Poema de Criança
sentimento obscuro que maltrata quem recebe e diminuiu quem sente, nos tornamos menor do que crianças, mais doentes que viciados e mais triste que depressivos!
Se uma criança em toda a sua inocência tivesse noção das responsabilidades e problemas da vida adulta, ela certamente não desejaria crescer tão rápido.
Tudo quanto é erro cometido por criança perdoa-se, por adolescente justifica-se mas por um adulto condena-se
O circo é um pequeno paraíso; ontem, hoje e amanhã, estará sempre no sorriso de uma criança bem louçã.
Sinto-me criança quando deslizo minhas mãos
sobre as folhas brancas da alma registrando minha evolução.
Quando eu era criança pequena em Minas Gerais, num calor como esse, dizíamos; vamos timbungar na água? - (Dias de Verão em Minas Gerais).
Existe uma sacralidade nas criança que os olhos mal não enxergam; crianças herdam com mui facilidade um reino o qual nós adultos temos muita dificuldade de vê-lo. O Reino de Deus.
Criança de apartamento quando ouve falar em porco corre pra ver Peppa Pig na TV, criança da favela que ouve falar em porco corre pra casa rápido pra se esconder!
Ser como criança é ter a pureza da alma, o brilho desinteressado no olhar e o coração pronto para doar, sempre...
Não prometa doce pra criança! Afinal, as que tinham doce como promessa, cresceram e hoje cobram juros!
Quem sabe cantar está mais próximo do divino. Quando uma criança sabe cantar ela é o próprio divino.
Quando criança muitos foram aqueles que duvidaram de minha capacidade; agora grande a situação se inverteu. Muitos acreditam, mas eu duvido!
Quero a inquietude do filósofo, a serenidade do santo, a sapiência do poeta, a inocência da criança, e perspicácia da mulher.... quero a plenitude de Deus no homem.
Educar implica ensinar a lidar bem inclusive com atividades de que a criança não gosta, mostrando que o esforço pessoal seguido de bons resultados também dá prazer.
A criança deveria ser estimulada a se auto-avaliar na escola: isso a tira do comodismo e favorece o autoconhecimento e a superação dos próprios limites.