Poema da Liberdade
Ser simpático as vezes é normal, mas sempre é hipocrisia. Não confunda educação com liberdade, quem quer respeito, sabe respeitar. Eu não preciso provar nada e tenho dito.
A nossa liberdade tem sempre a maravilhosa capacidade de fazer, daquilo que nos é tirado (pela vida, pelos acontecimentos, pelos outros...), algo que oferecemos. Exteriormente não se vê a diferença, mas interiormente tudo é transfigurado: o destino passa a ser uma opção livre, a obrigação passa a ser amor, a perda torna-se fecundidade.
Aceitar um golpe do destino permite se desprender do passado e ter liberdade para tocar a vida em frente.
Não é por termos liberdade que podemos mudar tudo à nossa volta, mas dispomos da faculdade de dar sentido a tudo (o que é muito melhor), mesmo àquilo que não o tem! Nem sempre somos senhores do desenvolvimento da nossa vida, mas somos sempre senhores do sentido que lhe conferimos.
Libertação não é liberdade; o forçado sai das galés, mas é perseguido pela condenação.
Quando a tristeza tenta me arrancar de mim, eu recorro à liberdade do isolamento...e lá me reencontro!
O verdadeiro poeta precisa entender a genialidade e se fazer de idiota para ter a liberdade de expressão;
Quando nossa liberdade se torna uma condição obrigatória, ela deixa de ser liberdade para se tornar uma obrigatoriedade. Tudo o que é obrigatório não pode ser liberdade. Por isso, a tão proclamada liberdade moderna é um grande engodo.
Como Celta, a nada me apego e nada rejeito. Tenho total liberdade de examinar fés e crenças, extraindo a verdade de todas elas.
A verdadeira liberdade encontramos na leitura de um bom livro que nos remete a lugares lindos e, por vezes, distantes da realidade.
Os filhos precisam de ninho e de asas. Ninho é o acolhimento, o aconchego. Asas para ter liberdade para crescer.
Não espere de Deus uma atitude que pode ser sua mesmo. Deus lhe deu inteligência e liberdade suficiente para responder pelas suas responsabilidades. A única coisa que ele pode fazer por você é resolver o impossível. Isso já não é suficiente?
Creio que somos resultado de nossas escolhas. Temos esta liberdade, livre-arbítrio que faz com que sejamos encaixados dentro de um princípio: plantamos, logo colhemos. Se preferir, estou falando de ralação de causa e efeito.