Poema da Liberdade
"Tratava-se, no fim de contas, mais uma vez, do conceito de liberdade, honrado em abstrato, normalmente, pelos intelectuais, no individualismo que os aperta, na solidão do trabalho que executam, no valor desmedido que transferem ao resultado desse trabalho, na vaidade que, por isso mesmo, os atormenta"
A FÚRIA DE CALIBÃ - pág. 190
Essa liberdade é a mesma que dá igualdade de direitos ao milionário e ao mendigo de dormir debaixo das pontes. Mas o milionário prefere dormir em outro lugar e dispensa essa liberdade, que lhe é concedida tão graciosamente.
A FÚRIA DE CALIBÃ - pág. 192"
DA LIBERDADE A SOLIDÃO.
Quanto a liberdade, a vida nos dá lições, como uma criança que brinca com os pés descalços sem camisa sem preocupações, a vida ensina que a felicidade não está no valor e sim no amor, quanto mais tempo tenho vivido entendo o quanto tempo tenho perdido, espero que um dia saia desse escuro e que a solidão acabe num breve futuro .
"O escravo psicológico não suporta contemplar a liberdade ao seu redor, pois nela enxerga as responsabilidades que não teve coragem de assumir".
Somos prisioneiros de nossa própria liberdade, pois ao reconhecê-la, nos vemos obrigados a assumir nossa própria criação.
Ser humano é carregar a liberdade nas mãos e a responsabilidade nos passos, esculpindo a própria existência a cada decisão.
Até quando falamos sobre liberdade a ideia de dominação está incutida, pois, as diferenças são criadas, e a noção de igualdade, para alguns, ainda significa perda, além de que, paralelo a isso, salienta-se o esteriótipo aceitável.
A verdade é que todos poderiam ser livres se dessem valor à liberdade e a defendessem como deviam.
O estado é inimigo da liberdade, e tudo que ele pode fazer é prejudicar as pessoas o papel apropriado é ele se retirar da sociedade.
O ápice da liberdade na existência é usufruir da felicidade plena nas pequenas e simples realizações da vida!
Os laços do amor são os laços da liberdade aliada à verdade, que transforma tudo em leveza. Não são os laços da tortura, são os laços do presente que é o céu lindo de reconciliação e paz ou desprendimento e paz.
A vida adulta trás consigo uma linha tênue entre liberdade e responsabilidades. A liberdade de fazer o que se quer e a responsabilidade de não o fazer pois nem sempre o benefício é maior que o custo. Durante a adolescência a frase celebre é " Quando eu tiver tiver 18 anos" Ah doce inocência da juventude.