Poema da Necessidade
Para Spinoza não existe uma finalidade para a existência do homem e nem para a existência da natureza. Deus não criou as coisas para o uso dos homens, nem para agradá-los nem para que os homens agradem a Deus. Pensar que Deus criou as coisas com algum objetivo, como o de que os homens lhe agradem, é o mesmo que dizer que Deus tem necessidade do agradecimento dos homens, e isso é tornar Deus imperfeito.
Nós podemos ter todas as peças de um jogo ou tudo o que desejamos na vida, mas isso ainda não será suficiente para nos proteger de todas as ameaças. O contrário também é verdadeiro, você pode ter pouquíssimas peças ou coisas na vida, mas organizadas da forma correta, elas serão suficientes para te levar aonde você precisa.
Tem gente que tem tanta necessidade de aparecer, que faz qualquer coisa, mas quando viraliza de uma forma não esperada entra em desespero.
Nós só seremos felizes (...) quando não precisarmos mais uns dos outros. Quando pudermos viver uma vida para nós mesmos, uma vida que nos pertença, que não tenha a ver com os outros. Quando formos livres.
Muitas de nossas necessidades que nos fazem sofrer são supérfluas e abafam ou sufocam nossas verdadeiras demandas.
Sentia necessidade do meu cone de sombra, da minha tranca na porta, da minha intimidade, nem que fosse só para ficar em silêncio.
O tamanho da nossa real necessidade, da perda e da dor que sofremos e da tristeza que sentimos só poderá ser descortinada diante da comparação entre seis afins.
As necessidades são reais e, se não forem supridas a contento, qualquer Lei que se criou a respeito, torna-se pateticamente inoperante.
«Estou tão farta de necessidades. Necessidade de sobrevivência, de comida de segurança e de conforto. Só quero silêncio e paz»
Lendo o mundo, nos caminhares da vida, encontrei a palavra perfeita. Aquela que completa todas as outras e dá sentido a minha leitura. Ler agora é uma questão de necessidade, não de ler o mundo ou viver a vida, mas para ver e sentir essa palavra.
No processo de luto você também pode sorrir, cantar, passear, enfim, ser funcional e social mesmo que em momentos, a emoção de não está mais com quem se ama possa ter te feito chorar, calar, paralisar, fazer uma viagem no túnel do tempo, pesar o que valeu a pena e o que não valeu, o que poderia ter sido e não foi, porém reflita: há necessidade de usar seu tempo com hipóteses que jamais podem ser testadas?
Mas independente do momento, viva cada um sabendo que todos eles passam!
Ele disse que tinha aquela necessidade desde que se entendia por gente. E que tentou lutar contra aquilo o quanto pôde, mas, um dia, ele simplesmente... cedeu.
Deus não te abençoa porque você precisa, te abençoa porque você crê.
As dádivas não são provenientes da sua necessidade, mas da sua fé.
Para nós sairmos vitoriosos de uma guerra, não podemos nos restringir a fazer somente o que queremos. Devemos ser extremamente técnicos, estratégicos, ao ponto de fazermos, inclusive, coisas que não queremos. Ser técnico, estratégico, é de extrema necessidade para manipular o destino da guerra e que nos dar o resultado que previmos.