Poema Cético
Olhei e refleti o que um adolescente cético de pensar quis me ensinar, olhei de volta e com olhar lhe respondi sem palavras, porque responder ao insulto é não conhecer a si mesmo.
O difícil é acreditar. Quando se desacredita, algo te diz para não ser tão cético, algo te diz que vale a pena acreditar mais uma vez. Acreditando de novo e desacreditando em seguida... Percebo que não tem cura. Palavras são extremamente banalizadas e facilmente pronunciadas, para um romântico sem cura, acreditar nelas e depois, por elas próprias, ser desacreditado, já é rotina. Uma rotina que, no momento, não me faz bem.
Me indagaram a respeito de eu ser um cético. Eu não sou cético, este não acredita em nada. Eu, no entanto, acredito e tenho convicção de que o mundo seria melhor se amassemos e/ou nos sacrificássemos uns pelos outros, sem esperar uma "recompensa". Se ao invés de perdermos tempo 'rezando' debaixo de um "templo" à espera de que alguém e/ou algo faça aquilo que caberia a nós, por que não ir e fazer? Por que não sair do mundo da fantasia e ir contribuir de fato para o teu proximo? E eu não sou um cético
Prefiro um cético ético a um crente incoerente. A incoerência deste pode ser responsável pelo ceticismo daquele.
[...] Essa fria sensação de incapacidade que abate o meu ser, o deixa inconsciente e cético a todos os amores [...]
Amor, tão real quanto o luar. Entendo seu significado, sou desassombrado e cético de sua existência.
"Se um dia eu tivesse de escolhe entre dá atenção a um Cético e uma Criança, eu escolheria a Criança, por apresentar maior grau de pureza de pensamentos."
“sou cético quanto a sorte. Mas creio na oportunidade, no alcance dos objetivos pela busca recheada de bons valores, preparação, conhecimentos e a fé que constrói a certeza de que quem busca encontra, quem dá recebe, quem planta colhe e quem ama é feliz”
A fé surge quando não há mais esperança para algum desfecho possível. Ninguém é cético o bastante para não admitir isso.
“Quando comecei minha pesquisa sobre experiências de quase-morte em 1968, eu era um cético e ateu. Agora eu não sou nem uma coisa nem outra.”
(...) Ainda prefiro sapear o momento cético do poeta Drummond que com sapiência dizia: " tenho apenas duas mãos e o sentimento do mundo", a parafrasear como um jurista dizendo: "tenho em minhas mãos sofrimento do mundo" apenas para integrar sofrimento a valores humanos...
Todo filósofo é louco, entretanto, nem todo louco é filósofo. Todo sábio é cético, entretanto, nem todo cético é sábio. Trocadilhos funcionam com qualquer coisa.
A graça de ser filósofo é sempre ser cético em tudo, pular da cama após filosofar em um sonho e logo esquecer quando acorda e ver que está no chão, graças ao ceticismo chegamos a uma sociedade.
Os tolos acreditam em tudo que falam, não seja tolo investigue, busque a verdade, seja um cético. Todo aquele que procura a verdade encontra.
É melhor obter conhecimento sobre palavra de Deus, do que ser um incrédulo cético, na terra dos viventes