Poema de Compaixão
“São tempos de incerteza, preocupação, confusão, perdas, tristezas, compaixão. São tempos em que temos tempo para enxergar melhor o que sempre esteve ao lado, o simples, o valor. Tempo de preservar o que pode, o que se consegue. Tempo de ganhar uma memória infinita de alguém que amamos. Tempo que não vai voltar atrás. Tempo que precisaremos aprender a lidar, caminhar nele, que apesar de ser tão desconfortável está nos trazendo grandes lições de vida. Cada um no seu tempo. Vivendo o seu momento. Adoecendo ou enriquecendo a alma, se perdendo ou se encontrando, lamentando ou se encantando. Paciência. Respeito. Fé. Para os tempos de hoje e para todo o tempo do mundo.”
Medir a crueldade, a violência e o abuso com parâmetros de justiça sem a compaixão de se colocar no lugar do próximo é o mesmo que cometer o pecado que está julgando. Quando por religiosidade é a mesma falta de fé dos fariseus e carrascos que crucificaram o Cristo.
Sou partidário da graça e da fé consciente, sem amarras rituais, mas exigente no amor, na compaixão na auto avaliação e na reflexão, o evangelho da doação, da entrega pessoal, não de 10% mas dos que entregam tudo aos pés da cruz.
Compaixão significa literalmente "sofrer com", o que implica uma mutualidade básica na experiência de sofrimento. A emoção da compaixão surge do reconhecimento de que a experiência humana é imperfeita.
Te vi, meu Eu. E você me olhou de volta com compaixão e honra! Você me viu. Eu me vi! Nós nos vimos nessa descoberta cósmica, nessa troca doce e gentil de olhares figurados. E senti o que eu sempre busquei desde a minha infância: orgulho de mim mesma.
Coragem, resiliência, compaixão e contentamento... atributos indispensáveis para se alcançar aquela que é, talvez, a maior das aspirações humanas - a felicidade.
Entre o discurso de compaixão e a ação, existe um precipício que somente frágeis plumas sopradas pelo Vento podem transpor.
Nos caminho da vida buscamos a compaixão sobre os nossos próprios erros, vivemos num mundo de cruel discriminação, tanto na índole das pessoas como na cor e nacionalidade de cada um, perdemos o dom da liberdade, e ficarmos cada vez mais distantes de nós mesmos, onde a esperança se perde nos horizontes de nossos sonhos, assim buscando igualdade e a cooperação das justiças de nossos atos por nós executados, ficarmos abandonados pelos principais valores humanos, o amor que se ponha a ausência destes sentimentos que nos fere e faz nós refletir em conflitos violentos, entre o saber, ou a indignação em não ter sobre nós o divido perdão,
A sabedoria tem muitos filhos: humildade, tolerância, compreensão, paciência, compaixão e, principalmente, o amor
Quando usamos amor e compaixão como nossos princípios, podemos criar, desenvolver e implementar sistemas de mudança que são benéficos para todos os seres e ao meio ambiente.
"Ter compaixão", disse um paciente em carta aberta a seu cirurgião, "é mais do que segurar a mão. É o equivalente a um bom remédio."
" A beleza dos olhos não são as cores deles e sim os olhos de sinceridade,e de compaixão,e alegria de ver um belo mundo que muito não percebe o quão belo ele é "
A maior doença de uma humanidade sem Deus no coração é a falta de compaixão e perdão; e a maior tristeza é o orgulho, desrespeito e o egoísmo de pessoas sem amor ao próximo e a si mesmo.
Poucos olhares e poucas frases de compaixão em muito silêncio espremidos e encolhidos nas calçadas frias de noites escuras e mal dormidas. Nós podemos falar, podemos nos expressar com palavras e gestos, podemos dizer onde dói e pedir o remédio pra passar aquela dor que está ali incomodando. Eles não falam, eles não dizem que estão com fome a mais de dois dias e tudo que conseguiram beliscar nas últimas 24hrs foi apenas um pedaço de pão e um resto de macarrão vencido, ambos estavam estragados. Mas não é nenhuma novidade pra algo que foi encontrado jogado no lixo. E no momento não sabe qual é o pior, se é a dor no estômago ou o frio da calçada. Ou talvez os chuviscos gelados da chuva que estão caindo na noite escura, mais escura que as noites anteriores. Enxergamos o sofrimento deles e não podemos nos calar. Enxergamos pessoas que podem ajudar e preferem se omitir a isso. Enxergamos pessoas que quase não tem condições de colocar o próprio alimento na mesa, se esforçando e pedindo ajuda por eles, tirando de onde não tem pra matar a fome deles e curar suas feridas. E o pior de tudo é que essas pessoas ainda são julgadas pelo que fazem e somente elas sabem o tamanho das batalhas que enfrentam todos os dias. E tudo isso. Tudo isso é por AMOR. Texto de: @noemy.desenhista