Revisão por Equipe editorial do Pensador
Criado e revisado pelos nossos editores
O Bicho
Vi ontem um bicho
Na imundície do pátio
Catando comida entre os detritos.
Quando achava alguma coisa,
Não examinava nem cheirava:
Engolia com voracidade.
O bicho não era um cão,
Não era um gato,
Não era um rato.
O bicho, meu Deus, era um homem.
EU, ETIQUETA
Em minha calça está grudado um nome
que não é meu de batismo ou de cartório,
um nome... estranho.
Meu blusão traz lembrete de bebida
que jamais pus na boca, nesta vida.
Em minha camiseta, a marca de cigarro
que não fumo, até hoje não fumei.
Minhas meias falam de produto
que nunca experimentei
mas são comunicados a meus pés.
Meu tênis é proclama colorido
de alguma coisa não provada
por este provador de longa idade.
Meu lenço, meu relógio, meu chaveiro,
minha gravata e cinto e escova e pente,
meu copo, minha xícara,
minha toalha de banho e sabonete,
meu isso, meu aquilo,
desde a cabeça ao bico dos sapatos,
são mensagens,
letras falantes,
gritos visuais,
ordens de uso, abuso, reincidência,
costume, hábito, premência,
indispensabilidade,
e fazem de mim homem-anúncio itinerante,
escravo da matéria anunciada.
Estou, estou na moda.
É duro andar na moda, ainda que a moda
seja negar minha identidade,
trocá-la por mil, açambarcando
todas as marcas registradas,
todos os logotipos do mercado.
Com que inocência demito-me de ser
eu que antes era e me sabia
tão diverso de outros, tão mim mesmo,
ser pensante, sentinte e solidário
com outros seres diversos e conscientes
de sua humana, invencível condição.
Agora sou anúncio,
ora vulgar ora bizarro,
em língua nacional ou em qualquer língua
(qualquer, principalmente).
E nisto me comparo, tiro glória
de minha anulação.
Não sou - vê lá - anúncio contratado.
Eu é que mimosamente pago
para anunciar, para vender
em bares festas praias pérgulas piscinas,
e bem à vista exibo esta etiqueta
global no corpo que desiste
de ser veste e sandália de uma essência
tão viva, independente,
que moda ou suborno algum a compromete.
Onde terei jogado fora
meu gosto e capacidade de escolher,
minhas idiossincrasias tão pessoais,
tão minhas que no rosto se espelhavam
e cada gesto, cada olhar
cada vinco da roupa
sou gravado de forma universal,
saio da estamparia, não de casa,
da vitrine me tiram, recolocam,
objeto pulsante mas objeto
que se oferece como signo de outros
objetos estáticos, tarifados.
Por me ostentar assim, tão orgulhoso
de ser não eu, mas artigo industrial,
peço que meu nome retifiquem.
Já não me convém o título de homem.
Meu nome novo é coisa.
Eu sou a coisa, coisamente.
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Não há vagas
O preço do feijão
não cabe no poema.
O preço do arroz
não cabe no poema
Não cabem no poema o gás
a luz
o telefone
a sonegação
do leite
da carne
do açúcar
do pão
O funcionário público
não cabe no poema
com seu salário de fome
sua vida fechada
em arquivos
Como não cabe no poema
o operário
que esmerila seu dia de aço
e carvão
nas oficinas escuras
- porque o poema, senhores,
está fechado:
“não há vagas”
Só cabe no poema
o homem sem estômago
a mulher de nuvens
a fruta sem preço
O poema, senhores,
não fede
nem cheira
60% dos jovens de periferia sem antecedentes criminais
Já sofreram violência policial
A cada 4 pessoas mortas pela polícia, 3 são negras
Nas universidades brasileiras, apenas 2% dos alunos são negros
A cada 4 horas, um jovem negro morre violentamente em São Paulo
Aqui quem fala é Primo Preto, mais um sobrevivente.
Racionais MC’s (Música: Capítulo 4, versículo 3)
Sociedade vazia
Sociedade impura, sociedade nula
De verdes pastos a coisas vãs
Da vaidade à pobreza
Que nunca se liberta da nobreza
Que nunca se liberta de um vazio,
De um nada que procede do coração de um rei.
Rei nobre, rei majestoso
Que rei é esse?
Que não alcançou o conhecimento do povo?
Que povo é esse?
Será a sociedade vazia?
Um povo com medo de conhecer seus próprios erros.
Há um caminho
Há uma vida, há uma morte
Um cruzamento de sorte
Que leva o homem a indagar
Fazer dele as palavras de um poeta
Um poeta que já se foi.
País?
Que país é esse?
Talvez seu nome não oferecesse
O que dele tem de melhor.
Mas só mostra o seu pior
Essa sociedade vazia.
O Cão Sem Plumas
A cidade é passada pelo rio
como uma rua
é passada por um cachorro;
uma fruta
por uma espada.
O rio ora lembrava
a língua mansa de um cão
ora o ventre triste de um cão,
ora o outro rio
de aquoso pano sujo
dos olhos de um cão.
Aquele rio
era como um cão sem plumas.
Nada sabia da chuva azul,
da fonte cor-de-rosa,
da água do copo de água,
da água de cântaro,
dos peixes de água,
da brisa na água.
Sabia dos caranguejos
de lodo e ferrugem.
Sabia da lama
como de uma mucosa.
Devia saber dos povos.
Sabia seguramente
da mulher febril que habita as ostras.
Aquele rio
jamais se abre aos peixes,
ao brilho,
à inquietação de faca
que há nos peixes.
Jamais se abre em peixes.
Veja também:
O Sobrevivente
Impossível compor um poema a essa altura da evolução da humanidade.
Impossível escrever um poema - uma linha que seja - de verdadeira poesia.
O último trovador morreu em 1914.
Tinha um nome de que ninguém se lembra mais.
Há máquinas terrivelmente complicadas para as necessidades mais simples.
Se quer fumar um charuto aperte um botão.
Paletós abotoam-se por eletricidade.
Amor se faz pelo sem-fio.
Não precisa estômago para digestão.
Um sábio declarou a O Jornal que ainda falta
muito para atingirmos um nível razoável de
cultura. Mas até lá, felizmente, estarei morto.
Os homens não melhoram
e matam-se como percevejos.
Os percevejos heróicos renascem.
Inabitável, o mundo é cada vez mais habitado.
E se os olhos reaprendessem a chorar seria um segundo dilúvio.
(Desconfio que escrevi um poema.)
— O meu nome é Severino,
como não tenho outro de pia.
Como há muitos Severinos,
que é santo de romaria,
deram então de me chamar
Severino de Maria
como há muitos Severinos
com mães chamadas Maria,
fiquei sendo o da Maria
do finado Zacarias.
Mais isso ainda diz pouco:
há muitos na freguesia,
por causa de um coronel
que se chamou Zacarias
e que foi o mais antigo
senhor desta sesmaria.
Como então dizer quem falo
ora a Vossas Senhorias?
Vejamos: é o Severino
da Maria do Zacarias,
lá da serra da Costela,
limites da Paraíba.
Mas isso ainda diz pouco:
se ao menos mais cinco havia
com nome de Severino
filhos de tantas Marias
mulheres de outros tantos,
já finados, Zacarias,
vivendo na mesma serra
magra e ossuda em que eu vivia.
Somos muitos Severinos
iguais em tudo na vida:
na mesma cabeça grande
que a custo é que se equilibra,
no mesmo ventre crescido
sobre as mesmas pernas finas
e iguais também porque o sangue,
que usamos tem pouca tinta.
E se somos Severinos
iguais em tudo na vida,
morremos de morte igual,
mesma morte severina:
que é a morte de que se morre
de velhice antes dos trinta,
de emboscada antes dos vinte
de fome um pouco por dia
(de fraqueza e de doença
é que a morte severina
ataca em qualquer idade,
e até gente não nascida).
Somos muitos Severinos
iguais em tudo e na sina:
a de abrandar estas pedras
suando-se muito em cima,
a de tentar despertar
terra sempre mais extinta,
a de querer arrancar
alguns roçado da cinza.
Mas, para que me conheçam
melhor Vossas Senhorias
e melhor possam seguir
a história de minha vida,
passo a ser o Severino
que em vossa presença emigra.
(Morte e Vida Severina - Introdução)
Sociedade
O homem disse para o amigo:
- Breve irei a tua casa
e levarei minha mulher.
O amigo enfeitou a casa
e quando o homem chegou com a mulher,
soltou uma dúzia de foguetes.
O homem comeu e bebeu.
A mulher bebeu e cantou.
Os dois dançaram.
O amigo estava muito satisfeito.
Quando foi a hora de sair,
o amigo disse para o homem:
- Breve irei a tua casa.
E apertou a mão dos dois.
No caminho o homem resmunga:
- Ora essa, era o que faltava.
E a mulher ajunta: - Que idiota.
- A casa é um ninho de pulgas.
- Reparaste o bife queimado ?
O piano ruim e a comida pouca.
E todas as quintas-feiras
eles voltavam à casa do amigo
que ainda não pôde retribuir a visita.
Poesia sem crítica social não costuma bater legal.
É como churrasco sem sal,
pudim sem doçura,
voo sem altura,
abraço sem ternura.
O que cai bem na receita
é um toque de humor refinado,
ainda que ácido ou até debochado.
No Algoz do Navio Negreiro
Eu escritor, poeta e passageiro,
Acordei em meio ao algoz de um navio negreiro,
Observando cada sofrimento de um povo,
Em meio a um devaneio,
Qual será o objetivo tão plena perversão?
Gritos de arrepiar os cabelos,
Seres humanos jogados em meio ao mar,
Por mera ineficiência,
E eu ali assistindo este sofrimento, estas mortes e estes maus tratos,
Sem saber o que fazer,
Rezei para as noites sombrias que avistassem uma terra firme,
Fixei meus joelhos rentes ao solo da caravela,
E avistei terra firme.
Oh, povo sofrido,
Deram-lhe suas almas para o lucro e o aconchego dos burgueses,
Meu sofrimento também deste povo,
Em meio a minha veia a rastro de sangue negro,
Resolvi escrever em meio de minhas poesias,
A luta de um povo sofredor, batalhador,
Que nunca se entregou ou muito menos se abalou.
O que é necessário para vivermos bem?
Dinheiro, status social, reconhecimento?
Saúde, felicidade, amizades?
Ora, viver bem, é estar em harmonia consigo mesmo. E, para estar em harmonia, você tem que fazer algo que se sinta bem e lhe traga paz e conforto espiritual.
Seria hipocrisia dizer que os quitutes da vida não agradam, é lógico que quanto mais condições você tem, mais facilidades você terá na realização de alguns desejos compráveis.
Como somos bombardeados pela necessidade do consumismo, o ter condições, favorece esta tênue felicidade momentânea.
Porém, o dinheiro não é determinante, pode ser um facilitador para algumas coisas, e como são coisas, objetos, logo, são trocáveis, e serão.
A felicidade que lhe trará paz e conforto é construída todos os dias. Ela é construída de pequenos gestos, que com o passar do tempo lhe farão diferença no seu ser. Sorrir, ser educado com as pessoas, dizer palavras de agrado, tratar bem seu semelhante, são condições necessárias para você construir sua própria felicidade.
É muito bom cercar-se de pessoas agradáveis. Se gosta disto, pratique.
Liberte-se das amarras que você coloca em si. Seja a mudança positiva na vida das pessoas, e seja a mudança necessária em você mesmo.
Lembre-se que para acumular felicidade, é necessário que joguemos fora os sentimentos ruins. Felicidade, muitos dizem e, acredito, é um estado de espírito. Se assim for, se teu espírito estiver em paz, ele encontrará a felicidade.
Não há paz no conflito. Não há felicidade no desespero.
Você pode viver em paz ou em guerras. Você determina seu caminho, você faz suas escolhas. Você pode sorrir ou chorar, isto só depende de você.
Ilumine seu dia.
Tenha dias de paz.
Pense. Reflita.
A inveja muitas vezes se disfarça de preocupação social.
Quando alguém critica suas conquistas mencionando a pobreza global, o verdadeiro problema pode residir em seu sucesso.
Há uma grande dificuldade em fazer críticas à elite econômica do país, pela falta de uma distribuição mais justa da renda, porque aquela pessoa que tem um carro popular financiado em cinco anos, que paga o financiamento em trinta anos de um apartamento de no máximo 40 m2, que tem um plano de saúde que não lhe dá quase direito a nada além de internação nas enfermarias de poucos hospitais e que trabalha como PJ (sem direito trabalhistas), mas cumprindo uma jornada estabelecida pela "tomadora de seus serviços", essa pessoa acha que faz parte da "elite" e que as críticas são para ela também.
Então, esta pessoa defende com unhas e dentes privilégios que ela pensa serem seus, mas que não são ou então os defende mesmo sabendo que não são seus, na esperança de que um dia possam ser, mas se esquece que vivemos em uma sociedade onde poucos têm a oportunidade de ascenderem socialmente justamente porque aqueles verdadeiramente privilegiados não abrem mão do que têm para, quem sabe, diminuirmos a desigualdade social.
É um círculo vicioso mantido pela falta de consciência de classe de uns e a falta de empatia de outros.
Não adianta nada o pobre criticar o rico por desperdícios,
se ele tivesse lá ele faria o mesmo.
E nem rico criticar o pobre pela violência,
pois, no desespero, agiria do mesmo jeito.
Assim é a essência de 80% da população.
"Quanto mais o tempo passa, pior as coisas ficam"
Foi isso que minha mãe me disse esses dias...
Bom, na realidade, ela está correta e com 100% de razão! Quanto mais o tempo passa, mais crianças na favela morrem de fome ou entram no mundo das drogas, quanto mais o tempo passa, mais populoso o mundo se torna e menos agradável de se viver, menos recursos, menos insumos, menos qualidade de vida.
Já assistiu Vingadores Guerra Infinita? Segundo o vilão do filme, o planeta fictício "TITÃ" tinha "muitas bocas para alimentar", estou começando a perceber que a Terra é igualzinho Titã... eu já não me impressiono quando vejo o preço das coisas disparando no supermercado, eu sei, de toda minha alma, que tem um monte de gente morrendo de fome nesse exato momento, então, eu me pergunto: será mesmo que eu preciso de mais alguma evidência fora as palavras da minha mãe para entender que "quanto mais o tempo passa, pior as coisas ficam"?
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