Poema Casa
Vá para a casa com alegria
Fiquei contente quando me disseram: "Vamos para a casa do Senhor". - Salmo 122: 1
Era final de inverno em Kishnau, na Moldávia, uma cidade perto da fronteira romena, que fazia parte da União Soviética. “Tio Charlie” VanderMeer, diretor da Children's Bible Hour, estava visitando a cidade para incentivar os obreiros cristãos e contar às crianças sobre Jesus Cristo.
Outro domingo frio não deteve os cristãos em Kishnau. Eles entraram em vigor - 1.500 pessoas - para adorar em uma igreja construída dez anos antes durante a forte perseguição comunista. Segundo VanderMeer, de todos que compareceram, apenas 20 ou 25 chegaram em carros. O resto andou na neve (alguns até 3 ou 4 milhas) ou tomou o transporte público. Alguns tiveram que mudar de ônibus até cinco vezes. Então eles fizeram tudo de novo para o culto da noite. Espantado com a dedicação dessas pessoas, Tio Charlie se perguntou: "Iríamos à igreja se tivéssemos que fazer isso?"
Os cristãos da Moldávia, como o povo de Davi escreveu no Salmo 122, estavam dispostos a ir muito longe para adorar a Deus. Nem os fiéis em Jerusalém nem os adoradores em Kishnau tinham facilidade. Eles enfrentaram muitas dificuldades e obstáculos, mas foram com alegria e dedicação.
Como crentes, nós adoramos o mesmo Deus vivo. Vamos para a casa do Senhor com a mesma alegria e entusiasmo.
PENSANDO EM VOCÊ
Você vai à igreja ansiosamente e por amor a Deus? Você ora durante a semana pela sua igreja, seu pastor e sua própria preparação para a adoração?
Um bom indicador de nossa temperatura espiritual é nossa ânsia de ir à igreja.
Dave Branon
Minha casa era feita de palha,
Simples, na aldeia cresci
Na lembrança que trago agora,
De um lugar que eu nunca esqueci.
Meu canto era bem diferente,
Cantava na língua Tupi,
Hoje, meu canto guerreiro,
Se une aos Kambeba, aos Tembé, aos Guarani.
Hoje, no mundo em que vivo,
Minha selva, em pedra se tornou,
Não tenho a calma de outrora,
Minha rotina também já mudou.
Em convívio com a sociedade,
Minha cara de “índia” não se transformou,
Posso ser quem tu és,
Sem perder a essência que sou,
Mantenho meu ser indígena,
Na minha Identidade,
Falando da importância do meu povo,
Mesmo vivendo na cidade.
casa abandonada
as janelas estavam assassinadas
assistiam a tudo
ao mar, às aves, à montanha
nunca mais fechadas
fecundadas de vento
arrebatadas de sol
batidas pelo firmamento
e as janelas nunca mais se fecharam
porque não havia ninguém mais lá dentro
porque os poros da casa se abriram
às verdejantes trepadeiras
que cobriram todo traço do passado
Onde Jesus vive
Hoje a salvação chegou a esta casa. - Lucas 19: 9
O poeta alemão Goethe contou uma fábula sobre a cabana de um pobre pescador. Quando uma lâmpada de prata iluminada foi colocada no interior, toda a cabana foi transformada em prata - o piso, os troncos que formavam as paredes, o telhado, até os móveis.
Esta é uma bela imagem do que acontece em um lar quando o Senhor Jesus é autorizado a reinar supremo. Onde a amargura, o ódio e o mal prevalecerão, agora o brilho de Sua santidade e o calor de Seu amor são entronizados.
Jesus disse a Zaqueu: “Hoje devo ficar em tua casa” (Lc 19: 5). Mas ele não tratou o Senhor apenas como seu convidado - ele “o recebeu com alegria” (v.6). A visita de Cristo teve um efeito no coração de Zaqueu que levou a mudanças dramáticas em seu comportamento. Ele disse ao Mestre que de agora em diante ele daria metade de seus bens aos pobres (v.8). Jesus observou: “Hoje a salvação chegou a esta casa” (v.9).
Jesus quer transformar nossas casas também. Mas antes que Ele possa fazer isso, precisamos convidá-lo para nossas vidas. Somente quando Jesus é Salvador e Senhor de nossas vidas, podemos experimentar Sua abundante bênção em nossos lares.
Jesus mora na sua casa? Você conhecerá Sua presença e bênção se responder com fé a Ele.
Se você quer o calor do amor de Cristo em sua casa, deixe-o acender um fogo em seu coração. Richard DeHaan
Casa De Símbolos
Sem derramamento de sangue não há remissão. - Hebreus 9:22
Nosso vizinho ficou surpreso quando dois jovens entraram em sua casa sem serem convidados. Ela gritou. Felizmente, eles correram. No entanto, ninguém a acusaria de não ser hospitaleira. Quando você entra na casa de alguém, você entra nos termos dessa pessoa.
Muitas vezes esquecemos que o mesmo princípio se aplica à nossa entrada na presença de Deus. Isso ficou claro na “casa de símbolos” do Velho Testamento, conhecida como o tabernáculo (Ex. 25-27). Sua construção e o arranjo dos objetos dentro dele nos ensinam que entramos na presença de Deus somente em suas condições.
Considere, por exemplo, o altar de bronze do sacrifício (27: 1-8). Bronze nas Escrituras significa julgamento divino do pecado. O abate de ovelhas e cabras no altar simbolizava os resultados do pecado. Uma morte impiedosa por animais inocentes apontava para um substituto vindouro, o impecável “Cordeiro de Deus”. Quando Ele morreu na cruz do Calvário, Seu sacrifício era mais do que adequado para expiar o pecado de todas as pessoas (João 1:29). ).
A única maneira de se aproximar de Deus é em seus termos. Precisamos receber o perdão que Ele oferece a nós por meio de Cristo.
Você aceitou a Jesus, o Cordeiro de Deus, como seu Salvador do pecado?
Salvo pelo sangue do Crucificado!
Agora resgatado do pecado e um novo trabalho começou;
Cante o louvor ao Pai e louve ao Filho -
Salvo pelo sangue do Crucificado! Henderson
Cristo irá recebê-lo se você acreditar nele. Mart DeHaan
Jovem velhice
Aqueles que são plantados na casa do Senhor. . . ainda deve dar frutos na velhice. - Salmo 92: 13-14
Muitas culturas parecem valorizar mais os jovens do que os idosos. No local de trabalho, por exemplo, as políticas de aposentadoria obrigatória restringem o número de anos que um empregado é considerado útil.
Os crentes, no entanto, não precisam se sentir fracos ou improdutivos à medida que envelhecem. À medida que envelhecemos, mais eficazes e fortes devemos nos tornar na fé. Assim como o outono do ano é o tempo da abundante fecundidade, assim devemos ser capazes de dizer: “Ainda que o nosso homem exterior esteja perecendo, o homem interior está sendo renovado dia a dia” (2 Coríntios 4:16). ).
Isso foi verdade do apóstolo Paulo. Durante seus anos de serviço para o Senhor, ele enfrentou muitas dificuldades. Ele reconheceu sua fragilidade humana e que "a morte está operando em nós" (2Co 4:12). Mas mesmo quando seu corpo ficou mais fraco, seu espírito se tornou mais forte. Conforme ele crescia fisicamente, ele ficou mais vibrante espiritualmente.
Você está crescendo “na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo”? (2 Ped. 3:18) O salmista escreveu: “Aqueles que são plantados na casa do Senhor. . . ainda dará frutos na velhice; eles serão frescos e florescentes ”(Sl 92: 13-14).
Envelhecendo, mas não se aposentando,
Pois a batalha ainda continua;
Continuando sem desistir
Até a vitória final ser vencida. —Anon.
À medida que Deus adiciona anos à sua vida, peça a Ele que acrescente vida aos seus anos. MR DeHaan
Eu ando com meu Deus na rua
E quando chego em casa Ele está comigo
Eu falo com meu Deus na hora de dormir
E logo quando acordo digo: Eis-me aqui
Uma casa para um carro
Os justos consideram a causa dos pobres. - Provérbios 29: 7
Uma mulher de um dos países mais pobres do mundo estava visitando Toronto. Enquanto estava lá, ela ficou na casa de uma mulher que trabalhava para uma organização mundial de assistência.
Olhando pela janela de trás da casa, a visitante perguntou: "Quem mora lá?" Pensando que ela quis dizer quem morava no quintal, a anfitriã respondeu: "Ninguém".
“Não”, insistiu o hóspede, “quero dizer por lá.” Ela apontou para a garagem da mulher. "Quem mora lá?" "Ninguém", disse a anfitriã. "Essa é uma casa para o carro."
A mulher ficou pasma. Repetidas vezes, ela repetiu: “Uma casa para um carro! Uma casa para um carro! ”Ela ficou chocada que as pessoas pudessem comprar não apenas um carro, mas uma casa para mantê-lo.
Enquanto penso nisso, seu choque é compreensível. É embaraçoso perceber que alguns de nós têm muito, enquanto outros têm muito pouco.
O apóstolo Paulo não viu a riqueza como um pecado, mas ele entendeu os perigos que ela trazia. Em suas instruções a Timóteo, ele desafiou “os que são ricos na era atual” a estarem “prontos para dar, dispostos a compartilhar” (1 Tim. 6: 17-18).
Deus espera que usemos Suas bênçãos para abençoar os outros. Estamos usando o que Ele nos deu para mostrar Seu amor?
Porque Deus nos dá tudo o que precisamos, devemos dar aos necessitados. Dave Branon
Agarrado pela ganância
Aquele que é ganancioso por ganhar incomoda sua própria casa. - Provérbios 15:27
Os anunciantes constantemente apelam à ganância do consumidor, tentando nos convencer de que precisamos de certos produtos.
Um executivo de uma empresa de eletrônicos se vangloriava: “Quando lançamos rádios de bolso anos atrás, ninguém precisava deles, então eles não venderam. Tivemos que convencer o consumidor de que ele precisava de nossos produtos. As vendas cresceram desde então. ”
O desejo de mais e mais dinheiro, coisas ou poder não é exclusivo deste século. Milhares de anos atrás, o servo de Eliseu, Gehazi, viu uma chance de conseguir dinheiro com o rico Naamã. Ele seria capaz de comprar roupas, olivais, vinhedos, ovelhas e bois e criados (2 Reis 5:26). A ganância assumiu.
A ganância pode manchar rapidamente nossa integridade. Conheço alguns empresários cristãos que trabalham duro e ganham muito dinheiro, mas demoram a dar aumentos a seus funcionários. Também conheço outro cristão que ganha centenas de milhares de dólares por ano, mas algumas de suas práticas são antiéticas. A ganância geralmente motiva pessoas boas.
Todos somos suscetíveis ao poder da ganância. É por isso que é bom orar: "Senhor, ajude-me a me preocupar com como posso agradar a você, e não como posso ganhar mais para mim".
Se o dinheiro é seu objetivo mais alto -
A coisa que você deseja obter -
Seu poder escravizará sua alma
E causará muita dor à sua vida. —DJD
Pessoas gananciosas sempre perdem mais do que ganham. Dennis J. DeHaan
Embrulhado na ganância
Quando eles entraram em casa, viram o menino. . . e caiu e O adorou. - Mateus 2:11
Como seguidores de Jesus, devemos ter cuidado para proteger nossos corações da ganância durante esta temporada de festas. Em uma sociedade que secularizou o Natal, isso não é fácil.
O USA Today divulgou os resultados de três pesquisas sinalizando a erosão do significado do Natal. Em uma pesquisa com americanos, apenas um terço disse que o nascimento de Jesus é o que torna o feriado importante.
O que é importante então? Os presentes, é claro! Segundo a pesquisa, 97% de nós compram presentes.
Embora não haja nada de errado em comemorar o dom do Filho de Deus, dando presentes àqueles que amamos, essa tradição agradável pode facilmente ser infectada pela ganância. Lembra do brinquedo de escolha em 1996, a boneca Tickle Me Elmo? Algumas pessoas compraram uma para um filho ou neto, mas desistiram dessa ideia amorosa depois de saber que poderiam transformar o brinquedo em um grande lucro. Os jornais logo estavam carregando colunas de anúncios oferecendo o boneco da moda da estação por muitas vezes o preço de compra.
Se você for pego na ganância do Natal, reserve um momento para sentar-se em silêncio. Em sua mente, ande com os sábios até o menino Jesus. Curve-se diante Dele e ofereça-Lhe o presente de seu amor e adoração. Em vez de um Natal ganancioso este ano, vamos torná-lo de adoração.
Dedique algum tempo a este Natal para ir
Um pouco distante,
E com as mãos da oração prepare
A casa que é seu coração. - Anon.
O egoísmo faz do Natal um fardo; o amor faz dele uma delícia. David C. Egner
Amor que não vai parar
Se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e jantarei com ele. - Apocalipse 3:20
Dia após dia, o pai amoroso vinha ao hospital, muitas vezes com flores na mão. Ele se sentava ao lado da cama de sua filha em coma de 6 anos, conversando com ela sobre o mundo maravilhoso do lado de fora da janela. Às vezes, ele contava uma história para ela. Mas, em seu estado inconsciente, o único som que ela emitiu foi sua respiração difícil.
Um dia, sua enfermeira, tocada pela fidelidade sem recompensa do pai, se aventurou a dizer: "Deve ser difícil dar tanto amor quando ela é assim."
Ele respondeu rapidamente: "Vou continuar trazendo flores e contando histórias para ela, mesmo que ela não perceba porque eu a amo, quer ela me ame de volta".
Que quadro terno e pungente do amor de Deus! Pacientemente, incansavelmente, Ele está apaixonado por nós. Podemos não ter consciência de Sua presença, como se estivéssemos espiritualmente em coma. Mas não precisamos ser assim. O que nosso amoroso Senhor disse à igreja de Laodicéia Ele diz a cada um de nós: “Eu estou na porta e bato. Se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e jantar com ele, e ele comigo ”(Ap 3:20).
Hoje, como sempre, Deus está alcançando você. Responda agora ao amor que não deixa de amar.
O amor de Deus é persistente, mas nunca agressivo. Vernon Grounds
Deixe o cão em casa
Coloque o Senhor Jesus Cristo e não faça provisões para a carne. - Romanos 13:14
Certa vez, um caçador comprou um cachorro para ajudá-lo a caçar faisões. Mas ele descobriu que o cachorro estava interessado apenas em perseguir coelhos. Então, em vez de caçar faisões, ele passava o tempo fazendo o que seu cachorro preferia. Finalmente, o caçador decidiu que era melhor deixar o cachorro em casa.
Isso me lembra as palavras do apóstolo Paulo em Romanos 7. Ele escreveu: “Pelo que vou fazer, que não pratico; mas o que odeio, o que faço ”(v.15). Paulo estava falando do conflito entre suas antigas tendências pecaminosas e a nova natureza que ele recebeu quando nasceu de novo. Se não levarmos a sério a tentação, seremos como o homem da história de hoje. Nós nos encontraremos fazendo o que não queremos e deixando de fazer o que sabemos que deveríamos.
O caçador resolveu seu problema tomando uma ação decisiva. Ele se preparou para caçar faisões e saiu sem o cão que o distraía. É isso que devemos fazer em nossa vida espiritual. Enquanto nos preparamos para cada dia, vamos optar por obedecer à liminar: “Ponha o Senhor Jesus Cristo e não faça provisões para a carne, a fim de cumprir suas concupiscências” (Romanos 13:14).
Quando cedemos a Cristo, confiamos em Sua força e o colocamos em primeiro lugar, seremos capazes de rejeitar os impulsos malignos que surgem dentro de nós. É assim que "deixamos o cachorro em casa".
Para um estudo mais aprofundado
Por que é tão difícil fazer o que é certo?
De acordo com Romanos 8: 1-17, onde obtemos
a ajuda necessária para viver de uma maneira que agrade a Cristo?
Se sua vida cristã é uma chatice, os pesos mundanos podem mantê-lo baixo.
Richard DeHaan
Quem é o construtor da sua casa?
A menos que o Senhor edifique a casa, em vão trabalham quem a edifica. - Salmo 127: 1
O edifício SC Johnson & Son em Racine, Wisconsin, foi rotulado como “a maior peça da arquitetura do século XX nos Estados Unidos”. Sua magnífica “Great Workroom”, com meio hectare, possui um teto de três andares com clarabóia que produz uma interação sempre em mudança de luz e sombras.
Apesar de sua colocação no Registro Nacional de Edifícios Históricos, o Johnson Building está longe de ser um local de trabalho ideal. Os mesmos tubos de vidro que produzem efeitos de luz impressionantes também servem como ratoeiras indesejadas. A Great Workroom é tão cavernosa que os funcionários podem ouvir conversas a 30 metros de distância. A água vaza pelo amplo teto plano e a condensação escorre dos tubos de vidro.
Poderíamos estar construindo uma “casa” que parece incrível, mas é falha e totalmente impraticável? Estamos fazendo exatamente isso com a nossa vida, se estamos construindo de acordo com nossas próprias idéias, em vez da Palavra de Deus. Nosso senso distorcido de moralidade estabelece uma base torta. Nossa negligência em nossa vida espiritual permite que nossa casa caia em desuso. Nosso egocentrismo deixa buracos para o inimigo rastejar.
“A menos que o Senhor edifique a casa, em vão trabalham quem a edifica” (Sal. 127: 1). Deixe-O construir a casa da sua vida, e você terá certeza de que ela foi construída corretamente!
Para Estudo Adicional
Quem é o fundamento do crente? (1 Cor. 3:11).
Como devemos construir sobre esse fundamento? (vv.10,12-13).
O que ganhamos ao fazer isso? (v.14).
Com Deus como Arquiteto e Sua Palavra como planta, sua vida será construída sobre um fundamento seguro. David C. Egner
melhoria da casa
Nós somos Sua obra, criada em Cristo Jesus para boas obras. - Efésios 2:10
Se você já quis morar em um castelo, esta é sua chance. O estado da Saxônia, no leste da Alemanha, tem uma dúzia de castelos à venda, cada um com o preço de uma marca alemã (que custa pouco mais de meio dólar).
Há um problema, no entanto. De acordo com um artigo do New York Times, as estruturas históricas estão em estágios avançados de degradação e os compradores devem restaurar cada propriedade "de acordo com sua arquitetura histórica". As estimativas para restauração variam de US $ 7 milhões a US $ 60 milhões por castelo.
Ocorreu-me que comprar o pesadelo de um superior superior nos dá uma imagem do que Deus fez por cada um de nós em Jesus. Efésios 2: 1 declara sem rodeios nossa condição sem Cristo - “morto em ofensas e pecados”. Mas a desesperança da condição humana nunca impede o amor de Deus.
A renovação e renovação que o Pai realiza em todos os que recebem Seu Filho começam com uma nova vida. Mas Deus. . . mesmo quando estávamos mortos em ofensas, vivíamos juntos com Cristo ”(vv.4-5). E o que Deus comprou às grandes custas de Seu único Filho, Ele nos deu livremente (vv.5-9).
Como castelos abandonados restaurados muito além de sua glória anterior, nossas vidas transformadas apontam outros para Deus, que é rico em misericórdia, graça e amor.
Colocando em prática
Colossenses 3: 1 nos diz que fomos "ressuscitados com Cristo". Por isso, quais são algumas das instruções práticas que nos são dadas sobre como viver? (vv.5-17).
Quando recebemos a Cristo, a obra de Deus não acabou - apenas começou. David C. McCasland
Perdi as chaves, a hora, o tempo.
E agora me resta apenas um momento.
Reviro a casa atrás da chave?
Abro gaveta por gaveta pra ver se as encontro?
Quem sabe a geladeira?
Ou com a hora perdida perder o momento que me resta é besteira?
Atraso o relógio?
Me engano?
Volto os ponteiros por anos e anos?
Perdi o tempo.
Pensando.
Refletindo.
Matutando?
Divagando?
Por ruas desertas vagando?
Vagamundo... vagabundando.
Ah! se eu tivesse mais tempo...
Saberia melhor aproveitar os momentos?
Triste sina.
A vida ensina...
Quando não temos mais tempo.
Deixa o som entrar
Sai de casa
Não quer mais voltar
A estrada agora é seu lar
O vento guiar
Os seus passos
A lua iluminar
O abraço que a vida vai te dar
queria
que minha mãe
soubesse
que
não adianta
limpar
tanto
a casa
de fora
se
a casa de dentro
continua suja.