Poema Arte
Aquele que faz dos seus conhecimentos servir-lhe de arte da ignorância,ignorado será consoante a sua arte.
As obras de arte em pequenos formatos são muito mais a síntese da objetividade, a expressividade da complexidade compacta encontrada para estigmatizar uma ideia como um todo do que espontâneos trabalhos de menos valor por diminuição da plataforma como se fosse uma brevidade de um menor processo criativo.
Particularmente gosto muito dos pequenos formatos, pequenos frascos, pequenas pétalas, pequenas poesias com poucas palavras. Parece me que toda grande ideia, magistralmente surge automaticamente de um breve rabisco. Como se a divina inventividade perfeita não tivesse muito tempo ocioso para muitas elucubrações,tentativas e experimentos.O que é, mesmo de forma simples geralmente já nasce feito.
A cada nova edição das mostras e exposições da arte e da cultura contemporaneidade re aparece uma nova re leitura de uma antiga ideia clássica, apagadinha, esquecidinha pelo grande grupo. Geralmente à boa ideia base foi engolida, pouco digerida pelo acelerado processo consumista exigido pelo mercado,de temos sempre às novidades.
Até entendo a forma ácida e irônica de ver, falar,interpretar e produzir arte diante as poucas mudanças ajustadas breves existentes frente ao tanto mais que deveria ser mudado por agora.Mas não consigo ser indiferente quando o artista e o autor para isto grita por mau gosto e extrapola por cima dos princípios éticos, morais e da boa convivência da cultura de quem quer que seja.A transigência já é uma postura muda e obscura de aceitação e persuasão a tudo aquilo que nos é diferente.
Existem dois principais tipos de consumo de arte O primeiro, o mais saudável e de longo prazo,é o ato de adquirimos uma obra de arte por que gostamos, fazemos por consumo direto por que nos identificamos com a temática, forma de criação, e escolhemos para fazer parte de nosso cotidiano imóvel. O segundo é o menos saudável, é a opção de investimento de risco a médio prazo sem tanta liquidez mas com uma possível e provável oscilação de valores que resultem em ganhos e perdas comparado ao preço do bem adquirido.
Nunca existe, qualquer garantias sobre o retorno dos valores investidos.Esta modalidade de consumo traz as mesmas chances de uma roleta de cassinos, opções de bolsa de valores ou dos jogos de azar.
A tipicidade perfeita entre um grande numero de obras de arte de uma artista revela principalmente duas coisas. A execução e/ou montagem da obra por meio de uma plataforma mecânica ou a terceirização da mão de obra para execução dela à partir de uma ideia bem detalhada e com alto controle de qualidade e forma.Das duas formas, a arte do artista a ser avaliada deve ser sempre à ideia os múltiplos são só alegorias expressadas materialmente.
Gosto de arte como beleza, gosto de arte como vocação, expressão, como profissão, como educação, como cultura, como fé, como decoração, até como terapia ou como curtição mas não gosto de arte que pensa que é só aplicação, investimento, bonificação tributária, acervo financeiro, garantias, doações pervertidas, instrumentos de poder e corrupção.
O sentido social e político da arte está como ferramenta e plataforma para Educação e o incentivo sustentável do exercício da Cidadania Cultural ajustando, adaptando e preparando o individuo político cidadão-ser social para as novas realidades selvagemente impostas ao meio pela vida em grupo.
A arte contemporânea do século XXI cada vez mais se afasta das possibilidades de ser uma plataforma artística madura expressada por uma técnica ao rigor da técnica, primorosa de execução aliada ao equilíbrio de bom gosto e passa a ser uma instalação mecânica quase pré-fabricada por sucatas como uma brincadeira de mau gosto, dentro do conceito ideia de humor negro, uma piada sem graça quando não avança no desrespeito da cultura, da fé e da filosofia dos outros.Espelho próprio de um período crítico de nossa atual sociedade, doente, individualista, egoísta, perversa, compulsiva, competitiva, fundamentalista, exclusivista, enlouquecida e selvagem.
Ele, todo rabiscado marcava na pele o que ecoava da sua alma. Ela, amante da arte via em cada traço dele uma fonte de inspiração!
"Viver é a arte de solucionar problemas, dormimos para descansar dos problemas e acordamos para resolve-los, os problemas são o sentido de ser o que somos e é por eles que justificamos nossas ações, assim, não tenha medo dos problemas eles são necessários e tão realidade quanto viver e morrer" (L.P)
Linda e tortuosa a arte de amar... Arte ingênita... Lapidada pela amizade... Delapidada pelaū desconfiança... Testada pelo ciúme... Desafio diário para aqueles Dispostos a recomeçar Sempre... Diferente... Todos os dias... Com a mesma pessoa... Arte para aqueles Dispostos a se reinventar... E entregar um novo ser À humanidade Melhor... Mais interessante... Mais amável... Mais humano... (Ricardo Barros)
Arte não é apenas a representação do mundo interior do artista, é o reflexo de todo aquele que se identifica com ela.
Toda vez que ouvir uma opinião taxativa muito exata sobre uma obra de arte, muito cuidado, pois todo aquele que assim o faz deve ter muito mais interesses de cunho matemáticos e financeiros que principalmente artísticos e históricos sobre a arte.
Criptografando segredos, tomando conhaque fazendo arte de madrugada, durante o dia tirando fotos da minha rebeldia estampada na sua faixada.
Alisar a manhã, como ao lençol enrodilhado da noite é o primeiro princípio da arte da vida; o segundo é encontrar a melhor forma de colocar no rosto a ruga agradável de um sorriso.
Difícil encontrar disciplina de produção no processo criativo na arte propriamente dita, existe sim jornadas de montagens de terceiros ajudantes na montagem de uma ideia e instalação como também na produção do artesanato ou nas artes contemporâneas que se utilizam das plataformas das artes de ofício, marcenaria, tapeçaria, tecelagem, cerâmica, gravura, escultura, entre tantas outras criativamente diferenciadas das obras e objetos de produção.Sempre senti uma distância muito grande do artista entre as horas certas, os prazos determinados e o tempo do compromisso.Distância está tão grande que admito ser mais como uma abstração ilustrativa e/ou uma teorização meramente conceitual de ofício.A arte precisa da liberdade e o artista em sua maioria do caos mas não para ordenar o caos mas sim torna lo compreensível e visível a partir de uma nova linguagem e/ou de um novo ponto de vista.
Só através da arte podemos ver o mundos com outro olhar.E é nesse olhar que eu vejo um futuro de amor em harmonia.