Poema Crítico
Grave engano, engodo do Diabo, na Universidade é supor que sou oposição porque não gosto das pessoas que usurpam o poder institucional. Odiar pessoas não é se opor. Trata-se de oposição a projeto social dos candidatos e ocupantes dos cargos maiores. Eu não voto em candidato que defende, intransigentemente, o regime de produção econômica dominante no Brasil e que tantas marcas sociais negativas tem trazido à população carente do país. Depois, não apoio nem participo de campanha de administradores que não tenham preocupações sociais, pedagógicas, compromissos com a Universidade pública, universal e gratuita. Pior, se o candidato é simpático a centralização e a burocracia. Fora disso, no plano pessoal a gente tem que se respeitar e se gostar como colegas. Posso gostar mais, no plano pessoal de quem me oponho politicamente, e votar em que nenhuma simpatia me proporciona.
"Podemos fazer teologia sem os textos sagrados e sem livros específicos - e é claro que esta será uma teologia tosca. Também podemos fazer teologia sem caneta e sem computador, se optarmos por não registrar as nossas ideias. Entretanto sem raciocío lógico e sem o pensamento crítico jamais faremos teologia alguma."
(Austri Junior - Teólogo)
Temor em curtir certas coisas dos meus amigos / inimigos pois nunca reconheço se aquela indireta é pra mim ou não. Isso seria a mesma coisa que dar aval a crítico.
Criticar os outros sem conhecer o que fazem, seus princípios, suas razões, seus recursos e suas condições, é crítico.
Não há problema em pensar de modo divergente do convencional, o problema é você querer impor seu pensamento sem argumentos plausíveis de serem aceitos e mesmo assim se achar na razão de dizer que o outro está errado.
A vida é como o boneco dos mythbusters, ela pode te bater, balear, te jogar de penhascos... mas no final...
Ela vai te bater, balear, e te jogar de penhascos. A vida é uma bosta e você um otário.
Por todos os lados temos lacradores demais e pensamentos críticos, lógicos e racionais de menos. Seja criterioso(a). O mundo está cheio de bajuladores perigosamente alienados.
Aqueles, nossos críticos, zombam-nos por ter um livro em mãos na hora da aula, estão nos pedindo para ser hipócritas, e fingir ser dono do pensamento expressado. Quando com o livro, sou o produto do livro e sem o livro sou o subproduto dele.
A literatura promove em nossas crianças experiências muito importantes envolvendo pensamento crítico, ludicidade, brincadeiras e emoções. É a forma de arte com o repertório mais completo sobre a verdadeira essência e funcionamento do mundo.
Muita gente parece ser especialista em nos criticar, afirmar que fazemos tudo errado, além de nos dizer o que não devemos fazer, mas parece que também não sabe como, pois geralmente não nos orienta a respeito.
O papel do professor vai além de ensinar. Consiste em ajudar seus alunos a pensar, a pensar por si mesmos, se questionar, desenvolvendo um senso crítico.
Se não for com o intento de meu desenvolvimento pessoal e profissional, dispenso tuas críticas ou reconhecimento, e muito menos ainda me interessa as tuas opiniões a meu respeito.
Quando vi a ferocidade com a qual criticou os trabalhos alheios, estive certo de que ele apresentaria algo melhor. Estava diante de um crítico apenas, nada mais.
Neste momento de dor, enviou minhas condolências aos nossos vizinhos é muito triste saber que sua dignidade foi roubada.
Faça coisas que poucas pessoas estão dispostas a fazer e verás resultados que a maioria não alcançam.
E quando começarmos a escrever as nossas próprias estórias, o colonizador deixará de ser nossos interlocutores. Temos voz (es) e fala (s) que devem e necessitam ser ouvidas.
No mundo dos iguais, onde todos procuram ser diferentes, a VIDA sempre insiste em mostrar que o que nos torna melhores não são as diferenças...
Nesta época sem precedentes, temos que provar que o que fazemos na sala de aula, moldando o pensamento crítico, enfatizando o valor da empatia, é mais importante do que nunca e tem valor para o bem público.
Não poucas das vezes que a ação que criticamos e abominamos do outro, é a mesma que se encontra em nosso desejo mais profundo.
É sabido que podemos nos responsabilizar somente pelo que gostaríamos de dizer, e não pelo que os outros entendem daquilo que dizemos.