Poema da Liberdade
A liberdade não é um atributo individual, ela é uma realização social própria a sociedades marcadas pela igualdade e pela indiferença social às diferenças antropológicas. Não há indivíduos livres em uma sociedade não-livre”.
Nunca tive problemas em encontrar pessoas bem-dispostas a oferecer-me dinheiro pela minha liberdade.
Se nem Deus interfere na liberdade do homem, quem sou eu para querer impor um comportamento ao outro?
Só pensamentos são livres. Nós somos todos prisioneiros. Nossos momentos de liberdade são efêmeros, fugidios, fugazes.
(© J. M. Jardim - Direitos reservados - Lei Federal 9610/98)
"Ter liberdade, buscar a liberdade é algo inútil quando se percebe que o tempo todo, está preso em si mesmo!"
Marli D.H.F.
Pobre coração acorrentado, preso em elos fatais, anseia pela liberdade, em ser alado e seguir as correntes da liberdade pelas brisas tranquilas a fluir, por sobre terras mares, alçando voos estelares, nos mais distantes lugares, e enfim desfrutar das delícias do amor.
É preferível que a liberdade seja maior que a segurança para que a vida valha cada página escrita numa biografia.
"O mínimo que devemos dar a quem amamos é a privacidade e a liberdade.! Se não a pessoa fica invadida e sufocada... Não existe relacionamento que resista a isto! Resumindo; É uma completa e explícita falta de amor próprio.. Se quer que a pessoa fique; liberte-a... Se quer liberta-la, sufoque-a. Eu não crio as regras. mas é assim que funciona."
É importante que as crianças tenham liberdade para errar, que possam inventar e discutir regras e até mesmo mudá-las.
Eu preferia não ter liberdade de expressão e muitos vigiando o que eu digo, do que expressar-me livremente onde ninguém respeita minha expressão. Abaixo a democracia que os egoístas mandam, salve a ditadura onde os justos podem mandar.
Preciso de vínculo com pessoas que me ajudam a viver minha liberdade interior. Sabe porque? Eu levei muito tempo pra entender o processo da liberdade. E aceitar que alguém nos prive disso é pecar contra nós mesmo. É abrir mão daquilo que Deus quer de nós. Esse tipo de afeto nos afasta da possibilidade de sermos o melhor de nós como seres-humano. Se permitimos, eles no levam a subjetividade (subjetividade varia de acordo com os sentimentos e hábitos de cada um, é uma reação e opinião inidividual, não é passivo de discussão, uma vez que cada um dá valor para uma coisa específica). Liberdade é ser o que a gente quer ser, aonde, quando e com quem; porque na verdade essa liberdade de viver o dom que Deus nos deu é que nos leva ao alcance de nossos sonhos. Viva com alguém que te abra a janela todos os dias pra te mostrar um horizonte cheio de oportunidades pra se desfrutar, errar e aprender; e só assim que nos tornamos o melhor que podemos ser. Liberdade só existe pra quem aprendeu em Deus o dom da vida. Viver é seguir caminhos que desconhecemos, é explorar com liberdade o caminho por onde passamos e saber que nosso coração tem aonde descansar, não por oportunismo mas por escolha.
A liberdade que muitos alardeiam e reclamam, não consiste apenas na simples declaração Universal dos Direitos do Homem que muitos já leram e conhecem.
Mas, sim, muito mais na verdadeira tradução dessa declaração para acções concretas no dia a dia de cada um de nós.
O que é preciso é que para além de todas as liberdades, eu possa usufruir sempre da liberdade de me expressar, de opinar com autonomia, na minha verdade, (que nunca será absoluta), sempre, de acordo com minha consciência de ser e de estar. E não tendo que concordar com as opiniões dos outros, apenas de as respeitar, terei, decerto, o dever de defender sempre o direito dos outros usufruírem delas em liberdade também.
Estar vivo é respirar o ar da liberdade e voar nas asas da esperança. É isso que faz a vida valer a pena. Saber que podemos sonhar, voar e realizar nossos planos... Renascer, crescer, vencer, buscar uma nova razão de ser para ser, eis o sentido de vida. Porque viver, é renascer todos os dias...
Há uma grande diferença entre liberdade e legalismo. Liberdade cristã está ligada a graça; enquanto legalismo, a lei.
O primeiro trata com o caráter, o segundo tem haver com ética.