Poema da Liberdade
A vida te da liberdade e solta a corda, se põe a observar a sua desenvoltura, em alguns casos ela libera mais corda, já em outros ela puxa e quando o faz...
Aprendi com a minha vida que liberdade não é ser solteira, pois meus pais me impediam de fazer muitas coisas. Não é ser casada, porque meu marido sempre me impediu de fazer muitas coisas. Não seria viver só, porque continuaria sendo vigiada e julgada pelas pessoas. Minha liberdade não é dizer tudo o que penso e sinto, pois muitos iriam discordar e muitas coisas que penso e sinto no silêncio de minha alma só cabem a Deus saber e me ajudar a compreender. Então, aprendi que minha liberdade está em sonhar, porque ninguém vê o que sonho. Posso sonhar o que eu quiser e como quiser e ninguém pode me impedir de sonhar. Enquanto não houver amor ao próximo, ninguém irá ter a liberdade de pensar, de fazer, de sentir e de viver o que quiser, sem ser monitorado pelos olhos alheios.
A verdade é que tem coisas que você não perde, você se livra. A liberdade e a paz interior não tem preço por isso devem ser preservadas
Sejamos mulheres independentes!
Autonomia é o primeiro princípio, no qual a liberdade reina em nossa essência.
O casamento limita a sua liberdade. Na sociedade moderna, ele é apenas um sistema para preservar seus genes. Nada além disso.
Os adolescentes precisam de liberdade para escolher, mas não tanta liberdade que eles não possam, de fato, fazer uma escolha.
Senti que poderia nadar por quilômetros até o oceano: um desejo de liberdade, um impulso de me mover, puxou-me como se fosse um fio amarrado ao meu peito. Era um impulso que eu conhecia bem e aprendi que não era a convocação de um mundo maior, como eu costumava acreditar. Era simplesmente um desejo de escapar do que eu tinha.
Vitimismo é certamente o maior obstáculo para a liberdade e o crescimento pessoal, enquanto culpamos situações, pessoas, ambientes e eventos, inconscientemente consideramos todos eles mais fortes que nós mesmos.
Ninguém pode me tirar a liberdade de pensar, porque se me cortarem as asas, “escrevo” outra para mim!
O caminho para a “sabedoria” ou para a “liberdade” é o caminho para o seu ser interior. Esta é a definição mais simples de metafísica.
O conservador pensa na política como um meio de preservar a ordem, a justiça e a liberdade. O ideólogo, pelo contrário, pensa na política como um instrumento revolucionário para transformar a sociedade e até mesmo transformar a natureza humana. Na sua marcha em direção à utopia, o ideólogo é impiedoso.
Somente quando se tiver perdido a liberdade é que se poderá ter consciência do que é liberdade. A consciência se desenvolve através da identificação de oposições.
Aqueles, dentre nós, que acreditam em liberdade devem crer também na liberdade dos indivíduos de cometer seus próprios erros. Se um homem prefere, conscientemente, viver o dia de hoje, usar seus recursos para se divertir, escolhendo deliberadamente uma velhice de privações, com que direito podemos impedi-lo de agir assim? Podemos argumentar com ele, tentar persuadi-lo de que está errado. Mas podemos usar a coerção para impedi-lo de fazer o que deseja fazer? Não existirá a possibilidade de que esteja ele certo e nós errados? A humildade é a virtude que distingue o indivíduo que acredita na liberdade; a arrogância é a que distingue o paternalista.
A liberdade de escolha é um privilégio, mas também um desafio, porque para cada escolha, temos que lidar com as não escolhas.
À medida que diminui a liberdade política e econômica, a liberdade sexual tende a aumentar como compensação.