Poema Crítico
Quando a crítica for um fardo deixa o crítico carregar o fardo de palavras vão, não vá se importar com migalhas que não te edifica.
O crítico de Deus, o eleito e aprovado por Ele, enriquece, julga as intenções do povo; mas, o próprio Deus é o Juiz de todos.
Os que não têm pensamento crítico não aceitam pensamentos divergentes, esses certamente se incomodarão muito comigo.
Sou cronista do cotidiano, crítico social falando de tudo o que dói e incomoda no dia a dia, mas sob um viés afirmativo, o que não é fácil. Mas, só assim, o mundo evolui. Pelo menos o nosso, daqueles que enxergam, ouvem e sentem-se fora do padrão.
"incrível minha habilidade de começar o dia ruim, fazer ele ficar bom, e depois terminar ele de uma maneira pior que quando começou. Vou colocar isso no meu currículo."
Há pessoas cuja convivência me permitiu aprender muito sobre como se comete o mesmo erro todas as vezes.
Aposto que a vida tem alguma mensagem escodida super importante para toda a raça humana, eu só não me importo nem um pouco com ela.
Há influências políticas sutis e naturais na obra de todo criador, jamais "friamente calculadas" ou tendo isto com intenção primeira. Como eu sempre falo quando há quem queira ouvir: O artista não racionaliza a arte, isso é coisa dos críticos, que não sabem nada de arte, sobretudo como realizá-la. Os Phds se espremem nos condicionamentos normativos das teses pois não são capazes de criar sob a luz da liberdade artística.
Desde que os assuntos sobre os quais se quer raciocinar caem no campo da crença, a reflexão perde o seu poder crítico.
A vida é bem assim. Nascemos em um sistema pronto, exterior a nós o qual desse sistema subsiste outros sistemas ( Cultura, religião, costumes e etc), e já em nossos primeiros suspiros de vida se inicia a domesticação, nos prendendo, nos fazendo crer e defender algo que são imposto pela sociedade por sermos alienados. Porém quando começamos a despertar o senso crítico e abrir nossos olhos, somos criticados , até excluídos e as vezes nossos amigos passam a ser nossos inimigos.
Fui abençoada com uma boa capacidade de observação, que me orgulho a cada dia que passa: sou de observar, de ver com olhos de ver. Guardo todas as imagens na minha mente, como se de um álbum de memórias se tratasse. Umas boas, outras menos boas, todas elas se traduzem em lições de vida e aprendizagens que consolidam o meu espírito crítico e inteligência emocional.Ver? Isso é um hábito dos comuns mortais, dos mais distraídos. Eu cá sou de observar, de analisar e examinar. Verificar e esmiuçar. A vida é curta demais para distracções.
As vezes eu fico puto por causa dos meus problemas, aí eu vejo pessoas com problemas piores aí eu me sinto um bosta, aí eu fico puto por ser um bosta e vice versa.
A vida é como o boneco dos mythbusters, ela pode te bater, balear, te jogar de penhascos... mas no final...
Ela vai te bater, balear, e te jogar de penhascos. A vida é uma bosta e você um otário.
Às vezes nós estamos tão cegos que é necessário que outra pessoa veja por nós. O que é decisivo é se vamos perceber, pelos olhos dos outros, o que não conseguimos enxergar com os nossos próprios olhos.
Há mais de dois mil anos, o apóstolo Paulo já alertava os leitores contra o uso do politicamente correto ao lerem as Escrituras, dizendo "a letra mata, o espírito vivifica". É preciso ter espírito crítico para ver o que está por trás das palavras. Isso vale para qualquer palavra falada também: é preciso questionarmos sobre o que o outro quis dizer com tal palavra, pois as palavras têm sentidos diferentes para diferentes pessoas.
Temor em curtir certas coisas dos meus amigos / inimigos pois nunca reconheço se aquela indireta é pra mim ou não. Isso seria a mesma coisa que dar aval a crítico.
Normalmente as pessoas estudam, absorvem o conhecimento e reproduzem, informam exatamente da maneira que aprenderam. Eu já não me prendo a padrões; aprendo a todo momento, questiono constantemente e sempre com senso crítico em relação a tudo, tento ter uma visão ampla sobre as coisas e as pessoas.
Hodiernamente, não basta estarmos bem informados: é fundamental que desenvolvamos com acurácia o senso crítico e abstraiamos do grande fluxo de informações que nos é acessível, aquilo que é pertinente e profícuo para cada um de nós.
Não há problema em pensar de modo divergente do convencional, o problema é você querer impor seu pensamento sem argumentos plausíveis de serem aceitos e mesmo assim se achar na razão de dizer que o outro está errado.