Poema Crítico
A educação financeira tem o poder de mudar vidas. O acesso à informação desenvolve senso crítico e transforma realidades.
Pode-se ser crítico ferrenho e sistemático da má política desde que isso não nos deixe insensíveis ao perfume e à beleza de uma flor. O antídoto contra a amargura é não olhar as coisas sempre pela mesma lente, nem torna-la refratária à multiplicidade das cores. Lembrando Guevara, há que se mostrar duro quando preciso, mas sem nunca abrir mão da ternura.
Antigamente pensamento crítico era desconfiar do senso comum e pensar além das massas, porém, hoje em dia, pensamento crítico é sinônimo de aceitar uma ideologia e negar a outra, tornando-se crítico de uma forma diferente da minha de pensar, ou seja, pensar criticamente é criticar a ideologia alheia, retornando então a estaca zero do antigo senso comum.
Prefiro um crítico que me mostre onde estou errando, que viver cercada de bajuladores me prejudicando.
É o rigor do seu senso crítico que emprestará confiança às suas opiniões e deverá honrar os que se descubram no foco delas.
O problema do extremista é trocar o relativo pelo absoluto. Não existe senso crítico ou justiça quando se é o lado certo, e seu oposto é sempre o lado errado independente do que faça. Tais conceitos não estão atados a ideologias, mas a ações e - mais do que isso - a intenções, mesmo quando se erra. O “ismo” das legendas conduz pessoas a enxergar um todo fixo e invariável, e isso lhes subtrai toda legitimidade para julgar quem quer que seja.
“A leitura amplia o senso crítico, culminando em sabedoria. Quando não se nutre de conhecimento, ainda que só o basilar, inevitavelmente corre um risco de deslumbrar-se pelo que lhe é nocente. Tenho, para mim, tratar-se de uma espontânea e gravíssima síndrome de Estocolmo.”
Eu vejo o mundo com um olhar crítico, buscando sempre as respostas e as verdades últimas, daquilo que ora se apresenta diante da lente dos meus olhos.
"O pior crítico é aquele que nunca alcançou o sucesso,pois o fracasso alheio é a única coisa que vai comemorar por estar na mesma condição".
Eu sei que sempre te critico por você fingir ser alguém que não é, mas pra mim também não é fácil ser como a gente.
O indivíduo nasce nu, cego e sem senso crítico algum. A leitura é a bússola que o guiará até a fonte do conhecimento e, este por sua vez, é a luz que lhe afasta as trevas da ignorância, que busca a todo custo e por intermédio de todos os artifícios, ofuscar esta mesma luz.
O excesso da aplicação do senso crítico no que pensamos ser a “verdade” nem sempre é de fato a verdade. Este instrumento, quando usado sem uma devida flexibilização, pode fazer de nós um dos piores ignorantes. A ignorância não é apenas pelo não saber , mas ,também, quando vivemos na ignorância por sermos irredutíveis a novas formas de pensamentos pelo que julgamos coerente. A inteligência, em muita das vezes, sobrepõe mais ao ouvir do que quando ousamos falar.
Antes de julgarmos o outro pelo nosso senso crítico temos que pensar se não estamos sendo ignorantes pela nossa rigidez em imaginar que o nosso conhecimento se aplica a tudo e a todos. Pois, quando agimos assim- na ignorância da rigidez- somos incapazes de tentar compreender as nossas próprias limitações humanas e por consequência a do próximo.
A nossa capacidade de senso crítico, sobre o outro, não convém ser guiada pela superioridade, sob o risco de sermos unicamente mais um moralista e impertinente.
É impressionante quão poderoso é o tempo. Nos ajuda a desenvolver um senso critico em relação as pessoas e acontecimentos, nos abre os olhos, revelando coisas que só ele poderia nos responder. Na maioria das vezes, adquirir essa experiencia com o tempo, é um processo um tanto doloroso e nada fácil, pois o ser humano quer sempre tudo com pressa, mas o tempo nos responde lentamente, e todo esse aprendizado nos torna melhores a cada dia.
"Segundo o dicionário, preconceito é qualquer opinião ou sentimento concebido sem exame crítico. Ora, se eu opino sobre algum assunto com exame crítico, logo minha opinião não é preconceito, pois segundo o artigo 5º da Constituição Federal Brasileira de 1988 é assegurada a liberdade de expressão intelectual. O que ocorre é que alguns têm defendido o seu ponto de vista como direito, mas restringindo o direito do outro de discordar. Aí é que a intolerância nasce."