Poema 18 anos
CONSELHOS PARA O NOIVO
Filho meu, ouve o ensino de teu pai...
—Provérbios 1:8
A festa de despedida de solteiro antes do casamento é uma tradição normalmente caracterizada por bebedeira
e farra. O motivo crucial da festa deriva da crença de que o noivo vai se casar em breve e deve ajustar-se a uma vida doméstica entediante.
Um dos meus sobrinhos casou-se recentemente. O padrinho planejou uma festa para ele, mas com uma boa novidade. Os convidados deveriam trazer alguns pensamentos para compartilhar, pois seriam úteis para ajudá-lo nesta nova fase de sua vida.
Quando cheguei ao café da manhã informal, encontrei um espírito alegre de camaradagem. Pais, tios, irmãos e amigos participavam de uma conversa animada. Os pais dos noivos foram chamados para compartilhar os seus conselhos sobre o que aprenderam em seus próprios casamentos cristãos. As recomendações que deram eram pessoais, práticas e bíblicas.
O livro de Provérbios reflete este tipo de conselho para enfrentar os desafios e as recompensas. “Filho meu, ouve o ensino de teu pai… porque [será] diadema de graça para a tua cabeça” (Provérbios 1:8-9).
Como Deus seria glorificado se mais casais iniciassem seus casamentos com atitude de respeito à sabedoria daqueles que percorreram o caminho antes deles. —HDF
É verdadeiramente sábio aquele que obtém
sabedoria a partir de experiências de outrem. Dennis Fisher
QUANDO A TERRA TREME
Na minha angústia, invoquei o Senhor […] —Salmo 18:6
Muitos dias depois de um terremoto devastador, um garoto foi visto se balançando no parque da escola. O diretor perguntou se ele estava bem, o menino balançou a cabeça afirmativamente e disse: “Estou me movendo como a terra, então se houver outro terremoto não vou senti-lo.” Ele queria se preparar para outro tremor de terra.
Às vezes, após um trauma, ficamos tensos pensando no que poderá acontecer depois. Se tivermos recebido um telefonema que trouxe más notícias, cada vez que o telefone tocar entraremos em pânico e ficaremos imaginando: E agora, o que aconteceu?
A “terra estava tremendo” para o salmista Davi depois que o rei Saul tentou matá-lo (1 Samuel 19:10). Ele fugiu e se escondeu, achou que a morte estava próxima e disse ao seu amigo Jônatas: “[…] apenas há um passo entre mim e a morte” (1 Samuel 20:3). Ele escreveu: “Laços de morte me cercaram, torrentes de impiedade me impuseram terror” (Salmo 18:4).
Davi clamou ao Senhor na sua angústia (Salmo 18:6) e descobriu que Ele era um estabilizador, alguém em quem ele podia confiar que estaria sempre ao seu lado. Ele declarou: “O Senhor é a minha rocha, a minha cidadela, o meu libertador; o meu Deus, o meu rochedo em que me refugio; […] o meu baluarte” (Salmo 18:2). O Senhor será isso para nós também quando a terra tremer sob os nossos pés. —AMC
Para sobreviver às tempestades da vida, ancore-se na Rocha Eterna. Anne Cetas
DETALHES, DETALHES
Em tudo, dai graças […] —1 Tessalonicenses 5:18
Detalhes fazem a diferença. Pergunte ao alemão que pretendia visitar a noiva no feriado de Natal, mas acabou indo para a cidade de Sidney, coberta de neve, em Montana, nos EUA, ao invés da ensolarada Sydney, na Austrália.
As preposições em nossa língua parecem um detalhe insignificante, mas podem fazer uma grande diferença. As palavras “em” e “por” são um exemplo disso.
O apóstolo Paulo escreveu: “Em tudo, dai graças” (1 Tessalonicenses 5:18). Isso não significa que devemos ser gratos por tudo. Não precisamos ser gratos pelos (por+os) erros que alguém comete, mas podemos ser agradecidos em todas as circunstâncias, pois o Senhor pode usar as dificuldades resultantes para o bem.
A carta de Filemom ilustra esta ideia, quando Paulo estava preso com Onésimo, um escravo fugitivo. Ele certamente não precisava agradecer por sua situação difícil. Ainda assim, a sua carta estava cheia de gratidão, pois ele sabia que Deus estava usando essa situação para o bem. Onésimo se tornara algo mais, além de escravo agora ele era um amado irmão no Senhor (v.16).
Saber que Deus pode usar tudo para o bem é razão mais do que suficiente para darmos graças em tudo. Agradecer em situações difíceis é um pequeno detalhe que faz uma grande diferença. —JAL
Deus não prometeu livrar-nos das tempestades da vida, mas Ele nos ajudará a enfrentá-las. Julie Ackerman Link
18/08/2019
Lindo tempo te espera para viver!
"Em que idade você mora?"
Na idade da luz!
Onde o sorriso se confunde com a flora
e a felicidade muito me seduz.
Buscamos idades para nos situar,
Encontramos criaturas para nos aturar
Buscamos anseios e vidas
Encontramos o quadrado de todas as lidas.
Vida boa é vida vivida
Não se importa o chão ou cidade escolhida
Em todas o pão é igual.
Resgate caro
Você era . . . resgatado. . . com o precioso sangue de Cristo. - 1 Pedro 1: 18-19
Toda a América esperou ansiosamente. Muitos de nós oramos. O F-16 do capitão Scott O'Grady havia sido abatido enquanto sobrevoava a Sérvia. Ele foi morto ou capturado? Ele ficou gravemente ferido? As horas passavam. Cinco dias se passaram. No sexto dia, outro piloto pegou uma mensagem fraca do rádio de O'Grady. Ele estava vivo, conseguindo se esconder de algum modo dos soldados hostis.
Imediatamente todos os recursos necessários para uma operação de resgate ousada foram acionados. O'Grady foi levado à segurança por um helicóptero - e os EUA se regozijaram. A revista Newsweek informou que as armas e máquinas usadas para o resgate daquele piloto foram avaliadas em US $ 6 bilhões.
Não podemos estimar o valor de uma alma humana - porque nunca poderíamos calcular o preço que Deus pagou para nos resgatar. Na graça, motivado por Seu amor, Ele enviou Seu Filho para se tornar nosso Salvador. Jesus Cristo morreu na cruz e derramou Seu precioso sangue para nos resgatar do reino das trevas (1Pe 1: 18-19). Se todas as estrelas de todas as galáxias fossem transformadas em platina, essa quantia incalculável não poderia começar a comprar nossa salvação!
Vamos, portanto, dar nossas vidas em plena rendição e obediência àquele que deu tudo de si por nós.
Jesus me procurou quando um estranho,
vagando do rebanho de Deus;
Ele para me resgatar do perigo
Interposta Seu precioso sangue. —Robinson
Jesus deu tudo de mim por mim - como posso dar menos a ele? Vernon Grounds
Amor em ação
Não amemos em palavra ou em língua, mas em ação e em verdade. - 1 João 3:18
Um jovem enviou uma carta de amor para sua namorada. Dizia: “Querido, eu subia a montanha mais alta, navegava pelo oceano mais largo, cruzava o deserto mais quente só para te ver. PS - Eu estarei no sábado à noite se não chover.
Nós rimos de sua inconstância, mas nos sentimos mal pela garota que, como todos nós, anseia por amor em ação, não por promessas vazias.
João disse que Jesus Cristo nos mostrou o que é amor verdadeiro quando “entregou a vida por nós”. Mas João continuou: “também devemos dar a vida pelos irmãos” (1 João 3:16).
A palavra grega usada para o amor em 1 João 3:16 é ágape. Esse tipo de amor é caracterizado pelo sacrifício. É um amor baseado na vontade, não nas emoções. Não é um sentimento sujeito aos caprichos de nossa conveniência. É uma decisão amar outra apesar do custo.
Deitar nossas vidas pelos outros geralmente não significa morrer. Muitas vezes custa pouco mais do que parar o que estamos fazendo e entrar no mundo de necessidade de alguém. Certa vez, senti a inspiração do Espírito Santo para parar de esfregar o chão da minha cozinha para visitar um vizinho. Mais tarde, ela aceitou a Cristo, em parte devido à amizade que estabelecemos durante a visita.
Não perca pequenas oportunidades de amar esperando por grandes. Com amor ágape, até pequenos atos de amor são grandes.
COLOCANDO EM PRÁTICA
O que Tiago 1:27 nos instrui a fazer?
De acordo com Tiago 2: 14-18, como devemos dar
evidência de nossa fé em Cristo?
O amor de fato é amor!
Joanie Yoder
Ajudando Deus
Há algo muito difícil para o Senhor? - Gênesis 18:14
As pessoas sempre tiveram a tendência de querer “ajudar” Deus quando Ele parece lento para cumprir Suas promessas.
O Senhor havia prometido a Abraão que seus descendentes seriam tão incontáveis quanto as estrelas e que um herdeiro viria de seu próprio corpo envelhecido (Gênesis 15: 1-5). Abraão acreditou no Senhor, mas Sara ficou sem paciência. Ela convenceu Abraão a gerar filhos por meio de sua serva Agar. Ismael nasceu, mas ele não era o filho da promessa (17: 18-21). Quatorze anos depois, quando Abraão e Sara estavam muito velhos, Deus fez o impossível - Sara concebeu e nasceu o filho da promessa, Isaac.
Uma mulher piedosa compartilhou esta história: “Certa vez, durante a ausência do meu marido, surgiu uma crise. Eu precisava agir rapidamente, mas eu estava totalmente impotente. Finalmente eu orei: 'Senhor, isso é impossível para mim. Você terá que assumir completamente. Eu não posso nem mesmo ajudar você! '”Ela testificou que Deus realizou o impossível quando admitiu sua impotência.
Quando dependemos de nós mesmos, as pessoas vêem o que podemos fazer e nosso testemunho é: “Não fiz bem!” Quando dependemos de Deus, as pessoas vêem o que Ele pode fazer e nosso testemunho é: “Deus não fez bem? ! ”Que testemunho você terá hoje?
Quando as dores nos assaltarem ou os terrores se aproximarem,
Seu amor não nos desapontará, Ele guiará com os Seus olhos;
E quando estamos desmaiando e prontos para falhar,
Ele dará o que está faltando e nos fará prevalecer. —Anon.
Enfrentar uma impossibilidade nos dá a oportunidade de confiar em Deus. Joanie Yoder
Experimente o meu tigre
Para nós que estamos sendo salvos, é o poder de Deus. - 1 Coríntios 1:18
Há um conto chinês sobre um jovem que capturou um filhote de tigre, trouxe-o para casa e o levantou em uma gaiola. Quando estava completamente crescido, o homem adorava se gabar de quão feroz e poderoso era. "Esse tigre não é mais selvagem", zombou seus amigos. “Ele é tão manso quanto um velho gato doméstico.” Isso continuou até que um velho sábio os ouviu e disse: “Só existe uma maneira de saber se esse tigre é feroz ou não. Abra a gaiola! O jovem sorriu, colocou a mão no trinco e desafiou seus amigos: - Quer experimentar meu tigre?
Muitas pessoas vêem o evangelho de Jesus Cristo como uma fantasia mansa e impotente. No entanto, em 1 Coríntios 1:18, o apóstolo Paulo o chamou de “o poder de Deus”. Ele usou a palavra grega dunamis, que é a raiz da nossa palavra dinamite. Paulo disse que para um incrédulo o evangelho é tolice, mas qualquer um que esteja disposto a acreditar experimentará a “dinamite” de Deus. A força de um tigre, é claro, é destrutiva e pode trazer a morte, mas o poder do evangelho sempre leva à vida e à liberdade. Destrói a culpa e quebra o estrangulamento de hábitos pecaminosos.
Se tivermos experimentado esse poder, vamos desafiar os outros a “experimentar nosso tigre”.
Agite-me agora, desejo conhecê-lo,
conheça a plenitude do seu poder;
Ajude-me, Senhor, a ceder completamente
Dia a dia e hora a hora. —Hallan
Para experimentar o poder de Deus, devemos primeiro admitir que somos fracos. Joanie Yoder
Paradoxo
Todo aquele que se exalta será humilhado, e quem se humilha será exaltado. - Lucas 18:14
Lucas 18 contém um paradoxo surpreendente. O homem que admitiu estar errado foi declarado certo, enquanto aquele que alegou estar certo foi condenado como errado (vv.9-14).
Jesus contou essa parábola do coletor de impostos e do fariseu para ensinar o verdadeiro caminho da salvação àqueles “que confiavam em si mesmos que eram justos e desprezavam os outros” (v.9). Ele queria que eles vissem que eles tinham uma falsa justiça como o fariseu, que agradecia a Deus por não ser “como os outros homens” (v.11).
O que eles precisavam era da atitude do cobrador de impostos, que se via como pecador. Ele percebeu que tinha que confiar somente na misericórdia e graça de Deus. Jesus disse a respeito dele: "Este homem desceu justificado a sua casa, e não a outro" (v.14).
Talvez você nunca tenha considerado esse aparente paradoxo - como você, como pecador, pode ser justificado pela fé. Se você ainda está tentando se salvar, você está condenado. Mas assim que você admitir que está irremediavelmente perdido e depositar sua confiança em Cristo, Deus irá perdoá-lo e declará-lo justo (Romanos 10:13). É somente pela fé que qualquer um pode ser justificado aos olhos de Deus (Romanos 3:28; Efésios 2: 8-10).
Pense na parábola que Jesus contou. Você é como o fariseu ou o cobrador de impostos?
Assim como eu sou, sem um pedido
Mas que o Teu sangue foi derramado por mim,
E que Tu me ofereces, venha a Ti,
ó Cordeiro de Deus, eu venho! Eu vim! - Elliott
Somos salvos pela misericórdia de Deus, não pelo nosso mérito. Richard DeHaan
A vida está definindo o momento
Todo aquele que é da verdade ouve a minha voz. - João 18:37
Vários estudantes de direito da Universidade Duke estavam sentados em torno de uma mesa discutindo ética com o juiz federal William Hoeveler. De acordo com um artigo do US News & World Report, o juiz alertou: “Garanto que em algum momento você será solicitado a fazer algo desonesto. Seu futuro está naquele momento. Mesmo se você tem filhos e uma grande hipoteca, há apenas uma resposta: 'Não!' ”
Todos enfrentaremos momentos semelhantes de definição de vida durante o curso de nossas vidas. Nenhuma decisão jamais será mais importante do que a forma como respondemos às reivindicações daquele que disse a um juiz: “Por essa causa vim ao mundo, para dar testemunho da verdade. Todo aquele que é da verdade ouve a minha voz ”(João 18:37). Essa pessoa era Jesus Cristo.
Jesus era sincero em palavras e ações, mas mais do que isso, ele era a única expressão de Deus da verdade (João 14: 6). Somente Ele pode expor as mentiras sutis de nossos corações e criar dentro de nós um desejo de ser fiel a nós mesmos, aos outros e a Deus. Mais cedo ou mais tarde, todos nós devemos decidir se nos comprometemos com Aquele que é a verdade - Jesus Cristo.
Reconheceremos a verdade de que infringimos a lei de Deus e aceitaremos pela fé a oferta de salvação de Jesus? Esse é o momento decisivo da vida.
Sim, Jesus é a verdade, o caminho,
que leva você ao descanso;
Acredite Nele sem demora
E você é totalmente abençoado. - Stockton
Seu destino eterno está na sua resposta à verdade. Dennis J. DeHaan
Mais boas notícias
Como o barro está na mão do oleiro, assim estás na minha mão. - Jeremias 18: 6
Quando me tornei cristão, achei que meu zelo duraria a vida inteira. Mas, alguns anos depois, como missionária, esposa e mãe, tornara-me uma pessoa estressada, ressentida e duvidosa. Tendo recebido as boas novas de Cristo pelos pecadores perdidos em minha conversão, senti vergonha de desejar mais boas novas.
Então eu li Jeremias 18, e o Senhor me mostrou que Ele ainda tem boas novas para os pecadores salvos como eu. Nossas vidas bagunçadas, como barro estragado, podem ser remodeladas se colocadas humildemente na mão do Potter.
Anos depois, eu estava participando de uma conferência para obreiros cristãos, onde o professor da Bíblia Alan Redpath estava falando. Suas palavras me lembraram desse novo começo. “Eu não posso provar isso por um versículo em particular”, disse ele, “mas eu tenho uma convicção apoiada por toda a Bíblia de que a grande misericórdia de Deus para com os perdidos é superada apenas por Sua misericórdia para com os salvos”. anos da misericórdia de Deus atrás de mim, meu espírito deu testemunho alegre dessa verdade. Eu percebi que a misericórdia de Deus é para os cristãos também!
Traga a Deus seus fracassos e receba Seu perdão agora tão livremente quanto quando você acreditou. Seu grande Potter ainda te ama e deseja refazê-lo.
Quando respondemos em fé salvadora
E ao Senhor nos submetemos,
Colocamos nossas vidas em Suas mãos
Para moldar como Ele achar adequado. —Sesper
O trabalho de Deus em nós não termina quando recebemos Cristo - apenas começou. Joanie Yoder
Quem é como ele?
Quem é Deus como você perdoando a iniqüidade? - Miquéias 7:18
Eu conheço uma jovem que se recusa a acreditar que ela pode ser perdoada de seus pecados porque, como ela diz, "Deus não gostaria de alguém como eu". Ela reconhece a mancha de sua conduta imoral, mas ela não percebe o maravilha da graça de Deus!
Na verdade, ninguém pode compreender plenamente a graça de Deus, mas, como o profeta Miquéias, podemos maravilhar-nos e regozijar-nos. Embora ele contasse com tristeza os pecados do seu povo, Miquéias passou a reconhecer a bondade do Senhor (7: 1-20). E ele expressou confiança na promessa de Deus de perdoar e abençoar Seu povo (vv.18-20).
O povo de Deus hoje tem ainda mais motivos para louvá-lo. Micah não percebeu que o Filho de Deus um dia se tornaria um ser humano, viveria uma vida sem pecado e pagaria o preço pelos nossos pecados na cruz. Ele não sabia que Jesus quebraria o poder da morte e viveria no céu como nosso Advogado até nos unirmos a Ele ali. E Micah não pôde ler a exclamação ainda não escrita de Paulo: “Se Deus é por nós, quem pode ser contra nós? Aquele que não poupou o seu próprio Filho, mas o entregou por todos nós, como não nos dará também com ele todas as coisas? ”(Rom. 8: 31-32).
Nas palavras de Miquéias, podemos dizer com confiança e adoração: "Quem é um Deus como você?"
Ele deixou o trono de Seu Pai acima,
Tão livre, tão infinita Sua graça!
Esvaziou-se de tudo menos amor
E sangrava pela corrida impotente de Adão. - Wesley
O Deus de toda graça torna os santos do pior dos pecadores. Herbert Vander Lugt
Oração Confiante
[Ore] sempre com toda oração e súplica no Espírito. - Efésios 6:18
Como um dos primeiros exploradores da África, David Livingstone amava seu povo e ansiava por vê-lo evangelizado. Seus diários revelam sua preocupação espiritual e profunda fé.
No final de março de 1872, ele escreveu: “Ele manterá Sua palavra - o gracioso, cheio de graça e verdade -, sem dúvida. Ele disse: "Aquele que vem a mim, de modo algum o lançarei fora" e "tudo quanto pedirdes em meu nome eu o darei". Ele manterá Sua palavra; então eu posso vir e humildemente apresentar minha petição, e tudo ficará bem. A dúvida é aqui inadmissível, com certeza.
Livingstone tinha uma confiança rock nas promessas do pai. Em nossa oração também podemos exercer a confiança de que Deus não negará nossos pedidos quando estiverem de acordo com Sua vontade. (A propósito, estamos lendo a Sua Palavra para que saibamos a Sua vontade?)
Podemos derrotar a dúvida quando nos lembramos de que, não importa o que aconteça na vida, Ele se importa profundamente conosco e anseia por nos dar a sabedoria para lidar com o que vem em nosso caminho (1Pe 5: 7; Tg 1: 5). Nossa fé se tornará mais forte quando percebermos que nosso Pai celestial é gracioso, se deleitando em dar boas dádivas a Seus filhos (Mt 7:11). Humildes mas confiantes, podemos chegar a Ele com nossos pedidos.
Tu estás vindo a um rei,
Grandes petições contigo trazem,
Pois Sua graça e poder são tais,
Ninguém pode pedir muito. —Newton
Quando amamos a Deus como nosso Pai, não o tratamos como nosso servo. Vernon Grounds
Como eu te amo?
Eu te amarei, ó Senhor, minha força. - Salmo 18: 1
Quando alguém ama o outro, existe um desejo irresistível de expressá-lo. Daí essas palavras atemporais: “Como eu te amo? Deixe-me contar os caminhos!"
Eu me pergunto, quando nos sentimos compelidos a expressar amor sincero e transbordante ao nosso Senhor? É preciso coisas diferentes para pessoas diferentes, mas as relações pessoais de Deus em nossas vidas são projetadas para gerar um amor renovado por ele.
Um exemplo da obra de Deus em minha vida se destaca em minha memória. Devido a pressões crescentes em minha vida, minhas energias foram lentamente diminuindo e o amor por Deus estava longe da minha mente. Embora eu não estivesse pensando no Salmo 18 na época, fiz o que Davi fez no versículo 6: “Eu invoquei o Senhor e clamei ao meu Deus”. Aplicado à minha situação tempestuosa, o versículo 16 poderia ser redigido assim: : “O Senhor enviou-me força do alto e impediu-me de afundar sob as ondas da fraqueza humana.” Oh, como eu o amava então, não apenas porque Ele me dera força, mas porque Deus era a minha força.
Pense no trabalho especial do Senhor em sua vida. Ou ligue para ele para as necessidades de hoje. Em seguida, componha seu próprio salmo de amor: “Eu te amarei, ó Senhor, meu. . .
Oh, ajude-me, Senhor, a tomar pela graça divina
Ainda mais e mais daquele grande amor Tua;
Que dia a dia meu coração pode dar a Ti
um amor mais profundo, e crescer mais constantemente. -Montanha
Para renovar seu amor por Cristo, revise o amor de Cristo por você. Joanie Yoder
Humildade infantil
Quem se humilha como esta criança é o maior no reino dos céus. - Mateus 18: 4
Em meados dos anos 70, meu marido Bill e eu fizemos amizade com um viciado em drogas chamado Derek no metrô de Londres. Dias depois, o convidamos para morar com nossa família. Ele logo recebeu Cristo e Seu perdão.
Até então, o mundo gritava a Derek: "Por que você não cresce?" Naquele dia Jesus disse ternamente a ele: "A menos que você se converta e se torne criança, você nunca entrará no reino dos céus. ”(Mt. 18: 3). Derek se tornou um filho de Deus! Esperávamos que esse jovem aprendesse muito através de nós sobre Deus, mas pouco esperávamos aprender sobre Deus através dele.
Por exemplo, uma tarde discutimos a possibilidade de um dia abrir um centro de reabilitação cristão para viciados. Nenhum de nós sabia quando, onde, como ou se isso aconteceria. Eu disse: “Bem, sabemos que Deus não nos decepcionará.” Derek, no entanto, acrescentou: “Deus não se decepcionará.” Suas palavras ecoaram o Salmo 23: 3: “Ele me guia pelos caminhos da justiça. por causa do nome dele.
Vinte anos movimentados atrás, ele criou esse centro de reabilitação “pelo amor de Seu nome”, e desde então eu venho aprendendo e reaprendendo a humildade infantil. E quanto a você?
Há tanta sabedoria a ser aprendida,
Muitas maneiras de eu crescer,
Senhor, eu ouvia como uma criança
E aprendia o que Você gostaria que eu soubesse. - k. De Haan
Se você estiver cheio de orgulho, não terá espaço para sabedoria. Joanie Yoder
Tome cuidado com o que você diz
Alguém fala como os piercings de uma espada. - Provérbios 12:18
Você provavelmente já ouviu a provocação infantil: "Paus e pedras podem quebrar meus ossos, mas as palavras nunca podem me machucar". Esse pedaço de sabedoria popular é, na melhor das hipóteses, uma meia-verdade, com a segunda metade sendo totalmente falsa. Enquanto paus e pedras podem causar ferimentos e dores instantâneos, as palavras podem produzir ferimentos ainda piores e duradouros.
Segundo uma reportagem, um menino de 8 anos foi preso por agredir um companheiro de brincadeira com um graveto. Mas o dano piorou quando os pais travaram uma guerra de palavras que levou a humilhação e o constrangimento das crianças para a imprensa nacional.
Paus e pedras causam feridas que geralmente curam com o tempo. Mas as palavras podem ir muito mais fundo e causar dor que dura a vida inteira. Palavras como "eu não te amo", "você é um fracasso" e "você não é bom" podem causar danos permanentes. Algumas pessoas ficaram tão profundamente feridas que são incapazes de aceitar palavras como "eu te amo", "você é especial" e "eu aprecio você".
O livro de Provérbios nos exorta a observar nossas palavras (12: 17-22; 15: 4; 26: 2). Devemos orar com o salmista: "Seja aceitável as palavras da minha boca e a meditação do meu coração aos seus olhos, ó Senhor, minha força e meu Redentor" (Sl 19:14).
Embora paus e pedras causem grande dor,
a dor desaparecerá;
Mas apenas uma palavra afiada e cortante
Traz o mal que vem para ficar. JDB
Palavras não podem quebrar ossos, mas podem partir corações. Mart DeHaan
Serviço secreto?
Obadias temia muito ao Senhor. -
1 Reis 18: 3
Escritura de hoje : 1 Reis 18: 1-20
Nosso serviço ao Senhor deve estar sempre aberto para todos verem? Ou, às vezes, deve ser mantido em segredo para garantir seu sucesso? Isso pode parecer uma pergunta irrelevante para os crentes que desfrutam de liberdade religiosa. Mas é o tipo de dilema que mais e mais pessoas enfrentam à medida que cresce a oposição ao cristianismo.
Em 1 Reis 18, lemos que Obadias enfrentou essa mesma pergunta. Como um homem piedoso servindo no palácio do rei Acabe, odiava o que Jezabel a esposa de Acabe havia feito. Enquanto ela estava matando muitos dos profetas do Senhor, Obadias escondeu 100 deles em cavernas e os alimentou secretamente.
Durante esse período, Obadias teve uma reunião inesperada com Elias, que pediu que ele informasse Acabe que ele havia chegado. Acabe viu Elias como um "perturbador de Israel" (v.17) e estava caçando-o. Então, para Obadias dizer a Acabe que ele havia conversado com Elias, o identificaria com o profeta de Deus e colocaria em risco sua própria vida. Mas ele obedeceu a Elias e agiu abertamente. Ele não foi morto, e Deus abençoou tanto o serviço aberto quanto o secreto. Como resultado, muitos dos profetas de Deus foram salvos.
Ó Deus, dê-nos sabedoria para saber qual a melhor maneira de servi-lo - seja abertamente ou em segredo. Que nosso serviço seja sempre motivado por nosso grande amor e respeito por você. —JDB
Refletir e orar
Às vezes, enfrentamos uma escolha crucial:
manter a paz ou tomar uma posição;
De qualquer forma, precisamos da ajuda de Deus -
Sua sabedoria e Sua mão guia. -D. De Haan
Deus está mais interessado em nossos motivos do que em nossos métodos. Dave Branon
Vendo Deus
Quem me vê, vê o pai. - João 14: 9
Escritura de hoje : Êxodo 24: 1-8
Jesus disse: “Bem-aventurados os limpos de coração, porque verão a Deus” (Mateus 5: 8). No entanto, o apóstolo Paulo falou de Deus como Aquele "a quem ninguém viu ou pode ver" (1 Timóteo 6: 15-16). Eu sempre pensei sobre essa aparente contradição. Como podemos reconciliar a declaração de nosso Senhor com as palavras de Paulo?
Creio que devemos primeiro reconhecer que Deus em Seu ser essencial é puro Espírito (João 4:24) e, portanto, está invisivelmente presente em toda parte em Sua vasta criação (Salmo 139: 7-12). Mas lemos na Bíblia que, em várias ocasiões, Deus apareceu às pessoas de maneira visível (Gênesis 18: 1-3). Ele criou uma sarça ardente a partir da qual desafiar Moisés (Êxodo 3: 2). E na leitura das Escrituras de hoje, a glória de Sua presença foi revelada, e “havia debaixo de seus pés uma obra pavimentada de pedra de safira” (Êxodo 24: 9-10). Deus pode aparecer de qualquer forma que Ele desejar, mesmo enquanto Ele permanece invisivelmente presente em todo o universo.
Um dia no céu, Deus invisível e infinito graciosamente se fará visível para nós. Mas, mesmo assim, seremos incapazes de olhar para Sua glória completa. Em vez disso, veremos Jesus e viveremos à Sua luz (Apocalipse 21:23). Mas vê-Lo estará vendo Deus, pois Ele é Deus. Que perspectiva abençoada! —HVL
Refletir e orar
Nenhum mortal pode ver Deus e viver;
Seu brilho destruiria toda a vista;
mas a glória de Jesus veremos,
pois Ele como Deus é verdade e luz. -D. De Haan
Para ver Deus, olhe para Jesus. Herbert Vander Lugt
Como você está?
As coisas que saem da boca vêm do coração. -
Mateus 15:18
Escritura de hoje : Mateus 15: 10-20
Quando as pessoas se cumprimentam, costumam dizer: "Como você está?" Em uma época na China, a saudação típica era: "Você já comeu?" Nos dias de pobreza, perguntar a nossos amigos se eles haviam comido era para expressar nossa opinião. preocupação com o seu bem-estar.
Hoje, quando os amigos me cumprimentam, costumam dizer: "Você engordou?" Quer estejam genuinamente preocupados com minha saúde ou apenas pensem que devo perder alguns quilos, eles se importam comigo.
Tudo o que dizemos, não apenas nossos cumprimentos, reflete as preocupações de nosso coração. Jesus disse: “As coisas que saem da boca vêm do coração” (Mateus 15:18). Ele estava explicando a Seus discípulos que as pessoas não podiam ser moralmente contaminadas pela comida que comiam, mas por palavras ditas com corações impuros.
Não era estranho que as ousadas declarações de Jesus ofendessem os fariseus (v.12). Eles eram ótimos em parecer justos do lado de fora, mas não tinham preocupação com a hipocrisia em seus corações. Como discípulos de Cristo, no entanto, nosso foco deve estar em manter nosso coração limpo, para que nossas palavras reflitam a verdadeira justiça.
É aconselhável pensar nas palavras que você usa ao longo do dia, onde quer que vá. O que eles dizem sobre a condição do seu coração? —AL
Refletir e orar
Os outros sabem pelas palavras que você fala
Em casa, no trabalho, na brincadeira,
que Jesus vive dentro do seu coração
E governa o que você diz? -D. De Haan
Para governar sua língua, deixe Cristo reinar em seu coração. Albert Lee
VIAJAR NO TEMPO
Márcio Souza 686 7.8.18
Oh Vida!...deixa-me viajar no tempo,
Livre como uma águia ou falcão,
Sentir a suave brisa do suave vento,
Como o suave ritmo de uma canção.
Deixa-me sentir a beleza do infinito,
No silêncio da imensa vastidão,
Abafar meus medos e os gritos,
E amenizar das dores do coração.
Deslizar como as asas de um pássaro,
Como um bailar de uma valsa dolente,
Sonhar como se estivesse nos braços,
Para saciar a saudade de amor carente.
Mesmo que o tempo passe, eu disfarce,
Oh vida! Deixa-me voar ao horizonte,
Para encontrar alguém que me abrace,
Num lugar tranquilo e bem distante.
Voar nessa viagem de meus sonhos,
Encontrar, talvez, um bem querer,
Que de braços abertos e risonhos,
Possa abrigar o meu sofrer.
É um viajar de amor e de paixão,
Entre caminhos de tristeza e dor,
Mas levarei eternamente no coração,
Sempre a saudade de um grande amor.
Mas a vida é mesmo assim,
Um sorrir, amar, sofrer, chorar,
Vou viajar no meu voo sem fim,
Até o fim e o meu tempo passar.