Poema de Compaixão
Antes de citares algum versículo de bíblia lembre-se: Deus é amor, compaixão e sempre deixou claro para amarmos ao próximo como a nós mesmos. Apontar o dedo, discriminar, preconceitos etc. Não são coisas de Deus é coisa dos homens que nunca conseguem interpretar nada sem ter um pingo de maldade!
Quando experimentamos a compaixão de Jesus, estreitamos nosso relacionamento de amizade com ele. Tornamo-nos pessoas mais chegadas dele em comunhão diária.
“A compaixão de Deus é total, absoluta, incondicional, sem reservas. É a compaixão daquele que continua se dirigindo para os lugares mais esquecidos do mundo, e que não consegue descansar enquanto sabe que ainda existem seres humanos como lágrimas nos olhos. É a compaixão de Deus que não age meramente como servo, mas cuja condição de servo é expressão direta da sua divindade”(NOUWEN, Henri. Compaixão. São Paulo: Loyola, 1998, p. 39).
O ódio é um hóspede valente, sem entranhas e compaixão,
que penetra na alma da gente, e expulsa o amor do coração.
Hoje não existe mais raiva, decepção, angustias…Não existe também mais compaixão. Não existe sentimento algum dentro de mim…E esta é a pior sensação que eu poderia ter por alguém: a indiferença!
Misericórdia é amor na direção de quem está abaixo de nós. Compaixão é amor a quem está no mesmo nível. Adoração é amor a quem está acima de nós.
Corrupção, palavra que deveria constar como antônimo de: solidariedade, compaixão, compreensão, equidade, igualdade, etc, etc, amor.
Se você quiser sentir algo sobre si mesmo que seja orgulho e não compaixão. Se você tem pena de si mesmo, todos também terão. Se do contrário você se orgulhar de ser quem é, contaminará a todos e todos te verão brilhar.
24/04/11
Jesus foi um exemplo de compaixão e misericórdia, durante toda sua vida seu ministério Ele sempre se importou com os pobres e necessitados, com as pessoas que eram menos favorecidas e rejeitadas socialmente, com os doentes e enfermos e com os pecadores. Será que temos seguido esse exemplo? Será que temos tido compaixão? Será que realmente nos importamos com os outros? Temos que entender que nesse mundo as pessoas não podem ser classificadas como piores e melhores, todos nós se encaixamos na categoria "piores".
A tolerância e a compaixão, assim como a força da gravidade, são inversamente proporcionais ao quadrado da distância, por isso toleramos e perdoamos as falhas dos nossos familiares e pessoas próximas, e não o fazemos para pessoas estranhas ou distantes.
As vezes um sorriso, um abraço, ou um gesto de compaixão, pode mudar o dia de uma pessoa, ou a vida dela.
"Na verdade, ter o coração ferido é o que nos dá forças, discernimento e compaixão... Um coração que nunca foi ferido, é duro, frio, nunca sentirá a alegria da imperfeição"
Quando o pecador tem atos premeditados, não é digno de compaixão. É como um mal criado que dá arrotos propositados e pede por perdão.
Deus teve compaixão para nos dar a vida, porém nos sacrificamos para entender o significado dela sem Ele, o que é impossível.
A vida é uma linda história a ser escrita, com amor, paixão, fidelidade, sinceridade, compaixão, etc. Nada, mas nada mesmo, pode lhe atrapalhar. Tenha fé! É a fé que move montanhas, acredite.
Se você merecesse compaixão, eu a teria dado e dei; Se fossem apenas palavras isoladas, mas elas ecoam nas paredes do corredor e chegam até mim, sem ao menos se importarem se eu sinto; E se eu me perguntasse porque da existência delas, eu não saberia responder e não sei; Já tentei inúmeras vezes compreender, entender; Clamei por satisfações, mas não consegui nenhuma resposta aparente, aparentemente, feliz. Já não vou, mas sei que eu, ser coragem que sou, temo pelo que desde sempre soube e sei.
Tenho compaixão e perdoo todos aqueles que intentam o mal contra mim, meus semelhantes e a natureza, pois o olho que tudo vê de Deus Pai/Mãe enxerga nossas imperfeições, atos, palavras, pensamentos e sentimentos emanados. Creio na proteção divina e faço minha parte! Pensem bem antes de agir, pois a luz só deixará de existir em você se a sua sombra vencer sua índole.