Poema Certezas
Talvez você não tenha dúvidas, apenas certezas óbvias; nesse estágio você é a própria dúvida, não é mais pessoa; robotizado, vive dentro de um mundo irreal. Não se permite estar errado, aí seu maior erro. Nem me atrevo a pedir para que pense nisso, pois você já não pensa, só tem certezas.
A que ponto chega o ser humano, idiotizado por ele mesmo. As suas escolhas são o que você é hoje. Nada além disso.
Estou perdia, não reconheço minha mente, não existem certezas, minha vida futura não tem mais sentido.
O ser humano se sente seguro com as certezas, mesmo que sejam ilusórias, mas rejeitam as incertezas, ainda que reais.
Eu prefiro acreditar em um céu de mistérios
Ao invés de um solo de certezas; certezas morrem, só céu de mistérios sobrevivem.
Quando finalmente eu descer das montanhas das minhas certezas, observar o firmamento das indagações, quem sabe, poderei caminhar com algumas verdades.
O que mais me indigna são as certezas que algumas pessoas dizem ter a nosso respeito, sendo que nem nós as temos, mas elas acreditam que sabem de nós mais do que nós mesmos e pior é que se não cuidarmos, nos convencem que somos o que nunca fez parte de nós ou nunca fará.
Com o passar do tempo inversões de valores pode subverter o caráter das nossas certezas, mas a convicção da fé nos blinda do vazio, das ilusões, do desnecessário e do universo das futilidades.
Quem se nega a rever suas maiores certezas conceituais, não passa de um ignorante fadado a um mundo de aparências e de desconhecimento maior do mundo, e de si mesmo.
Daí vem a vida, com sua incrível capacidade de ressignificar as coisas , mudando suas certezas e te deixando mais dependente de suas intervenções.
O lógico é o variante das certezas, logo as incertezas são pregadas em paredes de razões não acontecidas.
Em dias incertos é certo que a incerteza, certamente, corromperá nossas certezas com suas dúvidas e inseguranças. Mas... tudo passa. E isso certamente vai passar! O covid-19 vai passar!
Em tempos de incerteza geral, não me peça certezas pétreas. Faça bem feito o que é do hoje, pois amanhã tudo pode mudar.
Viver é algo incerto, e isso é bom. As certezas geralmente fazem mal. A dúvida, a curiosidade, aquele friozinho na barriga, é que provocam nos campeões aquela vontade em levantar da cama. É essa incerteza da derrota, ou da vitória, que ativa o melhor que temos para oferecer.