estudante estuda; é uma atividade solitária e ativa. Quem assiste aula absorve. Quem estuda, produz. Não são sinônimos.
Vi ao meu redor a maioria da sala usando os seus métodos para enganar o professor, e tirar o que precisavam para passar da matéria. Penso, realmente estamos no mundo liquido de Bauman, só quero ver na hora de um concurso... Aí lá os aguardarei, estou construindo o conhecimento seguimentado no meu cérebro.
O verdadeiro professor não é aquele que ensina a não cair, mas é aquele que ensina a como se levantar depois de cada queda.
O maior professor da vida é o tempo. É com ele que você aprende que um celular de 100 R$ realiza a mesma ligação que um celular de 1000 R$; é com ele que você aprende que a solidão numa casa de 15m é mesma que uma casa de 500m. O preço muda, mas o valor não.
Nasceu professor e seu livro sendo sua própria vida para quem quiser, ou se dispuser a aprender, tornou-o um bipolar jardineiro maluco, biruta que era um matemático jornalista escreveu em braile sua astrofísica dinâmica para os surdos que ouviam sua música pois também era cantor e curava tudo em sendo médico psiquiatra ou ortopedista não precisava nas suas horas de cartomante ler nada do que estava escrito, só papéis em branco... foi arrancado pelos ajuizados de sua realidade "normal" e já não conseguia lidar com pessoas, isolando-se a historiar e nem no mundo virtual conseguiu advogar... ele resolveu mudar de vez de profissão... foi ser louco, foi ser feliz... encontrou paz!! Hoje jura que é melhor não ser o normal pois pode voar e pensar que é Deus... Não entendeu? Marque sua consulta comigo, sou Doutor em arquitetura!!
O Professor que se limitar (em prática- metodologia- e ação) na contemporaneidade (e na complexidade da Educação Moderna), as quatro paredes de sua “finita” Sala de Aula, eis aí um Profissional fadado à extinção e ao anonimato!
Muitas vezes o professor precisa "desaprender" o que pensa que sabe, para com o seu aluno, aprender a ensinar.
O meu Professor em uma palestra, perguntou o que é a vida? "A vida é algo que pulsa em busca de melhores tempos para as futuras gerações".
Quando se é um professor, parece que as pessoas querem tudo mastigado, mas se recebem algo dessa forma, é como comida, não se consegue reconhecer o sabor de nada, pois já fizeram / pensaram por você. Nada como apreciar o sabor de cada alimento / ensino, um a um.
- Relacionados
- Mensagens de agradecimento aos professores: textos que celebram a dedicação
- Poema sobre a Perda de Alguém Querido
- Frases de despedida para refletir sobre finais e recomeços
- Mensagens de despedida para amigos para marcar o coração de quem parte
- Poemas Despedida
- Despedida
- Despedida de Emprego