Poema Crítico
Quem nunca chegou ao estado critico de ser um risco para si mesmo. Quem nunca temeu a aproximação, com medo do abandono ou por culpa da falta de sono, que se dá quando se ama. Quem nunca sentiu que por trás do veneno das palavras, só restou o desespero de ver tudo mudar. Quem nunca sentiu no calor de um beijo a intensidade de um mundo. quem evoluiu depois de um amor sofrido, um amor dóido, um amor que não teve sentido.
Quando eu era mais ingênuo, pensava que era crítico. Agora, mais crítico, vejo o quanto sou ingênuo.
Não mais me critico pelas coisas tolas que falei ,se percebo que são tolas hoje, é porque de alguma maneira me desenvolvi.
O crítico é um investigador, um Sherlocky Holmes. Bem que gostaria que ele descobrisse quem era o defunto do Seminário, o que eu apalpei no corpo do Cristo. Mas ele é um tonto. A culpa não é dele, é daquela luneta que ele usa, como se fosse astrônomo, como se caçasse estrelas. O que eu conheci era de artes plásticas. E tinha a sensibilidade de um hipopótomo! Mas eu queria um crítico assim: que pusesse Tomé na cadeia por causa de Faropa, que torpedeasse o navio de Padre Souza, lógico que ele vai para Roma num cruzeiro! E que fizesse tudo aquilo que eu não fiz. Por exemplo: não deixar mãe Rosa envelhecer." (Estranhos na noite, romance, 1988)
Não creio que eu seja crítico demais com aquilo que faço , apenas acredito que poderia fazer melhor.
Sou fruto de tudo o que o governo não quer. Um crítico. Sou o pseudônimo de alguém com algo a mais, sou perguntas e não respostas.
Nem sempre quando eu critico uma coisa quer dizer que eu não faça ou não faça parte. Também me critico.
"O ingrediente crítico é arregaçar as mangas e fazer algo. É tão simples quanto isso. Um monte de pessoas tem idéias, mas existem poucas que decidem fazer algo em relação a elas agora. Não amanhã. Não na semana que vem. Mas hoje. O verdadeiro empreendedor é um realizador. "
Um momento crítico da administração é quando encontramos um volume pequeno de produção para que as pessoas tenham funções específicas, porém grande demais para que as pessoas sejam multifuncionais.
O que faz as pessoas acreditarem em algo espiritual? talvez seja a falta de espirito crítico ou é a necessidade que elas têm de se apegar com o que é desconhecido, a razão é um enigma e o enigma é a razão para as mesmas viverem.
Aprendi com o filósofo e crítico de arte italiano, fundador da cadeira de crítica de arte na Universidade Federal da Bahia, Romano Gallefi, que a análise crítica exige distanciamento estético, neste caso, da estética, ou da forma como estamos habituado a ver as coisas.
Quem adquire conhecimento tende a ser crítico com o mundo por enxergar com mais clareza os defeitos alheios. Daí surge a tendência ao endeusamento pessoal. Por isso, quem resolve elevar sua mente deve aprender a olhar seus próprios erros primeiramente, e, a partir disso mudar mundo com o amor, respeito e paciência.
Nosso grande crítico literário Agripino Grieco tinha frases perfeitas sobre os burros. "A burrice é contagiosa; o talento, não" ou "Para os burros, o 'etc' é uma comodidade..." ou "Ele não tem ouvidos, tem orelhas e dava a impressão de tornar inteligente todos os que se avizinhavam dele", "Passou a vida correndo atrás de uma ideia, mas não conseguiu alcançá-la", "Ele é mais mentiroso que elogio de epitáfio", "No dia em que ele tiver uma ideia, morrerá de apoplexia fulminante".
Às vezes é ruim ser crítico. É ruim ser observador, e muito pior é ser exigente. Você acaba descobrindo muitos lados podres das pessoas. E sente-se limitado por não poder fazer muito por elas...
Quando te tornares tão crítico, a ponto de não encontrar contentamento onde a maioria das pessoas encontram, o mundo se afastará de ti, antes mesmo de tu te afastares do mundo.
Por mais difícil que seja manter viva uma semente de paz, tolerância, respeito e senso crítico nas crianças, num mundo em que tudo parece estar de cabeça pra baixo, vale a pena. Todo esforço neste sentido sempre valerá a pena. O que dizem sobre "o mundo que queremos amanhã começa com nossas ações hoje" não é clichê, é a mais pura verdade.
Nesse cabo de guerra entre bem e mal, vence aquele que se fizer mais presente na vida daqueles que depois de nós, terão um mundo inteiro pra gerir.
Seja mais crítico, veja além do que tentam nos convencer ou empurrar "goela abaixo", tente ler nas "entrelinhas"... as coisas não são tão "naturais" como tentam nos provar, questione!