Poema da Necessidade
A necessidade de procurar a verdadeira felicidade é o fundamento da nossa liberdade.
Se na hora de uma necessidade os amigos são poucos? Ao contrário! Basta fazer uma amizade com alguém para que, logo que este se encontre numa dificuldade, pedir dinheiro emprestado.
É preciso sentir a necessidade da experiência, da observação, ou seja, a necessidade de sair de nós próprios para aceder à escola das coisas, se as queremos conhecer e compreender.
O animal é tão ou mais sábio do que o homem: conhece a medida da sua necessidade, enquanto o homem a ignora.
Só um sentido de invenção e uma necessidade intensa de criar levam o homem a revoltar-se, a descobrir e a descobrir-se com lucidez.
A necessidade geral da arte é a necessidade racional que leva o homem a tomar consciência do mundo interior e exterior e a lazer um objeto no qual se reconheça a si próprio.
Um artista é alguém que produz coisas de que as pessoas não têm necessidade, mas que ele - por qualquer razão - pensa que seria uma boa ideia dá-las a elas.
A cultura é uma necessidade imprescindível de toda uma vida, é uma dimensão constitutiva da existência humana, como as mãos são um atributo do homem.
Se tivéssemos uma verdadeira vida não teríamos necessidade de arte. A arte começa precisamente onde cessa a vida real, onde não há mais nada à nossa frente. Será que a arte não é mais do que uma confissão da nossa impotência?
É próprio da natureza humana, lamentavelmente, sentir necessidade de culpar os outros dos nossos desastres e das nossas desventuras.
A palavra sábia é aquela que, dita a uma criança, é sempre compreendida sem a necessidade de explicações.
Sabe aquele momento que alguém
vem e passa mão na sua cabeça
Que alguém diz
Ficou bonito
Que te olha e diz eu te amo
Que pega sua mão
Que te ensina
Sabe aquilo de cuidar
De querer saber
De se sentir responsável
De achar que é responsável por você
Sabe aquele negócio de você está bem?
Uma hora você vai precisar
a falta disso vai aparecer
Tenha quantos anos você tiver
Remendar o que foi quebrado não da
O jeito é fazer um mosaico
De um jeito dele ficar bonito
De um jeito dele ser seu
Sua obra de arte
De ser você
Eu não tenho necessidade de ti. E tu não tens necessidade de mim. Mas, se tu me cativas, nós teremos necessidade um do outro. Serás para mim único no mundo. E serei para ti única no mundo.
Nota: Trecho do livro "O pequeno príncipe"
O trabalho não é a satisfação de uma necessidade, mas apenas um meio para satisfazer outras necessidades.