Poema Avô
Minha família tem a característica da longevidade. Minha avó, por exemplo, morreu aos 97 anos. Quer dizer, vocês vão ter que me aturar por muito tempo ainda.
Cara realmente não importa se você falar de mim pelo menos eu tenho a minha avó de família ela me apoia ela me conforta ela me ama ela faz tudo para mim ela compra essas coisas para mim e me faz sorrir apesar de não de eu ter mãe e pai eu não dou a mínima eu tenho a minha vó que tá sempre presente para todos os momentos comigo então eu não me importo muito sabe? Eu tenho a minha vó parça eu já sou feliz eu não preciso de mãe o pai para mostrar quem eu sou tá ligado eu tenho a minha avó que já é os dois tá ligado se um dia ela se for vai ser eu por eu ninguém mais que eu posso contar apesar dela falar algumas coisas que me quebrou eu nunca falei assim né não sou uma pessoa de se abrir e de falar as coisas então sempre fico quieta pensando naquele dia todo dia tudo apesar de me isolar as vezes sem motivo né mas eu amo muito ela faz tanta coisa por mim
Todos devem deixar algo para trás quando morrem, dizia meu avô. (...) Algo que sua mão tenha tocado de algum modo, para que sua alma tenha para onde ir quando você morrer. E quando as pessoas olharem para aquela árvore ou aquela flor que você plantou, você estará ali.
Mesmo que eu tente, mesmo que eu rale nunca será o suficiente. Meu querido avô sempre me dizia o seguinte ´´quando a vida lhe derrubar não chore, apenas caia na gargalhada´´. Acredite, eu tentei fazer isso várias e várias vezes, mas não consigo, eu não gosto de atrapalhar as pessoas, não gosto de ser um peso. Querida família, quero que saibam que vos amo muito, nem um tempo seria o suficiente para pagar tudo o que já fizeram por mim, obrigada por sempre me amarem e por respeitarem, obrigada por tanto aprendizado, obrigada por terem me dado de presente tantos momentos e que para sempre serão minhas mais belas lembranças. Caros amigos, obrigada por sempre estarem comigo, obrigada pelos passeios e até pelas tardes conversando, obrigada pelos ensinamentos, mas quero lhe dizer uma coisa, estudem! isso é pra vcs, é pra vida de vcs. Kai, saiba que eu te amo, só quero que vc esteja bem, se cuide, por favor, sempre estarei com vc, por mais que seja distante, sempre lhe amarei.
Você não entende algo de verdade a menos que seja capaz de explicá-lo à sua avó.
E quando a fome me apertava, um biscoito a minha querida avó me dava, assado no forno a lenha, lá no meio da brasa.
“Pode adivinhar-se, espontaneamente, qualquer detalhe conhecido pelo avô (ou mais recente, pelo pai) ou qualquer contemporâneo do avô (ou do pai): Retrocognição. Como também pode adivinhar-se, espontaneamente, qualquer detalhe conhecido pelo neto (ou, menos distante, pelo filho) ou qualquer contemporâneo do neto (ou do filho): Precognição. É o prazo curto, vital, existencial, relação psíquica... Tem muitos nomes, porque está muito bem estudado, de todos os ângulos, por muitos especialistas.”
As vezes da saudade da torta de abóbora que a minha avó fazia, sempre a comia enquanto observava o campo da janela que ficava na cozinha. Ainda lembro do seu cheiro e gosto doce, também lembro dor ar de gentileza e acolhimento que rodeava a nossa casa... Pena, que isso tenha sido em outra vida
Minha avó dizia que é preciso ter talento para dizer a coisa certa e ser cruel.
" Iolanda, mãe, avó, idolatrada! Esposa dedicada, cozinheira disputada por toda mineirada e também, Caetano , Gal , e toda filhadarada! Muito amada, mas nao mexesse com sua jogada, jogava bingo e pagava toda contarada. Iolanda transformou, virou estrela , virou amor, olhe por nós, que só saudades, você deixou"
Quando eu era muito pequena, minha mãe costumava dizer que havia algo da minha avó em mim, na forma como eu contava as histórias do jeito que eu precisava que fossem e não da maneira como realmente aconteceram.
Um avô e uma irmã à vista, em um dia que guarda a memória de uma tristeza nacional, não, não me senti no direito de falar qualquer palavra, o meu atrevimento tem limite que se chama respeito; então ficou apenas o olhar de presença que é de: força.
Minha avó ficou cega. Ela passava o dia perdida, chorando, pedindo ajuda... Por conta disso, eu passei uma hora por dia com os meus olhos fechados, para que eu pudesse entender melhor como ela se sentia. E, pode ter certeza, a escuridão é traiçoeira. Ela te puxa para lembranças que você gostaria de esquecer.
O que há de mais maravilhoso em minha avó, entre tantas coisas maravilhosas, é que tudo é sempre igual.
A humanidade não sobrevive sem os seus símbolos: A Escola, a Igreja, o Trabalho, o Funeral...do avô ao pai terminando no filho...o ciclo eterno continua dentro de uma vida descontinuada!
E se a Annabelle fosse a chapeuzinho e a sua Avó fosse a Freira, quem era o herói dessa história?
Atenciosamente: Lobo dos três porquinhos
"Minha avó é uma pessoa incrivelmente madura, mas só eu percebo seus raros momentos de imaturidade. Ela é adorável, como se precisasse erguer uma armadura para enfrentar o mundo ao seu redor."
Uma das muitas coisas que aprendi com meu avô [Mahatma Gandhi] foi a compreender a profundidade e a amplitude da não violência e a reconhecer que somos todos violentos e precisamos efetuar uma mudança qualitativa em nossas atitudes.