Poema Crítico
Criticar os outros sem conhecer o que fazem, seus princípios, suas razões, seus recursos e suas condições, é crítico.
Não há problema em pensar de modo divergente do convencional, o problema é você querer impor seu pensamento sem argumentos plausíveis de serem aceitos e mesmo assim se achar na razão de dizer que o outro está errado.
A vida é como o boneco dos mythbusters, ela pode te bater, balear, te jogar de penhascos... mas no final...
Ela vai te bater, balear, e te jogar de penhascos. A vida é uma bosta e você um otário.
Por todos os lados temos lacradores demais e pensamentos críticos, lógicos e racionais de menos. Seja criterioso(a). O mundo está cheio de bajuladores perigosamente alienados.
Aqueles, nossos críticos, zombam-nos por ter um livro em mãos na hora da aula, estão nos pedindo para ser hipócritas, e fingir ser dono do pensamento expressado. Quando com o livro, sou o produto do livro e sem o livro sou o subproduto dele.
A literatura promove em nossas crianças experiências muito importantes envolvendo pensamento crítico, ludicidade, brincadeiras e emoções. É a forma de arte com o repertório mais completo sobre a verdadeira essência e funcionamento do mundo.
Muita gente parece ser especialista em nos criticar, afirmar que fazemos tudo errado, além de nos dizer o que não devemos fazer, mas parece que também não sabe como, pois geralmente não nos orienta a respeito.
A maior falha no equilíbrio dos críticos está no desinteresse de alguns sábios que hesitam em ensinar enquanto quem pouco sabe tem tanto a falar.
Os mecanismos de emburrecimento programado, atuam em diversas frentes, os mais espertos e despertos já não caem mais no conto do vigário e também não sente satisfação em fazer parte de movimentos, que desconsideram o pensamento crítico.
A retórica é a orquestra, o background a partitura, a leitura o instrumento e o pensamento crítico o maestro que conduz a sinfonia da comunicação.
O papel do professor vai além de ensinar. Consiste em ajudar seus alunos a pensar, a pensar por si mesmos, se questionar, desenvolvendo um senso crítico.
Se não for com o intento de meu desenvolvimento pessoal e profissional, dispenso tuas críticas ou reconhecimento, e muito menos ainda me interessa as tuas opiniões a meu respeito.
Quando vi a ferocidade com a qual criticou os trabalhos alheios, estive certo de que ele apresentaria algo melhor. Estava diante de um crítico apenas, nada mais.
Neste momento de dor, enviou minhas condolências aos nossos vizinhos é muito triste saber que sua dignidade foi roubada.
Faça coisas que poucas pessoas estão dispostas a fazer e verás resultados que a maioria não alcançam.
E quando começarmos a escrever as nossas próprias estórias, o colonizador deixará de ser nossos interlocutores. Temos voz (es) e fala (s) que devem e necessitam ser ouvidas.
No mundo dos iguais, onde todos procuram ser diferentes, a VIDA sempre insiste em mostrar que o que nos torna melhores não são as diferenças...
Nesta época sem precedentes, temos que provar que o que fazemos na sala de aula, moldando o pensamento crítico, enfatizando o valor da empatia, é mais importante do que nunca e tem valor para o bem público.
Não poucas das vezes que a ação que criticamos e abominamos do outro, é a mesma que se encontra em nosso desejo mais profundo.
É sabido que podemos nos responsabilizar somente pelo que gostaríamos de dizer, e não pelo que os outros entendem daquilo que dizemos.