Poema de Aniversário Filho 18 anos
Que entendo que estou envelhecendo.
Que meu filho cresceu.
Que eu não tenho mais 18 anos.
Que meu corpo não suporta mais tantos esforços físicos.
Que terei que conviver com uma costela quebrada, pelo resto da minha vida.
Que eu preciso andar mais devagar, pra não tropeçar. Porque se eu tropeçar e cair, será mais difícil me levantar.
Que eu preciso das pessoas.
Que certas coisas não tem concerto.
Que meu raciocínio logico já é mais lento.
Que eu gosto mesmo de musica clássica.
Que não gosto de musica em volume alto.
Que eu não curto musicas modinha.
Que minhas roupas não são mais tão curtas. Nem tão extravagantes.
Que eu gosto mesmo é de ficar sozinha.
Que não tolero idiotices.
Que me tornei casmurra.
Que meu paladar é mais aguçado.
Que minha visão está se turvando e preciso de óculos.
Que terei uma bolsinha de remédios.
Que gosto de jardins e gatos.
Que não gosto de multidões.
Que a solidão já é minha melhor amiga.
Que sou mesmo diferente dos outros.
Que há poucos semelhantes a mim.
Que cada momento, cada segundo de vida é único e irreversível.
E finalmente.
Que eu sou feliz e me amo exatamente assim.
TEMPOS DE RUA
Nesta semana, meu filho Gabriel, 18, me telefonou informando que estava organizando os amigos da universidade para uma manifestação em Macapá. Empolgado, ele me contava da expectativa de a passeata "bombar" e do ânimo da sua geração na rua. Não resisti e, segurando as lágrimas, respondi: "Menino, aguardei 20 anos para que a sua geração chegasse, ainda bem que esperei". Reportava-me aos episódios do ano de 1992. Ainda estava engatinhando a mobilização para retirar Fernando Collor de Mello da Presidência da República, e eu estudava na Universidade Federal do Amapá. Eu, com outros estudantes, lutava para retirar do cargo a reitora da universidade, devido a posturas profundamente autoritárias. Após a primeira manifestação contra a reitora, o vice declarou: "Estes meninos estão malucos, querem tirar a reitora. Daqui a pouco vão achar que podem tirar o presidente". Paralelamente às mobilizações contra a reitoria, caminhava a luta pelo impeachment aprovada no 42º Congresso da UNE, ocorrido em Niterói no julho anterior. Em 29 de setembro de 1992, a Câmara dos Deputados aprovou o impeachment de Collor.
CONSELHOS PARA O NOIVO
Filho meu, ouve o ensino de teu pai...
—Provérbios 1:8
A festa de despedida de solteiro antes do casamento é uma tradição normalmente caracterizada por bebedeira
e farra. O motivo crucial da festa deriva da crença de que o noivo vai se casar em breve e deve ajustar-se a uma vida doméstica entediante.
Um dos meus sobrinhos casou-se recentemente. O padrinho planejou uma festa para ele, mas com uma boa novidade. Os convidados deveriam trazer alguns pensamentos para compartilhar, pois seriam úteis para ajudá-lo nesta nova fase de sua vida.
Quando cheguei ao café da manhã informal, encontrei um espírito alegre de camaradagem. Pais, tios, irmãos e amigos participavam de uma conversa animada. Os pais dos noivos foram chamados para compartilhar os seus conselhos sobre o que aprenderam em seus próprios casamentos cristãos. As recomendações que deram eram pessoais, práticas e bíblicas.
O livro de Provérbios reflete este tipo de conselho para enfrentar os desafios e as recompensas. “Filho meu, ouve o ensino de teu pai… porque [será] diadema de graça para a tua cabeça” (Provérbios 1:8-9).
Como Deus seria glorificado se mais casais iniciassem seus casamentos com atitude de respeito à sabedoria daqueles que percorreram o caminho antes deles. —HDF
É verdadeiramente sábio aquele que obtém
sabedoria a partir de experiências de outrem. Dennis Fisher
Minha homenagem ao aniversário de 153 anos da cidade de Campina Grande-PB
Campina Grande, que já nasceu "Grande" e engrandece a grandesa dessa gente.
Gente essa, que se orgulha de ser dela habitante.
Com sua formosura que irradia elegância.
Com suas praças e parques onde arvoream a esperança.
Grande Campina...decantada por poetas, cordéis e repentes.
Rainha da Borborema; de gente com mentes criativas, trabalhadoras e competentes.
Gente com jeito de gente, terra de gente simplesmente.
As vezes nublada, as vezes chuvosas; com noites frias, manhãs amenas e tardes quentes.
De contrastes intrigantes; onde o Açude Velho é cheio, frequentado e exuberante.
Contrario a isto o Novo é seco, inóspito e esquecido por essa gente.
Das frequentes e tradicionais festas juninas.
Da resplandecente beleza de suas luzes natalinas.
Dos bolevar com seus cafés, onde as manhãs não passam, para os que ali consomem.
Dos bate-papos nos calçadões, que alegra o entardecer dos homens.
Um diplomata é aquele que se lembra sempre do aniversário de uma mulher, mas nunca da sua idade.
Nota: A piada costuma ser creditada a Robert Frost, porém, a expressão "lembrar do aniversário de uma mulher e não de sua idade" já estava em circulação desde a década de 1890, sem autoria conhecida. A atriz Lillian Russell foi a primeira que se tem notícia a usar a palavra diplomata com essa expressão.
...MaisHoje é o dia do meu aniversário! Parabéns! Parabéns! Ah, ah, ah. Gente eu não sei vocês, mas eu adoro fazer aniversário. Para mim, ele deve ser uma homenagem aos anos passados, as nossas poucas tristezas e muitas, muitas alegrias! As nossas lutas e as nossas vitórias! As pedras que encontramos pelo caminho e aos grandes chutes que demos nelas! A família que construímos e a felicidade que elas nos deram. Aos amigos que conquistamos, aos sonhos realizados. É um dia especial, sim! Por isso estou feliz por mais um dia do meu aniversário! 69 anos bem vividos! Espero poder comemorar os meus 70 ao lado de todos vocês, pessoas maravilhosas que conheci aqui! Obrigada a todos por terem me recebido com tanto carinho!
Hoje eu acordei com saudades de você. Talvez porque hoje seja nosso aniversário, talvez porque seja uma data especial, talvez porque eu te ame demais.
Hoje é meu aniversário. Sei que muitos não vão lembrar, mas eu não me importo. Se Deus viesse até mim hoje e me perguntasse "meu filho, pode escolher o que sua imaginação quiser, pode me pedir todo o dinheiro do mundo, pode escolher qualquer mulher, pode escolher a vida eterna, pode escolher qualquer coisa mesmo". Sabem o que eu pediria? Apenas que ele deixasse que o céu tivesse horário de visitas. Para eu poder abraçar e beijar minha mãe e minha irmã só mais uma vez e poder dizer pra ela como elas fazem falta pra mim e como eu precisava de um puxão de orelhas delas. Deus se não for pedir muito deixa eu sonhar com elas hoje? Parabéns pra mim.
Ei, gata, aqui está o papel pra você se embrulhar, pois hoje é meu aniversário e quero você de presente.
É uma lei da vida humana, tão certa como a da gravidade: para vivermos plenamente, precisamos aprender a USAR as coisas e a AMAR as pessoas... Nunca AMAR as coisa nem USAR AS PESSOAS! A felicidade não está no fim da jornada, e sim em cada curva do caminho que percorremos para encontrá-la... Devemos ter em mente que somos livres para amar... para correr atrás de nossos sonhos... Sem com isto esquecermos, de quem esta ao nosso lado... A vida é bela depende de cada um, saber aproveita-la da melhor forma possível... Amando... Respeitando... Sendo livre para pensar sonhar e agir.
Feliz aniversário, meu filho! Que você seja sempre cheio de saúde, energia e continue sendo estudioso e feliz. Ver o seu sorriso e sua felicidade é o meu maior presente e faz todo o esforço valer a pena. Espero poder comemorar essa data com você por muitos anos. Te amo!
Feliz aniversário, filho! Que Deus continue te abençoando com muita saúde e que você siga sendo esse menino tão especial. Cultive sempre essa pureza que existe no seu coração. Alguns podem se aproveitar dela, mas ela vai te levar muito longe, meu filho! Amo você!
Minha filha em um recado para seu filho no aniversário de um ano dele:
Há exatamente 1 ano, às 8h55 da manhã estava vindo ao mundo a coisa mais importante da minha vida. Há exatamente 1 ano, a vida estava me mostrando o verdadeiro valor dela. Há exatamente 1 ano Deus estava me mostrando que eu, mesmo sendo uma pecadora que sou, estava tendo a segunda chance para ser feliz. Há exatamente 1 ano eu senti o seu calor em meu rosto e vi aquele rostinho todo sujinho e você tão pequenininho ali ao meu lado. Há exatamente 1 ano nascia meu amor, o meu lindo, o meu filho, o meu THOMAZ! Filho, eu sei que a mamãe está distante de você e também sei as minhas limitações, mas saiba que a mamãe te ama mais do que ninguém nesse mundo ama você e que, apesar dos obstáculos, tudo vai passar e vamos estar juntos para toda a vida. Eu te amo muito e feliz 1 ano de muitos e muitos anos de vida. Te amo muuuuuitão, meu loirinho.
EDUARDO
Hoje, no dia de seu aniversário meu filho, eu quero fazer a Deus uma prece.
Mais que isso! É um pedido. Mais que isso! É uma súplica...
Estou com uma lista enorme afligindo meu peito. Porém a resumirei, antes que meus olhos transbordem em lágrimas e com meus lábios trêmulos eu nada peça...
Eu queria Senhor, do fundo de meu coração, me transformar numa rocha. Não uma rocha fria, inerte e muda. Numa rocha feita de movimento e força, muita força...
Feita de paciência, muito mais paciência com tudo...
Uma rocha sábia, conduzida por uma fé inabalável, bem maior que esta de agora...
Ah, e a minha saúde, Senhor! Não deixe que ela me falte em nenhum momento!
Tenho notado, até ele agora está com alguns comprometimentos, os quais não estou dando conta de aliviar. Isto me aflige, me preocupa. Não me deixe adoecer facilmente, ele ainda precisa tanto dos meus cuidados!
E por último Senhor, só mais um pedido!
Fazei com que ele sempre sinta o quanto o amamos, mesmo com suas incógnitas, seu progresso lento e às vezes imperceptível; suas limitações, agora já decorrentes do avançar dos anos...
Diante de tudo isso Senhor, eu Lhe suplico, ensina-o a SORRIR novamente.
Eu preciso tanto daquele sorriso de outrora para continuar!
Parabéns Eduardo!
Feliz Aniversário, meu filho!
Que faças muitos anos de vida com alegria e saúde. Sabes que gosto muito de ti. Os anos passam, e a criança que foste deixou de o ser, mas continuas sendo-o para mim...
Beijos ternos de carinho de Mãe.
Feliz aniversário!
De seu filho: Luan Frederico!
O dia do aniversário de alguém é um dia feliz, mas ao mesmo tempo triste.
Papai! Hoje estou dividido, entre a alegria e a saudade, feliz pela tua presença, e triste pela saudade que um dia a ausência da tua presença irá deixar.
Hoje você está mais velho, mas todos os dias estamos não é?
Ainda assim vejo uma criança cheia de esperança quando olho em teus olhos, e ouço suas palavras...
Palavras essas que às vezes são ditas com muito vigor! Te admiro muito.
O tempo que passa é proporcional à importância que você ganha na minha vida, nos poucos momentos que saio na rua contigo, vejo à aspereza da vida através da tua experiência, mas ao teu lado sinto que sou capaz de enfrentar qualquer desafio.
Eu tenho muitos sonhos na vida, e você muita experiência, mas dentre todos esses sonhos o maior seria que você estivesse para sempre perto de mim.
Hoje é sexta feira 13! Mas o azar é de quem não tem você na vida! Te amo!
Tu não és só meu pai, és um símbolo para mim, e símbolos são eternos!
Sempre que oro peço à Deus que cuide de ti!
trago flores
pro meu filho amado
parabenizando pelo seu aniversário
e pra voces que fazem com que meu dia
e minha vida sejam mais alegres
e bem mais felizes
e pra agradecer por mais este ano
que passou voando, feito tempestade
arrasando milhares de sonhos e sentimentos
mas o que ficou e sobrou
foi realmente importante
foi somente o necessário
pra todos nós
muita gratidão
beijos na alma!!!
Meu filho,
Hoje é um dia lindo, é o seu aniversário!
Há alguns anos atrás, num dia igual a este e que me parece tão próximo, recebi você nos meus braços. Pequeno e indefeso, chorãozinho e carente de carinho. Foi um dia de grande alegria.
Depois lhe vi crescer como um galho que estende os braços para fora do tronco. Agora, você é um homem independente, realizado profissionalmente, constituindo a sua própria família, fincando os alicerces de uma nova árvore. A vida é assim, segue sempre em frente, ela não volta, caminha.
Desejo, filho, que seus caminhos sejam sempre percorridos sem quedas, sem desatinos. Que o sucesso esteja sempre na luz que lhe ilumina. Que seus objetivos, sejam eles profissionais ou afetivos, sempre se realizem.
Que o mundo lhe sorria com sua benevolência, que seus amigos sejam sempre os melhores amigos, lhe amparando e lhe recebendo todas as vezes que precisar deles. Que os ramos da árvore da vida que você plantar agora, produza frutos saborosos e dos quais você se orgulhe de ter plantado.
Você, filho, está hoje distante fisicamente, mas em espírito mora aqui dentro do meu coração, e todos os dias, todas as horas, a sua lembrança ainda corre por todos os cômodos do nosso lar, onde você cresceu, se tornou gente, se tornou homem.
Filho, aceite o abraço, o beijo de seu pai e um sincero “parabéns pra você nesta data querida”.
Amo muito você e lhe desejamos tudo de melhor que a vida possa dar.
Que Deus esteja sempre em seu caminho.
Beijo de seu pai!
Sergio
Eduardo, meu filho,
hoje é seu aniversário!
Tantas vezes, por você,
este dia eu aclamei,
mesmo calada,
pois se lhe dissesse
não entenderia nada.
Para você, "aniversário"
é algo abstrato,
mas comer bolo e
se deliciar, é fato.
Então, para vê-lo feliz
muitos bolos já lhe fiz.
Inúmeros lances inéditos
com você comemorei,
até músicas que gosta
a letra eu decorei.
Por cada fala, antes
no seu vocabulário não existente,
ou um pedido surpreendente,
pulos de contentamento saltei.
Foram muitos instantes
que com você me exaltei,
por não suportar
seu atípico comportamento chorei.
Nas contáveis ocasiões
em que você me sorriu,
meu coração de floridas emoções coloriu.
São 38 anos de muito amor e paciência,
mas que dão todo sentido
à minha existência
Agradeço a Deus,
por ter sido eu quem lhe gerou.
Mas tenho certeza,
foi você quem "da vida"
muito me ensinou...
mãe mel - ((*_*))
A empregada doméstica carregava o bolo de aniversário do filho mais velho da patroa. Em um momento de desequilíbrio, no tropeço do descuido, leva um tombo e o bolo se espatifa no chão. Com as sapatilhas sujas de glacê, compra uma passagem para Córrego do Bom Jesus.
~~
Lhe ocorre um momento privilegiado de um descortinamento interior como se o céu se abrisse e a uma iluminação elevadora da consciência onde você se afasta de uma vida mecanizada como de quem é responsável por fazer todo o serviço da casa, abrir as toalhas de banho para secar, levar o lixo para fora, desinfetar o banheiro e outras coisinhas domésticas para, assim, irromper numa luminância de clara batida. Ao imaginar o rosto do menino de aniversário que não haverá bolo, ela sente que toda a fragmentariedade do sujeito e a problemática existencial é dissolvida. Toda tensão psicológica dos intervalos dissonantes e do sabor de xarope que a palavra próclise causa na boca dissipa.
~~~
Pós dispifania, a vida do personagem nunca mais será a mesma. Ela não terá um final feliz. Não terá um processo completo. Um incômodo desejo de ser vividamente uma presença que não estará lá. E de não voltar para casa.